07/01/2020

Colecção Integral Astérix #1: Astérix e Latraviata

Começar mal





Surpreendentemente - e contrariando a informação na respectiva página oficial do Facebook - chegou ontem aos quiosques e bancas nacionais o primeiro volume da Colecção Integral Astérix e As Leituras do Pedro já o leram.
Já a seguir, a resposta a todas as perguntas sobre uma colecção que começa mal, apesar de ser muito aconselhável…
E começa mal logo pela disparidade entre a informação oficial - ausente no site da colecção - e a realidade. E também pelo lançamento simultâneo de duas colecções que terão algum público em comum - esta e Os Heróis Mais Poderosos da Marvel - o que poderá atenuar o efeito de compra por impulso que o preço convidativo dos volumes iniciais sempre provoca.
Mas, sem mais delongas, passemos à análise concreta deste volume inicial.

Formato
Os álbuns medem 225 x 295 mm, tal como a edição da ASA. A capa é dura em ambos os casos, mas a actual edição é mais encorpada, não só pelas 16 páginas adicionais do caderno de extras, mas também porque o papel é de gramagem superior.
A opção por papel mate e não brilhante como o da ASA, beneficia as cores e descansa a leitura, mas sei que se trata apenas de uma questão de preferência pessoal.
Para além disso, neste quesito específico, a edição da Salvat tem uma mancha de página ligeiramente superior - ou margens menores, como preferirem - o que garante um aumento de cerca de 5 % na reprodução das pranchas.

Tradução
A edição da Salvat é em português - e não em brasileiro como alguns temiam - e utiliza a tradução - e a nomenclatura - actual da ASA. Como faz sentido.
Se por este lado nada há a apontar, o caderno de extras revela alguns problemas.
Por um lado, faltou uma revisão (mais cuidada?) para eliminar alguns erros.
Por outro, não houve o cuidado de utilizar a versão dos álbuns nas citações feitas. A título de exemplo, no final da página 61 é referido um diálogo de O Combate dos Chefes: “Mais vale ser um elefante do que um ranhoso...” No álbum lê-se: “Mais vale ser ligeiramente avantajado do que raquítico...”
Finalmente, ao longo destes textos são feitas referências a outros álbuns, inferindo-se delas, nalguns casos, que foram publicados nesta colecção. Sendo Astérix e Latraviata o primeiro, isso apenas serve para baralhar o leitor e para acentuar a falta de uma revisão (capaz).
Alguns poderão dizer que são apenas questões de pormenor, mas uma colecção deste tipo justificava outra atenção - fica o alerta para álbuns futuros.

Legendagem
Se esta edição da Salvat utiliza a tradução da ASA, o mesmo não se passa com a legendagem, que parece ter sido refeita. Com algumas vantagens, como por exemplo no balão em ‘3D’ da 3.ª vinheta da página 11 e nalgumas ‘rearrumações’ do texto nos balões, mas com o desaparecimento sensível e lamentável dos pontos de interrogação inclinados que são imagem de marca de Uderzo.

Cronologia
Uma das grandes críticas que tem sido apontada à Colecção Integral Astérix é a (des)ordem de publicação dos álbuns, aparentemente sem qualquer critério.
Numa colecção deste género, para mais num país com pouca tradição no que à BD diz respeito, isso é normal.
Do ponto de vista comercial, a publicação por ordem cronológica implicava começar por álbuns graficamente menos conseguidos, o que poderia afastar alguns leitores. Por outro lado, poderia levar alguns a comprar apenas a fase de Goscinny e Uderzo, incontestavelmente superior, sem perda - total - do efeito ‘lombada com imagem’. A mistura ‘anárquica’ de todas as fases e autores - curiosamente numa ordem diferente da colecção similar francesa, o que potenciou os problemas de citações referidos acima - evita este entrave à editora. A solução poderia ter sido publicar os álbuns fora de ordem, mas com a numeração cronologicamente correcta, mas isso não evitaria um rol de outro tipo de críticas.

Conteúdo
Chamar ‘integral’ a uma colecção que deixa de fora (os) dois (últimos) álbuns é, no mínimo, uma mentira. Poderá haver razões contratuais que a tal obriguem, mas os leitores mereciam ser devidamente informados e não serem tomados por parvos.
Incluir nela dois álbuns ilustrados - o excelente Obélix caiu no caldeirão do druida quando era pequeno e Os 12 trabalhos de Astérix - para perfazer os 38 álbuns (de BD) existentes, é apenas tentar reforçar o logro para os compradores.

Extras
Os extras incluídos - 18 páginas no total - são a grande vantagem desta colecção e o que me leva a recomendá-la a quem ainda não a tem, ou ainda tem espaço e dinheiro para duplicar existências.
Ao estilo dos pequenos livros que acompanhavam As Figuras de Tintin - para que alguns leitores percebam melhor do que falo - os extras abordam a génese das obras, situam-nas no tempo, no espaço e na História e/ou incluem esboços e desenhos preparatórios ou acessórios. Para um leitor eventual poderão não ser relevantes, mas para quem gosta de BD são um atractivo adicional.

Preço
Os álbuns da ASA custam 10,90 €. Os desta colecção da Salvat, que trazem mais 16 páginas, custam 10,99 €. É verdade que aqueles se compram com 10 % de desconto, mas os conteúdos extra - e os brindes para os assinantes (gostava bem de ter aqueles suportes para livros!) - justificam bem a diferença.
Uma vez que os dois primeiros álbuns têm um preço promocional - respectivamente 2,99 € e 6,99 € - o custo total da colecção será de 404,62 €, divididos por 19 meses.

Periodicidade
A colecção é quinzenal.

Astérix e Latraviata
Custa escrevê-lo, mas dificilmente a Colecção Integral Astérix poderia ter começado pior.
Álbum de 2004, penúltimo assinado a solo por Uderzo, quando a série entrara claramente em fase descendente, contém uma série de traições ao espírito original da série - a introdução dos pais dos heróis, os ‘efeitos especiais’ da poção que ‘cura’ Astérix, a forma como trata Latraviata após a beber, o golfinho que o salva… - que deturpam o posicionamento dos heróis e deturpam a sua forma de ser.
Não sei como é que um leitor actual, que não cresceu com Astérix, ‘lê’ este álbum, mas para leitores que o descobriram décadas atrás, ainda sob a égide de Goscinny, aqueles aspectos são difíceis de engolir.
Apesar disso - mas sendo de todo inaceitável - a história em si, que tem por base o conflito entre César e Pompeio, apresenta consistência e coerência e Uderzo - como evidencia nalguns dos seus outros álbuns a solo - até poderia ser um bom argumentista. A seu favor tem a recuperação de personagens de álbuns anteriores - com destaque para Falbala e Tragicomix - as piadas recorrentes - no álbum e na série, a forma como a narrativa decorre a dois tempos - na aldeia gaulesa e em Condate, onde estão os pais dos heróis - a introdução de uma personagem com identidade falsa, com conhecimento do leitor desde o início, deixando-o pendente do momento da sua revelação…
Tivesse ele optado por criar um novo herói e não em continuar as aventuras do pequeno guerreiro gaulês…

 

 

Astérix e Latraviata
Colecção Integral Astérix #1
Albert Uderzo
Salvat
Portugal, 6 de Janeiro de 2020
225 x 295 mm, 64 p., cor, capa dura
2,99 € (preço especial de lançamento)

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão;
clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

6 comentários:

  1. Para não falar que existe um balão com o texto fora do lugar.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. E que já é repetição da colecção Salvat antiga com "novo" nome de 2005.
    Podia ter começado pior com o O céu cai-lhe em cima da cabeça o auge do trash.

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  4. "E também pelo lançamento simultâneo de duas colecções que terão algum público em comum - esta e Os Heróis Mais Poderosos da Marvel "

    Está pouco ainda podem trazer mais uma ou 2 tipo Conan,Tex,Batman da Agostini do Brasil vamos saturar ao máximo as bancas

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  5. Integral de Thorgal é que era... No seguimento da edição de Comanche

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