Para que serve uma capa…?
A
pergunta acima faz todo o sentido e já vou discorrer um pouco sobre
o tema mas, para já, peço que apreciem
com atenção (de novo?) a capa ao lado que originou este texto e que
evocou em mim (um)a (versão da) velha anedota:
‘O
Coisa e (um) Hulk (às vezes são tantos…) entram num bar e…’
E olhando então para a capa, poderia continuar assim “...e sentam-se numa mesa a cavaquear. A empregada aproxima-se com a cafeteira de café na mão e…’
Pergunta-lhes se têm dinheiro (onde?) para pagar? Questiona a indumentária deles num lugar público e decente? Apesar da sua estatura e volume, sente-se pequena perante aqueles dois monstros? Pergunta-se porque não ficou na cama nessa manhã? Pensa quantas cafeteiras daquelas vai ter de esvaziar para os saciar? Pura e simplesmente questiona o que desejam e vai preparar o pedido?
Estas são algumas das hipóteses que a imagem nos suscita e outras tantas, em vários tons poderiam ser adiantadas.
Mas volto à pergunta que encabeça este texto: “Para que serve uma capa?”
A resposta mais simples é: para vender o produto da qual ela representa o primeiro contacto com o leitor. Uma capa atractiva, vende mais; uma capa desenxabida, vende menos [sabendo nós todos que a capa é bem mais do que a ilustração que salta primeiro à vista; os nomes nela contidos são também relevantes…]
Há vários tipos de capas:
- a genérica, que serve para todos as narrativas semelhantes ou do mesmo género. Como um cowboy a cavalo ou a disparar o seu colt; um detective perante um cadáver; um super-herói a cruzar os céus…;
- a completamente genérica, quando a imagem que utiliza não tem nada a ver com o conteúdo interior. A CIMOC era useira e vezeira neste tipo de situação, com capas com mulheres de parca indumentária ou visões futuristas sem correspondência nas histórias que continha;
- a enigmática, que apresenta uma imagem baseada no relato, que desperta o interesse e a curiosidade do leitor para a história. Como o herói numa situação perigosa, mas sem que saibamos como chegou ali ou que vilão o colocou nela;
- a reveladora que, em oposição à enigmática, e até podendo partir da mesma imagem, revela quem é o vilão ou como o herói escapa do momento limite que vivia, destruindo o prazer da leitura;
- a mentirosa, porque expõe o protagonista numa situação que não existe no relato ou parte de uma situação limite dele, mas apresenta um desfecho diferente do imaginado pelos autores;
- a curiosa, quando apresenta os protagonistas numa cena, num cenário ou numa pose que não combina com o seu espírito ou o seu género; cabem aqui (algum)as ‘homenagens’ ou provocações divertidas;
- a artística [que por vezes coincide com a ‘completamente genérica’, que existe por sua causa e não para promover a edição, embora nem sempre seja assim…] que funciona como alimento para o ego do seu desenhador e/ou é usada como variante nalgumas edições.
Não sendo esta relação de categorias exaustiva nem elas muitas vezes incompatíveis nem estanques, parece-me ser possível dizer que esta capa de Alex Ross para O Imortal Hulk #9 seria, simultaneamente, enigmática e curiosa, mesmo partindo basicamente de uma situação que se desenrola no relato que a edição contém.
Por isso ou independentemente disso, já cumpriu o seu propósito: chamou a atenção para o produto, originou este texto e possivelmente levará alguns dos que o leram a procurarem a edição para perceber o que acontece quando ‘...o Coisa e o Huk chamar a empregada e...’
O
Imortal Hulk #9
Compila
os comics Immortal Hulk (2019) #41-#45
Al
Ewing (argumento)
Joe
Bennett, Adam Gorham, Alex Lins, Rachell Stott
(desenho)
Ruy José e
Belardino Brabo (arte-final)
Alex Ross
(capa)
Panini
Brasil,
Novembro
de
2021
179
x
260 mm, 120
p., cor,
capa cartão
R 22,90 / 9,90
€
(capa disponibilizada pela Panini; pranchas disponibilizadas pela Marvel; clicar nelas para as apreciar em toda a sua extensão)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarE a capa torna-se mais interessante para quem leu a "conversa" anterior no volume do Qf.
ResponderEliminarTem que se aproveitar os 2 últimos volumes em porque depois é isto:
https://www.youtube.com/watch?v=tZobkJRO3GA