23/10/2023

O Fantasma de Anya

E é então que...




Tendo como chamativo os prémios - Eisner, Harvey… - que conquistou, O Fantasma de Anya, uma narrativa de tom adolescente e fantástico da autoria de Vera Brosgol, revelou-se uma agradável surpresa que pode bem piscar o olho aos jovens leitores que têm no manga a sua preferência.

Anya é uma jovem norte-americana, de ascendência próxima russa, cujo sotaque - e as tradições familiares… - agrava(m) os problemas normais da idade: o desenvolvimento físico, as amizades, as relações, as paixões adolescentes…

Um dia, a queda num poço leva-a descobrir um esqueleto de alguém que lá faleceu e, mais do que isso, a fantasma Emily que ainda o habita. Após o salvamento, um pormenor faz com que Emily acompanhe Anya e entre as duas vai estabelecer-se uma relação de proximidade que parece contribuir para resolver os problemas de Anya e fazer dela uma nova pessoa - para si e para os outros.

Se a história começa em tons delicodoces, aos poucos irá assumir um tom mais assustador que contribui decisivamente para transformar uma leitura pouco mais do que descontraída em algo mais interessante e sedutor e levá-la a um outro nível à medida que o que parecia certo afinal revela contornos inesperados.

Para isso contribui igualmente o traço simples, dinâmico e expressivo, com inspiração de cinema de animação e a planificação muito conseguida que permite a Brosgol propor ao leitor os tempos de leitura adequados e um bom ritmo de progressão.

E sendo mais uma vez de realçar que O Fantasma de Anya tem como público-alvo leitores adolescentes, poderá perfeitamente proporcionar momentos bem passados a leitores de outras gerações.


Nota final

Suponho que a edição portuguesa se limita a seguir a original norte-americana, sem introdução de qualquer desvio, mas a verdade é que o livro - a sua leitura… - beneficiaria se o papel escolhido fosse mate e não o brilhante que foi escolhido.


O Fantasma de Anya
Vera Brosgol
fábula
Portugal, 17 de Outubro de 2023
150 x 215 mm, 232 p., pb e cinza, capa cartão com badanas
18,85€

(imagens disponibilizada pela fábula; clicar nesta ligação para ver maispranchas ou nas aqui reproduzidas para as apreciar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário