O regresso ao mundo caótico de The Walking Dead tem(-me) servido para acompanhar a montanha-russa de emoções que Robert Kirkman tão bem soube desenvolver, no momento em que estes mega-volumes da Devir começam a reproduzir material inédito em Portugal.
Entre a exploração do melhor e do pior do ser humano, o modo como ele consegue saltitar entre um e outro e a sua capacidade para nos levar a identificar e a apoiar a selvajaria que recorrentemente se apossa de Rick Grimes e dos outros sobreviventes do apocalipse zombie, a leitura pode ser feita tout-court ou então com alguns matizes.
Um deles, perigoso, imaginarmos - dentro do possível... - o que faríamos no lugar deles. Até que ponto perderíamos a nossa humanidade para conseguirmos sobreviver... Até que ponto libertaríamos o animal existente destro de nós...
A um outro nível, para quem seguiu a série televisiva, é interessante comparar como a narrativa evoluiu num e noutro suporte, com diferenças sensíveis, desde logo ao nível de quem sobreviveu ou não, e das diferentes relações (paixão, ódio, empatia...) que se foram estabelecendo e quebrando.
Por hoje, finalmente, referir que o final do quarto volume, que já inclui material inédito relativamente aos tomos anteriormente editados pela Devir em Portugal, anuncia um dos períodos mais marcantes de The Walking Dead, com o aparecimento de Negan.
The Walking Dead #10 - Aquilo em que nos tornamos
The Walking Dead #11-#12 - Temam os caçadores + Viver entre eles
The Walking Dead #13 - Longe demais
The
Walking Dead - Coletânea 3
Compila
os comics #49-#72
(edição original americana)
Compila
os volumes #9-#12
(edição portuguesa da Devir)
The
Walking Dead - Coletânea 4
Compila
os comics #73-#96
(edição original americana)
Compila
os volumes #13-#14
(edição portuguesa da Devir,
na altura suspensa e agora retomada)
Robert Kirkman (argumento)
Charles
Adlard (desenho)
Cliff
Rathburn (tons cinzentos)
Devir
Portugal,
Maio
e Outubro
de 2024
170
x 260 mm, 540+536
p., pb e cinza, capa mole
39,90
€ (cada)
(imagens disponibilizadas pela Devir; clicar nesta ligação para ver mais ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário