13/11/2023

Trafalgar

Segurança



Há livros de que nos aproximamos, sabendo o que esperar. Antevemos que não vamos ser surpreendidos, mas também não vão desiludir.
O que para alguns pode significar desencanto, para outros pode ser sinónimo de segurança, e muitas vezes é isso que queremos de uma determinada leitura.

Podendo ser aplicado a diferentes realidades narrativas aos quadradinhos, os parágrafos atrás surgiram-me associados a um novo volume de As Grandes Batalhas Navais, que a Gradiva disponibilizou há poucas semanas.

Trafalgar, aborda o confronto que teve lugar entre franceses e ingleses, no início do século XIX, mais uma vez sob o prisma dos intervenientes anónimos, marinheiros e soldados, numa tentativa de humanizar o relato e mostrar com a guerra afecta os que nela se vêem involuntariamente envolvidos.

É mais uma lição de História por um especialista, Jean-Yves Delitte, que consegue transformar factos que se podem tornar maçadores numa representação ao vivo, com o mar por cenário e os barcos por palco, mostrando a vários níveis, de um e outro lado dos contendores, a disposição e a motivação (ou a falta delas) dos homens que viveram aquela realidade. Entrega, incompreensão, arrastar o tempo para que nada aconteça ou a ansiedade de enfrentar os grandes momentos vão perpassando pelo relato, justapostos em homens que o destino colocou naquele lugar, uns por vontade própria, outros sem direito a expressarem a recusa, todos eles carne para canhão no absurdo da guerra, personagens cujo nome pouco importa porque são os barcos e o oceano que balizam os diversos momentos.

Para o bem - as personagens surgem aqui mais distintas - e para o mal - as belas panorâmicas marítimas quase desapareceram e perderam força e beleza - constata-se que neste volume a principal novidade é o desenho não ter a assinatura de Delitte, tendo sido entregue a Denis Béchu.

Afinal, ‘segurança’ é algo que não existe…


As Grandes Batalhas Navais - Trafalgar
Jean-Yves Delitte (argumento)
Denis Béchu (desenho e cor)
Gradiva
Portugal, Outubro de 2023
233 x 313 mm, 56 p., cor, capa dura
19,50€

(imagens disponibilizadas pela Gradiva; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário