Nem sempre ganha quem chega em primeiro
Continuando a expandir o universo Grahic MSP, já indiscutivelmente um universo alternativo da Turma da Mônica original, agora cabe a Xaveco dar o salto, neste caso literalmente, porque passa de eterna personagem secundária a protagonista da sua própria edição - neste momento distribuída em Portugal.
Comédia de tom familiar, sobre superação, auto-estima e lutar por aquilo em que se acredita e/ou deseja, Xaveco: Vitória é mais uma oportunidade para reencontrar uma das personagens menores (no número de aparições) de Maurício de Sousa, que serve geralmente de mote para muitas piadas à custa disso mesmo, para o (re)descobrir como personagem inteira e completa e, mais do que isso, como membro de uma das famílias mais estruturadas - na sua desestruturação... - das revistas da turma.
Narrativa divertida, com o inevitável toque de moralismo e final feliz e em que a pertsonagem de BD se transforma a si prório em personagem de BD - leiam... - Vitória vale igualmente pela leitura atenta que exige para descobrir as diversas referências ao próprio universo de Maurício - e a outros universos também! - numa leitura que se faz como uma corrida, mas a que apetece voltar para uma melhor apreensão do que Guilherme de Sousa -que não é da família de Maurício!! - quis propor: que nem sempre ganha quem chega em primeiro.
Xaveco:
Vitória
Gustavo
Arrais
Panini
Comics
Brasil,
Julho de 2023
190
x 275 mm, 96 p., cor, capa cartão
R$
44,90 / 10,00 €
(imagens disponibilizadas pela Panini Comics e o editor Sidney Gusman; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário