10/10/2017

Jessica Jones: ¡Desatada!

O melhor e o pior


No vasto e conturbado mercado/universo Marvel uma das criticas mais frequentes - em especial por leitores pontuais? - é também uma das suas virtudes:  as sucessivas mudanças de autores que permitem que se aprecie os que realçam o melhor - ou também o pior! - de cada personagem. 
Com Bendis, Jessica Jones tornou-se estrela de maior grandeza - na sua marginalidade evidente face aos grandes nomes da Casa das Ideias - e uma leitura a seguir (por mim). A par da série - Alias - que (muito bem) a G. Floy está a editar, há desde há meses um comic regular em publicação.
¡Desatada!, compila os primeiros seis números - o primeiro arco completo - da nova revista (Dezembro 2016-Maio 2017) e traz de novo ao nosso convívio a detective Marvel mais interessante do momento, aparentemente a atravessar uma fase muito complicada, que começa com a sua saída da prisão e que se agrava quando a investigação de um caso a leva a descobrir um segredo tão terrível no interior do universo Marvel, que a obriga a dar um passo em frente rumo ao (seu) abismo (pessoal), arriscando-se a perder a sua própria família.
Policial negro bem escrito e desenvolvido - como Bendis já nos habituou em Alias - cuja protagonista parece apostada numa espiral de autodestruição, dividida entre a autocomiseração, o salto em frente, o abandono dos amigos e referências ou a necessidade de se suplantar para vencer o desafio, ¡Desatada! Mais uma vez uma obra muito realista que traça uma tangente ao tradicional universo super-heróico que geralmente associamos à Marvel, conta de novo com o traço de Michael Gaydos, impreciso e um pouco rude mas extremamente compatível com o registo narrativo adoptado.
E, já agora, para dar mais razão à introdução, para além de podermos comparar esta Jessica Jones com a que se cruzou com Miles Morales, o Homem-Aranha Ultimate, nas revista que a Goody tem em curso, mostra-nos também uma Carol Danvers/Capitã Marvel díspar daquela que podemos actualmente acompanhar na Guerra Civil II, em publicação nas mesmas edições portuguesas.
Os mais impacientes (como eu fui) podem sempre optar pela edição original ou por esta em espanhol, embora seja previsível que esta nova fase de Jessica Jones acabe por surgir no catálogo da G. Floy. [digo eu.]

Jessica Jones #1 - ¡Desatada!
Colección 100% Marvel HC
Brian Michael Bendis (argumento)
Michael Gaydos (desenho)
Matt Hollingsworth (cor)
Panini Comics
Espanha, Junho de 2017
175 x 265 mm, 152 p., cor, capa dura
ISBN: 9788490949986
15,00 €

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário