17/10/2023

Monster #1

O risco inerente a salvar vidas


A um catálogo de manga (banda desenhada japonesa) que já reúne alguns dos maiores sucessos do género, como Naruto, Spy x Family ou One Piece, a Devir acaba de acrescentar o há muito desejado Monster, de Naoki Urasawa, que a edição nacional vai compilar em 9 volumes duplos. Curiosamente, esta obra pode servir para desmistificar a ideia de que o manga é para adolescentes, já que a sua temática pode perfeitamente seduzir leitores de outras gerações.

Ambientado na Alemanha, nos últimos anos da divisão do país em duas partes herdada do final da II Guerra Mundial e nos dias conturbados que se seguiram à reunificação, o que contribui para instabilidade emocional de várias personagens, que perpassa por toda a obra, a história centra-se num brilhante cirurgião, o dr. Kenzo Tenma.

Natural do Japão, mas a exercer na Alemanha, é o protegido do director de um grande hospital, que se aproveita do seu talento para se auto-promover. Um dia, já afectado por uma anterior escolha que lhe foi imposta. Tenma em lugar de operar o presidente da câmara local, vítima de uma complicação cardíaca, opta por operar um adolescente que foi baleado na cabeça, durante um assalto em que os pais faleceram, sobrevivendo ainda a sua irmã gémea. A morte do presidente, apesar de a criança ser salva, leva a que o mundo do cirurgião se desmorone, quando o director lhe retira o apoio e lhe garante que nunca terá a carreira de sucesso a que estava destinado. No entanto, ao mesmo tempo, Tenma reencontrou a motivação que o fez tornar-se médico: poder salvar vidas.

Mas, mais uma vez, os acontecimentos vão espoletar mudanças inesperadas na sua vida, pois após uma série de mortes no hospital, nos anos seguintes terão lugar o assassinato de diversos casais de meia-idade sem filhos. Com a polícia sem pistas para o que parece um assassino em série, Tenma, anos depois, conseguirá associar os sangrentos acontecimentos ao jovem que salvou na operação, e que algo transformou no “Monstro” que todos perseguem e que dá título à obra, iniciando uma perseguição contra o tempo e em que os cadáveres se multiplicarão.

A uma trama policial aliciante, com várias reviravoltas, uma forte carga emocional e personagens interessantes, fortes e bem definidas e com vida própria, Urosawa consegue aliar um suspense em crescendo devido à aura misteriosa que envolve o suposto assassino, à relação que existe entre ele e a sua gémea e ao sentimento de culpa do médico, obrigando o leitor a devorar as páginas da edição em busca das respostas que só serão definitivas no termo da saga.

A opção por páginas bastante preenchidas por múltiplas vinhetas e por um desenho expressivo e pormenorizado quanto baste para situar o leitor sem se constituir um elemento para o distrair, contribuem igualmente para que o relato decorra num ritmo bastante vivo.

A edição da Devir, com algumas páginas a cores, utiliza um formato mais generoso que o usualmente utilizado nas edições de manga, o que contribui para uma maior fruição da leitura:

Por lapso, que custa a compreender, ou por razões que não consegui discernir, surpreende que o texto da contracapa esteja em… inglês.


Monster - volume 1
Naoki Urosawa
Devir
Portugal, Outubro de 2023
150 x 210 mm, 422 p., pb e cor, capa cartão com sobrecapa
20,00 €

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias online de 6 de Outubro de 2023 e na versão em papel do dia seguinte; imagens disponibilizadas pela Devir; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

1 comentário:

  1. Estive com 1 na mão na fnac e a gráfica guida ou lá o que fez mais uma edição super mole. ,

    ResponderEliminar