16/11/2023

Tex Gigante #37: O ouro de Old South

Partida a meio





Foi uma sensação brusca e incómoda: durante a leitura deste Tex Gigante, senti a história estava partida a meio e que as duas partes (quase) faziam sentido em separado.

Volto um pouco atrás. Este argumento de Pasquale Ruju tem como epicentro uma grande quantidade de moedas de ouro escondidas por soldados sulistas, quando o destino da Guerra da Secessão estava traçado. Esse grupo de militares acabaria por formar uma pequena localidade - a Old South do título - e aí (a maior parte deles) constituir vida e família, (quase) caindo o tesouro no esquecimento.

Com uma série de anos passados - demasiados para fazer sentido um certo aspecto que vai dominar a segunda (parte do) relato - entre aqueles acontecimentos preliminares e a narrativa presente, o seu destino vai cruzar-se com o de Tex Willer e Kit Carson, que perseguem um bando de apaches rebeldes que actua nas proximidades da vila, liderados por Nadeh.

A narrativa, envolvente e cativante, sem deixar de ser um western de contornos tradicionais, sem grandes originalidades, mas com alguns aspectos interessantes e bem explorados - a premissa base, as duas correntes de opinião entre os sulistas, o protagonismo a dois tempos devido ao facto de Tex e Kit actuarem em separado durante um longo período… - que fazem a diferença, desde logo divide-se claramente em duas, com os dois tempos narrativos eventualmente em rota de colisão - ou apenas de proximidade tangencial.

Com o carácter das personagens mais fortes - os lideres sulistas e Nadeh - bem definido, apesar de alguns estereótipos, a meio parece que tudo termina quando finalmente Tex e Kit atingem o seu objectivo primário.

Felizmente, Ruju consegue dar a volta ao texto e dar sentido à extensão desse primeiro longo capítulo, mudando o epicentro narrativo e os seus principais motores, mas sem apagar a impressão que facilmente teria feito deste O Ouro de Old South, uma edição normal com metade das páginas… em duas histórias independentes.

Mas, escrito o que até aqui leram, é incontornável que um bom contributo para o prazer da leitura que é proporciondo, vem do desenho de Giampiero Casertano, extremamente realista, de grande expressividade e pormenorização ao nível dos rostos e que exibe uma série de pormenores que, sendo-o na verdade, considerados no conjunto lhe acrescentam qualidade e capacidade de sedução.


Tex Gigante #37 - O ouro de Old South
Pasquale Ruju (argumento)
Giampiero Casertano (desenho)
Mythos Editora
Brasil, Outubro de 2021
185 x 275 mm, 240 p., pb, capa cartão

R$ 79,90

(imagens disponibilizadas pela Mythos Editora; clicar nelas para as apreciar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário