11/10/2024

Marvel Zombies: Preto, branco & sangue

Expectativas superadas



Já o escrevi por aqui alguma vez, com certeza: um dos grandes prazeres da leitura é pegar num livro sem expectativas - ou pior, com as piores delas... - e ser surpreendido. Foi o que aconteceu com esta obra que aplica o 'conceito' Preto, branco & sangue aos Marvel Zombies, de forma muito bem conseguida e para lá do expectável.

O 'conceito' da série - custa designá-lo assim - é basilar: pegar em super-heróis Marvel e colocá-los no centro de histórias plenas de violência e, como consequência desta, pintalgar as pranchas alvo e negras de manchas ou salpicos vermelhos rubro.

Da linha Marvel Zombies, até agora só conhecia o arco inicial, escrito por Robert Kirkman (The Walking Dead), a que me rendi devido ao humor negro e à variação introduzida em relação à obra que consagrou Kirkman: os super-heróis zombie mantêm alguma consciência e a capacidade de pensar, comunicar e agir por vontade própria. Isso conferia àquele relato - e confere a estes contos curtos - uma outra dimensão, que varia algures entre o profundamente humano e o doentiamente infectado.

Este volume, sexto na cronologia dos que a G. Floy tem vindo a publicar - e sem dúvida o mais interessante de todos - apresenta um conjunto de histórias que, claro, oscilam no tom e no estilo, também em função do protagonista de serviço, mas a verdade é que praticamente todos eles se revelam interessantes e até surpreendentes, aqui e ali com laivos de humor negro, numa ou mais das vertentes expectáveis: humanidade, violência, procura de solução, satisfação de necessidades básicas a qualquer custo...


Deadpool: Preto, branco & sangue
Inclui Marvel Zombies: Black, White & Blood #1-#4 (EUA, 2023)
Vvaa
G. Floy
Portugal, Setembro de 2024
180 x 275 mm, 152 p., cor, capa dura
23,00

(imagens disponibilizadas pela G. Floy; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário