21/11/2018

L'Obsolescence programmée de nos sentiments + Natures Mortes

 
 E escreve, escreve, escreve...
Por estes dias - leia-se antes anos - um dos argumentistas que se tornou incontornável é o francês Zidrou. Que, enquanto o outro coelhinho dura, dura, dura..., ele escreve, escreve, escreve…

Escreve muito, escreve imenso. Escreve bem, quase sempre bem. Escreve sobre tudo, nos mais diversos tons. E sempre acompanhado por desenhadores que potenciam cada uma das suas escritas específicas.
Por isso, Zidrou tem sido recorrente neste blog, como poderão comprovar clicando por aqui...
Deixo (mais) dois exemplos recentes - recentes nas minhas leituras.

L'Obsolescence programmée de nos sentiments é um olhar a um tempo terno mas realista sobre a velhice, com um bem conseguido toque de humor. Como se pode envelhecer bem ou mal - seja lá isso o que for - como se pode continuar a viver - apesar das perdas - ou deixar de querer viver - por causa delas, o peso da reforma, o sentimento de inutilidade...
É a história de um recém-viúvo deprimido e de uma sexagenária que continua a descobrir, a apostar, a inovar, a querer mais.
É uma história de amor, de preenchimento mútuo e de descoberta a dois, de outras formas de ser e de estar e de desfrutar. Que peca apenas - até Zidrou pode derrapar! - pela surpresa que surge quase no final, pouco credível no contexto realista do relato e desnecessária para transmitir a mensagem desejada.

Quanto a Natures Mortes, é uma metáfora ‘bandadesenhada’ sobre a pintura, a inspiração, o paraíso dos artistas (em geral) e dos pintores (em particular), que parte de um suposto argumento policial para nos mergulhar no acto criativo e nas suas consequências.
Belissimamente desenhado, surpreendente pelo tom fantástico que assume, tem tanto de surpresa quanto de incitação e é daqueles livros que nos obrigam a voltar a eles, pela forma como estimulam e deslumbram.

L'obsolescence programmée de nos sentiments
Zidrou (argumento)
Aimée de Jongh (desenho)
Dargaud
Franç, Junho de 2018
190 x 260 mm, 144 p., cor, capa dura
EAN 9782505067566
19,99 €

Natures Mortes
Zidrou (argumento)
Oriol (desenho)
Dargaud
França, Março de 2017
241 x 318 mm, 64 p., cor, capa dura
EAN: 9782505068013
14,99 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar belas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário