02/05/2024

Clássicos da Literatura Portuguesa em BD #4 Carta a El-Rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil

Outra vez





Pode concordar-se ou não, pode gostar-se mais ou menos da opção, mas a verdade é que esta adaptação - tal como a que André Morgado já tinha feito da Farsa de Inês Pereira - tem pelo menos um grande - enorme mesmo! - mérito: tornar compreensível nos dias de hoje, obras com centenas de anos e a respectiva linguagem datada.

[E acima só creditei o André Morgado, porque é ele o responsável pelo argumento e pela adaptação; quanto ao traço, já lá irei.]

Porque sejamos claros: adaptar em banda desenhada poesia pura - como a Mensagem - ou uma missiva como esta, está longe de ser fácil - ou até exequível - e se os puristas me darão facilmente razão, muitos leitores de BD dirão - ou pensarão pelo menos - o mesmo.

Morgado deu a volta ao texto (literalmente), não só actualizando a linguagem para termos acessíveis nos dias de hoje, como optou por transformar em diálogo uma parte significativa do seu conteúdo, ao mesmo tempo que, logicamente em parceria com Tainan Rocha, tornava visual o conteúdo da carta. O que acabo de escrever soa algo absurdo, para mais se pensarmos que se trata de uma banda desenhada, mas a verdade é que enquanto estamos a ler as palavras que Pêro Vaz de Caminha lê aos companheiros ou grava no seu suporte físico, por detrás - como num ecrã privilegiado - vai sucedendo o que vamos lendo.

E isso acontece longe dos registos realistas clássicos a que este tipo de adaptações nos habituaram, com Tainan Rocha, com um traço fino e solto, muitas vezes quase só esboço e servido por manchas de cores que definem momentos e ambientes mas raramente seres ou objectos específicos, a contribuir para a fluidez da narrativa. Mais uma vez, a opção poderá ser questionada por leitores mais tradicionalistas, mas a opção gráfica e artística cumpre a necessária sequencialidade.

Isso transforma esta Carta a El-Rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil numa obra para o grande público? Tenho sérias dúvidas. dada a especificidade do seu tema e o interesse relativo que ele terá para muitos. Mas, do ponto de vista da colecção e do cumprimento de complementaridade em relação às obras do PNL, é evidente que os pressupostos foram atingidos.


Clássicos da Literatura Portuguesa em BD #4 Carta a El-Rei D. Manuel sobre o achamento do Brasil
Adaptação da obra original de Pêro Vaz de Caminha
André Morgado (adaptação e argumento)
Tainan Rocha de Lima (desenho)
Sérgio Guimarães de Sousa (dossier)
Levoir/RTP
Portugal, 18 de Abril de 2024
210 x 285 mm, 57 p., cor, capa dura
15,90 €

(imagens disponibilizadas pela Levoir; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário