08/10/2017

Leituras de Setembro

( clicar nas capas para saber mais sobre as obras, quando disponível)
As Melhores leituras...
   

 
... outras leituras recomendadas...
  

  

  

 

 


...mais algumas leituras...
  

  

  

  

  


...e as releituras.
(as releituras - leituras repetidas - independentemente da sua qualidade, não são contabilizadas no lote das 'Melhores leituras' do mês)
  

  

4 comentários:

  1. Acabei à pouco "Os trilhos do acaso". Paco Roca é também um excelente contador de histórias. Parabéns aos portugueses que gostam de ler boa BD por terem tido a sorte de ver esta obra editada cá.

    ResponderEliminar
  2. Pedro Ferreira9/10/17 12:04

    Ronin***

    Frank Miller
    Para os apreciadores acredito ser um fenómeno. Limitei-me a registar com agrado a leitura deste que foi o primeiro álbum desta tão aguardada 3ª coleção novelas gráficas. Não fosse a “história” do erro na lombada do livro ( está escrito 'Ronnie' em vez de 'Ronin') e ter-se-ia escrito o q.b.




    Os Ignorantes****

    Etienne Davodeau
    Para a maior parte das pessoas o seu conhecimento é o que verdadeiramente conta………… o único que possui valor. A nossa ignorância perante certos temas e situações é completamente desvalorizado……………………. Tudo isto para abordar o tema do álbum Os Ignorantes – Relato de uma Iniciação Cruzada…………………………argumento bem original …………. O que têm em comum um produtor de vinho biológico e um autor de BD?........traço muito acima da média……..excelente investimento para quem é “fanático” de qualidade no campo desta refinada 9ª arte

    Batman uma história verdadeira**

    Paul Dini e Eduardo Risso
    Aproveitando a deixa do Pedro Cleto “Os títulos iludem.” neste caso em concreto este álbum iludiu-me…….. esperava bem mais.

    Polina *****

    Bastien Vivès
    Para mim este Álbum "Polina", da terceira "rodada" da coleção novelas gráficas constitui para já a grande surpresa pela positiva neste universo da BD................"este livro é constituído por linhas a pretos simples, pinceladas a tinta-da-china aparentemente, sobre fundos cinzentos ou o branco do papel...." a subtileza rara e comovente de uma história de amor.

    K.O. em Telavive***

    Asaf Hanuka
    Não sendo o registo que mais aprecio……………reconheço neste álbum a qualidade necessária para merecer um aplauso muito satisfatório…………..a observação do quotidiano em palcos de “conflitos permanentes” têm as suas particularidades………… Asaf Hanufa autor, artista, cidadão israelita, pai e marido, retrata o seu dia-a-dia…………aprazível leitura para este verão.

    ResponderEliminar
  3. Pedro Ferreira9/10/17 13:46

    (......)Dylan Dog: Mater Morbi***

    Roberto Recchioni e Massimo Carnevale
    O argumento é deveras original. O olhar viaja rapidamente pelo desenho a preto e branco …suspense entre a “vida e a morte”……….um bom registo nesta coleção……entusiasma.


    Vapor***

    Max
    História surrealista, entre o minimalismo e o género fantástico, marcada por um humor delirante……….a metafisica……………a melhor definição sobre esta obra pelo próprio “É uma metáfora do que se passa com o mundo. Agora já não lhes chamamos tentações, mas sim distrações, e todos as temos.”


    Livros da magia ??

    Neil Gaiman
    Ainda no tive a vontade/desejo de ler …..definitivamente é o registo que menos aprecio….

    Histórias do Bairro *****

    Bartolomé Seguí e Gabi Beltrán
    Se duvidas existissem elas foram desfeitas com a publicação desde excelente álbum de primeiríssima água. Estamos no topo no que concerne à qualidade nesta terceira rodada da coleção novelas gráficas. Fabulosa aquisição ninguém se vai arrepender e muito menos os amantes desta arte que é a nona. Histórias do Bairro roça a perfeição estas histórias contadas a partir de dentro possuem o "drama contado na primeira pessoa.....Histórias de bairro.....Histórias de vida/morte....obrigatório

    Tempos Amargos***

    Etienne Schréder
    Não é tarefa fácil expor um passado ………..ainda mais quando esse passado está carregado de um peso problemático alcoolismo…..muitos procuram no álcool o remédio para sarar as “feridas da vida”.
    Funciona como válvula de escape para os problemas, ... Distanciar-se momentaneamente das “feridas”, funciona como anestesia……depois vem a ressaca, voltar à realidade, acompanhada dos sintomas comuns: dores de cabeça, dificuldade de se concentrar, prostração,...e consequentemente provoca o alastrar da “infeção”. ……….autobiografia cheia de “dor”


    Os trilhos do acaso (2 volumes)*****

    Paco Roca
    O resgate de heróis
    Na sarjeta da história encontram-se heróis esquecidos, que com eles levaram para o túmulo as suas vivências. Paco Roca soube resgatar uma “memória” esquecida e presentear-nos com mais um álbum cheio de qualidades. Roca é um excelente narrador, capta as emoções e constrói uma história magnífica.
    É difícil escrever para enaltecer uma obra com tanta quantidade de nuances, pausas emocionais, voltas emocionais, e qualidade aliada. Apenas refiro a curiosa inversão do esquema tradicionalmente usado para os flashbacks, onde as conversas entre o autor e a personagem principal (Miguel Ruiz) são a preto e branco e as recordações do antigo combatente a cores
    Livro que capta e convida à reflexão……é um convite para não parar de sonhar…..lutar pelos seus sonhos…….valores e pela liberdade
    Essencial nas prateleiras de qualquer pessoa minimamente interessada e atenta àquilo que a rodeia.


    Uma aldeia branca***

    Tomeu Pinya
    Todos nós já vivemos numa “ilha”……….sim um bom observador faz como o barbudo Rafa o dono do bar …..o dono desta ilha….e viaja nas histórias que os seus clientes lhe contam…………..

    Este é o meu pequeno contributo em relação à coleção Novela Gráfica III

    ResponderEliminar
  4. Caro Pedro Ferreira,
    Obrigado pela partilha de mais algumas pistas de leituras para leitores, quem sabe, ainda indecisos.
    (Continuação de) boas leituras!

    ResponderEliminar