11/10/2023

Matteo Ricci + Carlo Acutis

Fazer discípulos

Carlo Acutis, lançado a pretexto das Jornadas Mundiais da Juventude, que tiveram lugar em Lisboa há cerca de dois meses, para tentar seduzir o potencial público-alvo alargado, e Matteo Ricci publicado - casualmente? - pouco após o final daquele evento, têm um ponto em comum: narram a biografia de figuras ligados ao catolicismo.

Não são obras para os leitores de BD tradicionais, como será compreensível, mas dirigem-se ao mesmo nicho de leitores. Ou nichos, se considerarmos os que se interessam pela temática religiosa e também aqueles que são atraídos pelo género biográfico.

Se os nomes dos protagonistas pouco dirão à maioria dos que consultam este blog, adianto que Matteo Ricci foi missionário na China no século XVI, e Carlo Acutis um jovem italiano que viveu já neste século. De comum a ambos, para além da sua fé, ressalto a capacidade de compreenderem e respeitarem o direito à diferença e a opiniões díspares, o que ao longo dos tempos esteve/está longe de ser uma regra no seio da Ogreja Católica.

Ambas são obras competentes - mais Matteo Ricci porque reúne um duo de autores, Dufaux e Jamar habituados a outras andanças aos quadradinhos, o que é notório gráfica e narrativamente e beneficia ainda dos contornos mais exóticos da civilização e da época - mas as duas enfermam do mesmo senão: falta no narrar o espírito crítico que, a par dos louvores pelos actos e posições humanistas de ambos, os torne mais humanos pela exposição de erros e defeitos que certamente também cometeram e exibiram - o que até serviria para realçar e tornar mais apelativas as virtudes apregoadas.


Matteo Ricci - Na cidade proibida
Jean Dufaux (argumento)
Martin Jamar (desenho)
Gradiva
Portugal, Agosto de 2023
235 x 310 mm, 56 p., cor, capa dura
20,99

Carlo Acutis - Um santo para a juventude
Camille W. de Prévaux (argumento)
Fabrizio Russo (desenho)
ASA
Portugal, Julho de 2023
240 x 320 mm, 48 p., cor, capa dura
12,90

(imagens disponibilizadas pela Gradiva e pela ASA; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário