Além do original
Uma das questões curiosas que esta colecção Graphic MSP pode levantar, é tentar levar-nos a perceber em que ponto as novas versões das personagens ultrapassam, em (re)conhecimento público e impacto as originais. Neste âmbito, Jeremias e Astronauta, a diferentes níveis, serão dois dos casos mais prementes.
Sei que a resposta não é linear e tem uma componente geracional e temporal de todo não desprezável e, possivelmente, ao atingir este ponto, significa que os autores das novas versões tiveram pleno êxito na explanação da sua arte e das suas interpretações.
Transpondo a questão para a banda desenhada franco-belga, há dois casos sui generis: No que respeita a Blake e Mortimer, clássico entre os clássicos, a diluição dos álbuns originais de Edgar P. Jacobs no meio das inúmeras e sucessivas sequelas e prequelas, acaba por de certa forma esvaziar o peso e a importância do original. A um outro nível, tendo sido desde sempre uma personagem de muitos (leia-se sucessivos) autores, Spirou existe em múltiplas versões, sendo impossível definir se o 'verdadeiro' é o de Rob-Vel (o seu criador), o de Jijé, Franquin, Tome e Janry ou, agora de Émile Bravo.
Mas voltemos a Jeremias que, com esta terceira entrega, Estrela, se afirma claramente, tendo deixado para segundo plano a personagem original de Maurício de Sousa - que até ganhou (re)nov(ad)o protagonismo nas revistas de linha, com a variação assinada por Rafael Calça e Jefferson Costa.
Numa história sobre identidade e afirmação pessoal, mas também sobre assumir a tradição e viver para ajudar os outros, em que as temáticas já exploradas - racismo, preconceito, viver numa concha ou assumir a própria identidade - continuam patentes, há ainda um toque de mistério e sobrenatural que fazem todo o sentido, tendo em conta as questões ancestrais que pesam sobre Jeremias - ou lhe servem de guia?
Jeremias:
Estrela
Rafael
Calça (argumento)
Jefferson
Costa
(desenho)
Panini
Comics
Brasil,
2023
190
x 275 mm, 96 p., cor, capa cartão
R$
44,90 / 10,00 €
(imagens disponibilizadas pela Panini Comics e pelo editor Sidney Gusman; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário