27/06/2024

La loi des probabilités

Ninguém diga...


Entre humor negro, uma tocante ternura e pequenos apontamentos de uma inesperada sensibilidade aqui e ali, La loi des probabilités é uma inusitada proposta, que parte de uma premissa assustadora e pisca o olho, em modo de homenagem, a Hergé ou a Jacques Tati.
A premissa assustadora é um erro médico que, devido a confusão de nomes similares, anuncia a um paciente saudável no máximo 3 meses de vida.

Perante a inesperada e traumática perspectiva, o protagonista decide cumprir um sonho sempre adiado: ir ao Canadá observar baleias. A anuência da esposa, mesmo na ignorância da nuvem negra que paira sobre ele, graças à indisfarçável cumplicidade que entre ambos existe, leva-os a partir quase de imediato para uma viagem que poderá ser a última.

Nos entretantos, contrariando a lei das probabilidades mas cumprindo a chamada Lei de Murphy, depois da troca de identidades, tudo o que podia correr mal vai mesmo acontecer, incluindo cruzarem-se sucessivamente com um certo Séraphin Lanterne - pois… um upgrade ‘segundo’ Hergé - (também ele) vendedor de seguros e presença incómoda uma e outra vez.

Num relato em que o conhecimento prévio que o leitor tem da troca, se lhe retira grande parte da carga trágica possível, o deixa pendente do momento de viragem que só terá lugar praticamente no final, mesmo assim os autores conseguem surpreender uma e outra vez e transformar cada momento numa caixinha de surpresas que questiona a lei das probabilidades.

Divertido, terno e sedutor, o argumento de Rabaté, que inclui diversas homenagens aos génios da comédia visual, sejam provenientes do cinema mudo ou da própria banda desenhada, encontrou em Ravard o desenhador ideal pelo seu traço semi-cartoonesco e pela enorme dinâmica que confere a cenas maioritariamente mudas (ou quase), tratadas com muito bom gosto com uma paleta unicamente de tons de azul.


La loi des probabilités
Pascal Rabaté (argumento)
François Ravard (desenho)
Futuropolis
França, Agosto de 2023
220 x 298 mm, 88 p., cor, capa dura
18,00 €

(imagens disponibilizadas pela Futuropolis; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário