21/11/2022

Bestiário da Isa

Afirmação




Da primeira leitura que fiz do Bestiário da Isa - ainda na versão parcial, em edição de autor(a) - ficou-me na memória o ritmo vivo e o bom encadeamento desenho/texto.
Agora, a leitura completa, confirmou o perfeito funcionamento como banda desenhada de uma história, simples, divertida e... fantástica!

Fantástica no sentido em que este mergulho no imaginário infantil resulta nuns monstros mais assustados do que assustadores que combinam - ou misturam? - características de diversos animais que nós conhecemos.

Volto um pouco atrás, para colocar as ideias em ordem (aqui no texto): Bestiário de Isa conta um dia na vida de Isa, a tia, em companhia de Miguel, o seu sobrinho irrequieto, hiperactivo e... fofo. Pensado para dar descanso aos pais, acaba por se transformar numa enorme aventura - ou grande aventura com enormes bichos - ou não fosse o trabalho dela capturar as tais criaturas fantásticas, que referi precocemente, e que aparentemente andam por aí à solta no nosso mundo.

Acontece que nem Miguel é capaz de cumprir uma ordem, nem Isa se sente muito à vontade com os conceitos de captura e manutenção em cativeiro, pelo que cada encontro desaba - literalmente, às vezes - sob a forma de uma grande confusão, cuja solução está por vezes na mão de quem menos se espera.

[Primeiro volume de uma série prometedora, se a realidade dos quadradinhos no nosso país fosse outra] o Bestiário da Isa proporciona uma leitura descontraída, animada e divertida, sem mais pretensões do que distrair os mais velhos e maravilhar os mais novos (ou vice-versa).

E confirma Joana Afonso, com o seu traço característico, que aqui se espraia pelas pranchas de forma que quase poderíamos dizer orgânica, servido por cores que aqui e ali poderiam ser mais vivas, mas que acompanham bem os diferentes momentos do relato, como um nome de referência no panorama nacional e como uma autora que sabe gerir com mestria a relação imprescindível entre texto e desenho que uma banda desenhada exige.


Bestiário da Isa
Joana Afonso
A Seita / Comic Heart
Portugal, Outubro de 2022
200 x 280 mm, 72 p., cor, capa dura
16,50 €

(imagens disponibilizadas pelas editoras A Seita e Comic Heart; clicar neste link para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário