04/07/2023

Tex, mais que um herói

Tudo o que sempre quiseram saber sobre Tex


Se em mercados em que a banda desenhada tem maior expressão e indústria são vulgares obras sobre ela própria, os autores ou os heróis, devido à pequena dimensão do mercado português são poucas as obras com estas temáticas
Uma das excepções - e também uma das mais significativas - é Tex - Mais que um herói, uma edição da cooperativa A Seita, com assinatura de Mário João Marques, lançada no final do ano passado.

Obra monumental, com quase meio milhar de páginas, à medida dos mais de 70 anos que o western mais antigo da banda desenhada em publicação ininterrupta justifica, consegue reunir na sua concepção três facetas que nem sempre andam juntas, mas que se revelam muito importantes numa obra que se pretende de referência.

Refiro-me a uma aturada pesquisa histórica para garantir a credibilidade do que fica escrito; ao conhecimento profundo - e, com certeza, aprofundado durante a sua escrita - que o autor revela das centenas de histórias protagonizadas por Tex, pela forma que evoca cenas, momentos ou pormenores de várias delas; finalmente e em linha com esta última, é evidente a paixão de quem escreve pela trajetória do ranger, transmitindo ao longo das páginas os sentimentos e a emoção que a obra lhe provoca, dizendo-nos tudo o que sempre quisemos saber sobre Tex e, mais ainda, o que nem sequer sabíamos que gostávamos de saber.

Desta forma, Mário João Marques proporciona aos apreciadores de Tex, em particular, e aos interessados pelo western e pela banda desenhada, em geral, um mergulho completo e apaixonado pelo herói, através de capítulos profusamente ilustrados que abordam o mito, o herói, os companheiros e adversários, a evolução da série ao longo do tempo, as diferentes colecções e edições, as capas - as originais, as brasileiras (das edições em que muitos leitores portugueses descobriram Tex) e as portuguesas… - os ambientes, as histórias mais marcantes e os autores, argumentistas e desenhadores, que fizeram de Tex quem ele ainda é hoje.

Como é evidente, uma obra desta dimensão, que esmiúça e aprofunda até ao seu âmago a série, tem de ser degustado ao ritmo pausado das cavalgadas de Tex e Kit Carson nas primeiras páginas das histórias em que é a aventura que vai ao encontro dos heróis.

Já referi várias vezes aqui a utopia de um mundo ideal em que o tempo parasse ou esticasse a medida das necessidades das minhas leituras

Este livro sobre Tex, escrito com paixão e devoção, fez-me lamentar mais uma vez a sua inexistência porque quase a cada página desperta o desejo de ir relembrar ou descobrir as muitas obras citadas.


Sugestão

Para uma segunda edição, fica a sugestão de inclusão de um índice alfabético das personagens por história, um outro de autores e também de uma listagem das histórias, que associe o título italiano ao respectivo número e também ao título brasileiro e à numeração deste país. Tornará mais fácil a consulta, quando for o caso, e facilitará a procura de determinada história quando a vontade de a (re)ler apertar...


Tex - Mais que um herói
Mário João Marques
A Seita
Portugal, 2023
200 x 280 mm, 488 p., pb, capa dura
40,00 €

(versão revista e aumentada do texto publicado no Jornal de Notícias online a 23 de Junho de 2023 e na edição em papel do dia seguinte; imagens disponibilizadas por A Seita; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

1 comentário: