09/10/2020

Tony Chu, Descender e Harrow County


Fazer justiça

Por razões diversas, que vão desde a falta de tempo à ilusão de querer reler a série completa antes de escrever sobre ela - o que faz com que os volumes finais de Descender e Harrow County (ainda) estejam em suspenso... - até agora deixei passar o facto de a G. Floy em poucos meses ter completado três séries que estavam em curso.

Este texto, serve para lhe fazer (alguma) justiça.

É verdade que nos anos recentes - de há uma meia dúzia a esta parte - o que há duas décadas parecia impossível aos leitores portugueses de BD, agora tem-se tornado norma. Este intróito serve para falar de séries de BD integralmente publicadas em português - e/ou, por inerência, em curso regular de publicação. É a isso que as diversas editoras nos habituaram - mesmo que aqui e ali possa haver naturais percalços... - e isso só lhes fica bem. Para além de garantir mais vendas e aumentar a confiança dos compradores.

A G. Floy (quase) de uma assentada, completou três. Breve análise a cada uma, já a seguir.


Tony Chu

12 volumes

John Layman e Rob Guillory

O protagonista, que dá nome à série é é um detective cibopático. Ou seja, mastigando - literalmente, daí o Chew do título original - absorve sensações psíquicas do que comeu. Ou seja, outra vez, percebe o que aconteceu ao fruto, ao legume, ao animal... ao ser humano (!) antes de lhe ter caído no prato. E acreditem ou não, num mundo em polvorosa provocado pela pandemia provocada pela carne de frango, que levou a que esta fosse completamente banida, esta não é a única característica gustativa em causa, o que transforma esta BD num festival gastronómico... mesmo que de (mau) gosto duvidoso.

Com um humor singular, uma originalidade a toda a prova e um traço muito dinâmico, apesar de eu acreditar que a série teria ganho se se tivesse limitado a uns 8/10 volumes, a verdade é que depois de um período a 'encher chouriços' - terminologia perfeitamente apropriada...! - no final recupera todo o humor desbragado e o mau gosto para terminar em grande estilo.


Descender

6 volumes

Jeff Lemire e Dustin Nguyen

Na base deste conto futurista, servido por um traço extremamente original de Nguyen, está a eterna questão do lugar dos robots, mesmo num mundo em que já substituíram os humanos em quase tudo.

Com um início que para mim se revelou pouco apelativo, Descender vai melhorando no seu decorrer e confesso a minha curiosidade em descobrir como Lemire termina uma série em que robots com emoções e seres humanos frios e insensíveis dividem o protagonismo, durante uma revolta em curso levada a cabo pelas máquinas.

...mesmo sabendo que uma continuação - Ascender - já está em curso de publicação nos EUA.




Harrow County

8 volumes

Cullen Bunn e Tyler Crook

História de duas irmãs separadas à nascença, filhas da feiticeira queimada pela população de Harrow County, esta é uma série de terror puro, em que fantástico, sobrenatural, magia, casas assombradas, criaturas estranhas e assustadoras e a vontade de fazer tudo certo apesar de tudo o que está errado, são servidas em doses desiguais, acompanhadas de sangue e violência quanto baste.

O traço e as cores de Tyler são um contributo fundamental para que volume a volume seja criado o ambiente sombrio e angustiante de Harrow County, cuja escrita cativante de Bunn prende o leitor, sucessivamente surpreendido pelas diversas inflexões e derivações narrativas que vão sendo introduzidas.

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário