28/10/2024

Jesuit Joe e outras histórias

Histórias que não existem 


Quarto volume da colecção Obras de Pratt, que a Ala dos Livros nos tem vindo a propor, este é, parece-me, o mais interessante e ao mesmo tempo desafiador de todos.
Nestes três relatos cruzam-se homens e demónios, crenças e crendices, o sagrado e o profano, fé e a falta dela, imaginação, tradições, lendas e superstições, com a linha ténue entre todas raramente recta e difícil de seguir.

Coletânea de três histórias, este álbum reúne Jesuit Joe, A Macumba do Gringo e A Oeste do Éden, criadas entre 1977 e 1980 para a coleção Un Uomo, un'avventura, da Sergio Bonelli Editore, que pretendia reunir nela a nata da banda desenhada italiana (Pratt, Battaglia, Crepax, Toppi, Micheluzzi, Manara...) numa série que se afirmasse como um libelo anti-colonialista.

Pratt, assinaria estas três obras primas, 'histórias que não existem' nas palavras de uma das personagens.

À desfilada, atrás de Pratt, seguimos sem saber muito bem o quê. Pode pode ser um túnica vermelha que não o é, um cangaceiro morto que teima em viver ou um oficial britânico alucinado. Nos três relatos, Pratt apresenta-se no seu melhor, o autor único e inigualável, capaz como ninguém te dar sentido ao inexplicável, de deslumbrar com o impossível, de seduzir com o incompreensível, no cruzamento das religiões, das tradições e dos sonhos.

Pode ser um (im)possível arremedo de western, pode ser um relato de confronto, assédio e vingança no sertão brasileiro ou pode ser uma louca perseguição - ou será que é uma fuga? - nos desertos africanos.

Nos três relatos, o irreal assume o protagonismo e a fronteira entre o que somos capazes de aceitar e o que apenas pode ter lugar no imaginário ou nos contos dos grandes narradores, esbate-se completamente.

Graficamente, estamos perante o auge da arte de Pratt, única e inigualável, perante a genialidade do utilizar cada vinheta como pontos de uma sequência que nos aproxima ou nos afasta dos acontecimentos, visando o pormenor ou dando o retrato possível do todo.

O traço é depurado ao limite, está completamente ao serviço da narrativa, e por muito estranho que isto nos possa soar, realmente estas talvez sejam histórias que não existem, no limiar do delírio e da loucura.

Lê-se no posfácio: 'São três obras de pura poesia, abstratas e conceptuais. Nelas, a morte confunde-se com a vida e o todo confunde-se com o sonho'.

Sonhem agora, pois viver tem de ser todos os dias.


Jesuit Joe e outras histórias
Colecção Obras de Pratt
Hugo Prat
Ala dos Livros
Portugal, Setembro de 2024
235 x 320 mm, 160 p., cor, capa dura
35,00 €

(imagens disponibilizadas pela Ala dos Livros; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

5 comentários:

  1. Bastante caro. O mesmo livro em França custa 25€ e nem vale a pena comparar o poder aquisitivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A principal razão são as tiragens, bem superiores em França.
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. Eu senti que dei o dinheiro por bem empregue e comprei com desconto.
    Ao contrário dos lançamentos recentes do Corto Maltese, com preços altos e poucas páginas e muita palha extra (não me refiro às aguarelas, claro) esta edição é bem vinda, são 3 estórias, inéditas em Portugal e que eu há muito queria comprar, são 160 páginas em bom papel e uma capa luxuosa em grande formato.
    Como disse o Pedro Cleto, o Pratt nessa altura estava no seu auge dos seus talentos narrativos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando me refiro a lençamentos recentes do Corto Maltese é no âmbito das reedições a preto e branco do Hugo Pratt, são boas edições mas os herdeiros do Pratt têm de comer, por isso... os direitos pagam-se e bem, aqui foram mais simpáticos senão teriam sido 3 volumes a 30 euros cada, para capitalizar mais.

      Eliminar
    2. Depois de escrever o que escrevi fiquei a pensar, estas 3 estórias não devem estar com os herdeiros de Pratt, pertencem à editora Bonelli?

      Eliminar