10/07/2018

Deathfix


Futebol e corrupção



Os tempos mudam, há quem queira mudar a forma de ler BD. Deathfix, um webtoon de Verão da Dupuis, pensado especialmente para leitura em smartphone, é mais um exemplo.
[E pese embora este texto, continua a não haver comparação com ler um livro impresso, com peso, cheiro, textura…]
A concepção para leitura em smartphone de Deathfix, é sem dúvida uma das suas grandes vantagens, pela facilidade de acesso e pela legibilidade imediata, sem necessidade de zoom nem deslocação das imagens no écrã.
Evidentemente, isso obrigou a uma planificação - se é que ainda se pode chamar assim - quase inexistente, já que visualizamos quase sempre uma única vinheta. Embora seja necessário frisar que isso não implica falta de dinamismo, de sequência narrativa ou de marcação de ritmo e tempo de leitura, obviamente apropriadas ao suporte em questão.
Em tempo de Mundial, Deathfix narra as desventuras de Gus, um treinador de futebol holandês ao serviço de uma equipa russa, o Moscou S.C.. Com traço humorístico, cores planas e um tratamento gráfico simplificado, não tem mais ambição do que divertir e dispor bem, o que é conseguido por um relato irónico sobre o confronto entre as máfias russa e chinesa, com o Moscou S.C. no centro do tráfico de resultados. As pressões sobre a direcção, por um lado (russo), e sobre o treinador, por outro (chinês), faz dos jogadores marionetas cujos fios parecem enleados e provoca situações equívocas e inesperadas, mas que não deixam de evocar suspeitas, rumores e notícias de que regularmente nos chegam ecos...

(clicar no título acima para ler este webtoon)
Nix (argumento)
Fred Felder (adaptação e diálogos)
Nix e Benus (desenho)
Kevin Cuyt (arte-final)
Pierre Leroy, Nix e Benus (cor)
Dupuis


(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

3 comentários:

  1. Nada que uma pesquisa não diga, mas poderias ter indicado o link :-)

    ResponderEliminar
  2. O link, como indicado, está na ficha final... mas também já o acrescentei na primeira referência à história.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Entretanto, já li os primeiros 9 episódios. Muito bom mesmo. :-)

    ResponderEliminar