12/09/2014

Tex Gigante #28 – Os Pioneiros









Se Tex raramente consegue surpreender (no sentido de fuga ao seu estereótipo), também raras vezes desilude aqueles que procuram um western consistente e tradicional (no bom sentido).
Os Pioneiros, confirma – pela positiva – o que atrás está escrito.
A minha leitura de uma edição já à venda em Portugal – apesar de não ter sido anunciada… - está à distância de um clique.


Evocando saudável e competentemente os grandes westerns cinematográficos, em termos de ‘interpretação’, história e, principalmente, grandiosidade de cenários e cenas, Os Pioneiros combina uma história de tráfico de armas com a dura marcha de uma caravana com colonos que seguem para o Oeste em busca de todos os sonhos, levando no seu seio (sem saber) os assaltantes de um banco e o respectivo saque.
Com um prólogo muito bem conseguido em termos de ambiente e de surpresa, a narrativa vai-se desenrolando sempre a bom ritmo, com um bom equilíbrio entre as cenas de acção e outras mais calmas que fazem avançar a trama. Tudo bem condimentado com a necessidade de descobrir um dos traidores que integra a caravana, enigma cuja resolução trará mais (de) um elemento de perturbação.
Bem equilibrada também em termos de distribuição pelas páginas da edição, sem o final abrupto tantas vezes presente em Tex, a história – apesar dos inevitáveis actos de heroísmo (e de invencibilidade?) dos protagonistas – empolga o leitor, o que contribui para lhe conferir um elevado ritmo de leitura.
O desenho de Venturi, realista, detalhado, à vontade no tratamento da figura humana e dos grandes espaços, brilha na composição das cenas, com sucessivas mudanças de ponto de vista – o que ajuda ao ‘tom’ cinematográfico que emana do livro – e complementa bem o argumento de Bosellli. Apenas se lamenta que não tenha tido mais fugas à planificação tradicional, pois mais páginas como as duas primeiras que ilustram este texto seriam uma mais-valia para elevar – mais – a qualidade de Os Pioneiros.

Tex Gigante #28 – Os Pioneiros

Mauro Boselli (argumento)
Andrea Venturi (desenho)
Mythos Editora (Brasil, Novembro de 2013)
185 x 275 mm, 242 p., pb, brochado
R$ 19,00 / 10,00 €

Sem comentários:

Enviar um comentário