26/08/2024

Boarding Pass

Encontro de culturas aqui ao lado



Quantas mais leituras tiver um livro, mais interessante e estimulante ele poderá ser. Poderá, porque descobrir esses vários níveis depende também da capacidade do leitor de as descobrir e interpretar
Boarding Pass, do português Ricardo Santo, uma edição recente de A Seita e da Comic Heart proporciona essa oportunidade.

Uma das abordagens possíveis, reforçada em especial nas primeiras páginas, é o retrato que faz da situação política na Catalunha, que nos últimos dias reentrou na agenda mediática. A viver em Barcelona há 10 anos, Santo mostra que sabe do que está a falar, num registo que até pode soar a documental, mas que não se inibe de apresentar prós e contras e o confronto, mesmo que só de palavras (?) entre os que ainda sonham com a independência e os que estão simplesmente cansados do arrastar da situação.

Outra leitura, que no livro surge naturalmente na sequência desta, passa pela apresentação de uma situação, não exclusiva daquela região, que mostra Barcelona como um local de interesses contrários no que à especulação imobiliária diz respeito, opondo os que tentam sobreviver na casa que os acolheu toda a vida ou a que chegaram cheios de sonhos, aos que vêem os velhos edifícios apenas como locais a arrasar para a construção de hotéis e condomínios de luxo.

Do ponto de vista (mais) humano, Santo analisa um fenómeno que mais uma vez não é exclusivo daquela região e é cada vez mais recorrente e atual apesar de não ser exclusivo dos nossos tempos, que é imigração multirracial e cultural, que leva para Espanha, aqui ao lado, como para Portugal, França e outros países, quer habitantes dos países europeus limítrofes, quer - e talvez principalmente, porque são eles que causam as principais disfunções sociais - os imigrantes africanos que fogem da pobreza, da guerra, da falta de condições de vida, e vão em busca do sonho europeu.

É centrada num grupo deles que Boarding Pass tem o seu ponto fulcral e mais imediato, mas possivelmente o que deu mais trabalho a criar e desenvolver para surgir credível e consistente aos olhos do leitor: uma história pessoal de jovens diferentes, com origens, formações e sonhos díspares que, num país estrangeiro, em condições complicadas, nem sempre legalizados, sujeitos às pressões e extorsões de gangues, tentam concretizar os seus anseios musicais, artísticos ou apenas de relacionamento e realização pessoal.


Notas finais

Parece-me que o livro justificava um formato maior, que aumentasse também o tamanho dos balões - ou então que fossem estes maiores, o que era possível em muitas das páginas. Como estão, tornam-se difíceis de ler. Para mim, pelo menos...


Com todas as diferenças existentes, a todos os níveis, seja qual for o prisma através do qual se olhe para estas duas obras, não deixa de ser curioso como em Boarding Pass e em A Norte de Sul Nenhum a música cria pontes tão interessantes entre pessoas ctão diferentes, com origens e culturas tão díspares...


Boarding Pass
Ricardo Santo
A Seita/Comic Heart
Portugal, Maio de 2024
175 x 250 mm, 112 p., cor, capa dura
22,00

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 16 de Agosto de 2024; imagens disponibilizadas por A Seita e por Ricardo Santo; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário