13/05/2015

Panini Reinicia Revistas da Turma da Mônica







Neste mês de Maio, nove das revistas da Turma da Mônica, editadas no Brasil pela Panini, vão voltar ao número #1.
A medida, explicada pela editora no comunicado reproduzido abaixo, só se fará sentir em Portugal dentro de aproximadamente seis meses.

Em Maio, a PANINI traz uma novidade para os fãs dos personagens de Maurício de Sousa: depois de atingirem a marca de cem edições, as revistas em quadrinhos Turma da Mônica, Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e Chico Bento terão sua numeração reiniciada.

  

Após mais de oito anos da vitoriosa parceria entre Panini e Maurício de Sousa Produções – cujos produtos representam cerca de 75% do mercado brasileiro de quadrinhos infantis –, este mês chega às bancas  uma  nova  edição número 1 de cada uma destas publicações.
A ideia é prestigiar toda uma nova geração de leitores, proporcionando a oportunidade de começarem sua colecção a partir da tão estimada primeira edição. Também fazem parte desta iniciativa as revistas Neymar JR, Monica and friends e Mónica y sus amigos – versões da revista Turma da Mônica com as mesmas histórias apresentadas em inglês e espanhol.

Para marcar a mudança, as capas terão um novo design, com os logos das revistas redimensionados, o que os torna mais expressivos e, a partir de agora, a assinatura do Maurício sempre estará no alto, à direita, reforçando o posicionamento de marca e chancela de qualidade da produção dos estúdios MSP. Os ícones passam a ser figuras em acção, mais dinâmicos e eventualmente com caracterizações temáticas.
Na base, um barrado serve de suporte para selos comemorativos e concentra as informações obrigatórias, o que torna o espaço da ilustração livre de interferências, valorizando a cena e a dinâmica das sempre muito criativas composições de capa, que remetem à principal história de cada edição. E, para abrir o ano em que serão celebrados os 80 anos do Maurício, as edições trazem pela primeira vez o selo oficial comemorativo.
A tradicional seção de correspondência passa a ter mais mensagens por edição, com layout actualizado e moderno, redesenhado para incluir mais imagens e fotos; os passatempos agora terão páginas com fundo colorido e uma nova vinheta, sempre com personagens divertidos. Além disso, várias das histórias passarão, gradativamente, a trazer os créditos de roteiristas, desenhistas e arte-finalistas do estúdio.
As edições número 1 trazem uma novidade para os fãs das plataformas virtuais: um QR Code estampado nas capas das revistas dá acesso à Caixa de Quadrinhos e a conteúdos virtuais exclusivos – as primeiras histórias clássicas dos personagens, em suas aparições em suas próprias revistas, e uma história da Marina, com versões também em inglês e espanhol.

As orientações para uso do QR code estão na segunda capa, em que os leitores também encontram informações sobre o e-mail, para o qual os fãs poderão enviar um relato de suas experiências pessoais com os personagens, contando situações divertidas ou curiosas relacionadas à Turma da Mônica e até encontros com o próprio Maurício de Sousa – o material que poderá ser seleccionado para uma futura publicação.

 

“O Mauricio de Sousa, com suas criações ao longo destes mais de 55 anos de carreira, é um dos maiores responsáveis pela formação de leitores no Brasil. São gerações e gerações que adquiriram o gosto e o hábito de ler a partir dos quadrinhos que ele vem criando ininterruptamente ao longo de tantas décadas. Em sintonia com o momento actual vivido pelas crianças, o génio criativo de Maurício sempre prima pela continuidade da obra promovendo as necessárias mudanças de narrativa, temática e conceitos de cada época com toda a subtileza. Sua liderança criativa, em total sintonia com seu tempo, combina a tradição de qualidade dos estúdios aliada à sua incrível inventividade para apresentar o novo sem a necessidade de romper com o anterior. Assim, ele realiza a façanha de alcançar tamanha abrangência de públicos ao longo de toda uma trajectória, garantindo que seus personagens perpetuem ainda por muitas outras gerações”, destaca José Eduardo Severo Martins, diretor presidente da Panini Brasil.

  


Os principais esforços de marketing da Panini se concentram no lançamento das edições nº 1 da Turma da Mônica, com ações, iniciativas e desdobramentos que se estendem para todo o ano, ao longo dos próximos lançamentos. O plano contempla um 360º completo, prevendo acções em todos os segmentos de mídia e também redes sociais. 

FICHAS TÉCNICAS


Revista Mônica nº 1
Páginas: 80+4 
Formatinho
Periodicidade: mensal
Valor: R$ 4,90 / 2,oo €
Distribuição: Nacional
Lançamento 12/05/2015

Revista Turma da Mônica nº 1
Revista Cebolinha nº 1
Revista Cascão nº 1
Revista Magali nº 1
Revista Chico Bento nº 1
Revista Neymar Jr n1º
Revista Monica and friends nº 1
Revista Mónica y sus amigos nº 1
Páginas: 64+4 
Formatinho
Periodicidade: mensal
Valor: R$ 3,90 / 1,50 €
Distribuição: Nacional
Lançamento 12/05/2015

(Texto e imagens fornecidos pela editora)

4 comentários:

  1. O seu blog tem um design funcional,
    de bons e úteis conteúdos.
    Grato.

    Luís Campos

    ResponderEliminar
  2. Os 1s estão-se a espalhar depois da Marvel e Dc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jogada de marketing, Optimus.
      Para já garantiu uma série de notícias e não só em blogs e sites especializados.
      Depois, vai levar muita gente a comprar os números 1, com a esperança que a edição se venha a valorizar e a ser um bom investimento...
      Como principal notícia fica a justa identificação dos reais autores das histórias a partir de agora e de forma progressiva.

      Boas leituras!

      Eliminar