15/09/2017

Valérian: Os Heróis do Equinócio

Está bem, papá!





Irónico e surpreendente, Os Heróis do Equinócio continuam a fazer desfilar perante os leitores os incontáveis mundos - e os seus magníficos e nada estereotipados habitantes - que existem no universo infinito imaginado por Pierre Christin e Jean-Claude Mezières.

O pretexto para a aventura sideral é, deste vez, um concurso cujo objectivo - o repovoamento de um planeta cujos habitantes são estéreis! - vai proporcionar a Valérian um protagonismo maior (e mais surpreendente) que o habitual, relegando a bela Laureline para uma atitude quase só contemplativa - embora sempre lúcida que, curiosamente, continua a servir para aprofundar e fortalecer o seu carácter.
A estrutura narrativa adoptada, que acompanha em paralelo - literalmente! - o percurso dos quatro candidatos a herói único, confere a sucessivas páginas do relato uma estrutura original em termos de planificação, com páginas duplas em que cada tira tem um protagonista diferente (como exemplificado ao lado).
Tematicamente, em Os Heróis do Equinócio, Christin coloca em oposição diferentes conceitos filosóficos e de vida, perfeitamente identificáveis, há 40 anos como hoje, o que só reforça o interesse e qualidade desta série que resistiu bastante bem ao tempo, com a habitual postura irónica e crítica, a que apõe um desfecho coerente mas também utópico, que tem o condão de a um mesmo tempo satisfazer mas também desarmar o leitor.

Nota final
Lida por mim na versão da Meribérica/Líber de 1983, a história Os Heróis do Equinócio está incluída no quinto álbum da colecção dedicada a Valérian que as Edições ASA estão a disponibilizar semanalmente, à quarta-feira, com o jornal Público.

Os Heróis do Equinócio
In Valérian #5, que também inclui Metro de Châtelet - Direcção Cassiopeia
Pierre Christin (texto)
Jean-Claude Mezières (desenho)
ASA/Público
Portugal, 23 de Agostos de 2017
220 x 280 mm, 104., cor, capa mole
8,90 €

(clicar nas imagens - as pranchas são do volume 3 da versão integral francesa - para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário