Equilíbrios
Podendo
não parecer, conseguir num mesmo relato equilibrar o lado emocional,
o sentimental, uma investigação policial e até a aventura, é algo
extremamente difícil de conseguir para conseguir satisfazer os
diferentes leitores que procuram especificamente um ou outro dos
aspectos referidos.
Giancarlo
Berardi, com Lorenzo Calza, consegue-o mais uma vez neste Júlia:
A chantagem do passado.
Reconheço que Júlia é um dos meus vícios e que o meu olhar sobre cada um dos relatos que Berardi vai propondo pode ser afectado e condicionado por essa minha visão idílica da personagem mas, enquanto leitor do mais variado tipo de propostas, penso que também consigo o distanciamento necessário para julgar cada uma das novas histórias da criminóloga de Garden City.
Tudo isto, para dizer que A chantagem do passado me proporcionou uma leitura acima da média.
Como quase sempre, a a narrativa toma dois caminhos. Por um lado, a questão pública, um atentado a tiro contra repórter (e agora também fotógrafa) Tina Davis, que desencadeia a investigação oficial; por outro, no âmbito privado, a descoberta por Júlia de um diário da mãe e de uns negativos com uma situação comprometedora para o pai.
Com o auxílio de Leo Baxter - e a distância de Emily, o que é sempre uma nota positiva... - Júlia vai avançar nos dois sentidos, sempre receosa do que uma resposta lhe poderá provocar emocionalmente e desejosa de, mais do que encontrar culpados, descobrir o que os motivou.
Berardi e Calza gerem tudo isto de forma magistral, num relato que se vai desenrolando em paralelo a vários níveis e em diversos locais.
E é nesse relato, em que emoção pura, mistério e suspense se equilibram, se complementam e acabam por dar respostas credíveis e que juntam todas as pontas, que os autores nos mostram como é fácil tirar conclusões do que os olhos vêem e o coração sente, mas é tão difícil ir além do que os sentidos, a emoção e a lógica aparentemente apontam.
Júlia
nova série #20
A
chantagem do passado
História
originalmente publicada em Julia #219 (SBE, Itália, 2016)
Giancarlo
Berardi e Lorenzo Calza (argumento)
Luigi
Pittaluga (desenho)
Mythos
Editora
Brasil,
Janeiro de 2023
160
x 210 mm, 128 p., cor, capa cartão
R$
39,90
(texto publicado originalmente no Tex Willer blog; capa brasileira disponibilizada pela Mythos Editora; restantes imagens disponibilizadas pela Sergio Bonelli Editore; clicar nas imagens para as apreciar em toda a sua extensão)
Sem comentários:
Enviar um comentário