05/11/2012

Uma nova editora de BD


NetCom2 Editorial









A NetCom2 Editorial nasceu em Espanha, há 4 anos, onde é hoje a segunda maior editora de BD franco-belga.
Neste momento a NetCom2 Editorial tem um catálogo de mais de 120 álbuns, distribuídos por 15 séries, desde Vasco a Alix passando por Vinci ou Yoko Tsuno, editando obras de nomes como Jacques Martin, Gilles Chaillet, Jean Pleyers, Marc Jailloux, Roger Leloup, André Taymans ou Christophe Simon. 

Em Espanha sabe-se que, devido à qualidade e ao sucesso do projecto, o mesmo está para durar, para grande satisfação dos fãs espanhóis de BD franco-belga.
Quanto a Portugal, e tendo consciência da dimensão do mercado português de BD, mas tendo também confiança nesse mesmo mercado, a NetCom2 Portugal propõe-se editar mais BD, desta feita em português. A boa BD não se esgota, nem de perto nem de longe, com as séries editadas até agora em Portugal.
As pessoas que estão à frente da editora são, antes de mais, fãs de BD franco-belga, e têm plena consciência do que os fãs gostam, garantem que o projecto será sempre feito com empenho, dedicação e qualidade.
Este projecto terá início em Portugal com a edição das séries:
     - Keos, da autoria de Jacques Martin e Jean Pleyers;
     - As investigações de Margot, da autoria de Olivier Marin e Emilio Van der Zuiden;
     - A última profecia, da autoria de Gilles Chaillet.

O primeiro volume da BD Allan Mac Bride, da autoria de Patrick Dumas e Jean-Yves Brouard, será publicado em várias tranches na BDNet, a revista bimensal gratuita da editora.

Esperamos que disfrutem destas colecções, da mesma forma como a NetCom2 Editorial disfruta em publicá-las.

A última palavra é vossa!!
Jorge Fernandes (Manager Portugal)

(Texto oficial de apresentação da NetCom2 Editorial)

Site da NetCom2 Editorial
BDNet #1  (pdf)


12 comentários:

  1. Já sabia desta iniciativa à algum tempo e penso que teremos mais um motivo para nos viciarmos em mais e mais BD.
    Resta saber onde podemos adquirir a revista bimensal.

    Boa sorte para a editora.

    NM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno,
      A revista estará disponível a partir do início de Dezembro, gratuitamente, em livrarias e outros locais a indicar (e que serão divulgados aqui no blog logo que essa informação esteja disponível).
      Como alternativa, será enviada pelo correio mediante o pagamento dos portes.
      Boas leituras... novas!

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Será mais uma que vai aparecer e desaparecer sem se ver,ou será que vai durar??
    O catalogo parece ser muito classico para o meu gosto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Optimus,
      Isso só o tempo o dirá.
      Para a BD em Portugal e para os portugueses que gostam de a ler, seria bom que este projecto fosse bem sucedido e durasse muito tempo. Eram propostas diferentes e mais banda desenhada no mercado, o que aumentaria a visibilidade de todas as edições.
      Concordo que o catálogo deve ser muito clássico para o teu gosto, mas eu pessoalmente tenho bastante curiosidade acerca de A Última Profecia. para além disso, a opção pela linha clara será com certeza mais um motivo para me perder...
      Boas leituras... novas!

      Eliminar
  4. Pois a mim o catálogo parece-me muito clássico e como tal bem a meu gosto. Eu continuo a dizer que há um certo tipo de Bd Europeia que foi desaparecendo com os anos. Esta editora parece ter vários titulos do género a que me refiro. É sem sombra de duvida uma óptima noticia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Luís,
      A mim agrada-me mais pela linha clara do que pelo clássico... Esperemos que de uma forma ou de outra encontre o seu público para que a oferta seja diversificada!
      Boas leituras!

      Eliminar
  5. E originais portugueses, contam publicar?

    ResponderEliminar
  6. Caro anónimo,
    Sem me substituir aos responsáveis da NetCom 2, numa primeira fase suponho que a base será o catálogo já existente em espanhol.
    Mas, como no país vizinho já foram publicados alguns autores locais, isso possivelmente não estará de todo fora de hipótese, desde que as propostas se enquadrem na linha editorial definida...
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  7. Jorge Fernandes9/11/12 19:49

    Boa tarde,
    As revistas são gratuitas; no pior dos casos, para o leitor, este terá apenas de suportar os portes de correio da revista, de Espanha até sua casa.
    Relativamente ao catálogo, não se prevê, de uma maneira geral, a edição de séries já publicadas em Espanha. Quanto a edições de autores portugueses, a porta nunca estará fechada, mas nesta altura é muito prematuro falar disso.
    Acrescento apenas que há muitas séries que nunca foram editadas em Portugal, e que têm grande qualidade.
    Fico ao dispor para o que quiserem perguntar.

    Jorge Fernandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jorge Fernandes,
      Obrigado pelo esclarecimento!
      Fica desde já aberto o espaço, assim que houver mais novidades da NetCom2, nomeadamente a listagem dos locais onde a revista vai ser distribuída...
      Boas leituras... em português!

      Eliminar
  8. Boa tarde, estou a precisar de alguns concelhos para avançar com uma banda desenhada que comecei a algumas semanas. Depois da terceira pagina terminada comecei a criar duvidas e a descobrir o quanto é dificil para uma pessoa que e pobre e tem talento mostrar ao mundo a força da sua imaginação. Por favor alguem entendido neste mundo me ajude, porque já estou a pensar desistir de terminar o capitulo do meu primeiro livro.
    se ouver alguem interessado contacte-me pelo e-mail:
    free_lancer_dc@hotmail.com, agradeço a atenção, comprimentos

    ResponderEliminar