28/09/2017

Vader abatido

Truque desfeito



Na sua origem, este é um exemplo típico de um truque usado vezes sem conta pela indústria norte-americana de BD (de super-heróis): a divisão de uma narrativa por mais que um título, no caso três: Vader Down, Star Wars e Darth Vader. A razão é simples: obrigar leitores (fiéis) de uma (só) revista a comprarem outros títulos para poderem conhecer a continuidade/o desenlace do relato cujo início/desenvolvimento puderam descobrir.
A junção dos cinco comics em causa num só volume - que, na prática, de alguma forma, corresponde ao terceiro das séries independentes Star Wars e Darth Vader, em curso em edição portuguesa da Planeta, com a vantagem de poder ser lido de forma independente - é uma boa notícia para os leitores portugueses que podem ler de uma assentada as tentativas recíprocas de Vader e dos rebeldes se anularem mutuamente ao longo de uma narrativa muito legível, com bastantes surpresas, algum humor e constantes reviravoltas, numa narrativa repleta de acção e de dinâmicas cenas de confrontos, com um bom equilíbrio gráfico apesar dos diferentes artistas envolvidos.
O principal trunfo da narrativa é o respeito dos argumentistas pela figura central, o vilão Darth Vader, retratado como violento, insensível e determinado, o que até poderia justificar chamar a este volume, mais do que Vader abatido, algo como ‘Vader contra a galáxia”.

Star Wars - Vader abatido
Aaron & Gillen (texto)
Deodato & Larroca (desenho)
Planeta
Portugal, Setembro de 2017
170 x 265 mm, 152 p. cor, capa dura
16,95 €

(capa disponibilizada pela editora; pranchas, anteriores à colocação da legendagem, recolhidas no site Comics Alliance; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário