Extremos
Comecei
a leitura curioso, fui perdendo o interesse, acabei razoavelmente
satisfeito.
Desenvolvo já a seguir.
A dupla exposição - uma inesperada surpresa no panorama editorial português no que a Blake e Mortimer diz respeito - é oriunda da colecção original Le Nouveau Chapitre - O Novo Capítulo na versão lusa - que tem como base a junção entre um escritor e um ilustrador, pelo tempo da criação de uma narrativa inspirada no universo de Blake e Mortimer, criado por Edgar P. Jacobs. Não se trata, por isso, de banda desenhada mas sim de texto ilustrado.
Nele, James Huth e Sonja Shillito colocam Blake e Mortimer miniaturizados numa cidade futurista comandada pelos seus arqui-inimigos - Septimus, Miloch, Voronov - apoiados num exércitos de Olriks.
A minha curiosidade era bastante grande, para tentar perceber como funcionaria o pressuposto, mas a curta duração do relato, com o consequente ritmo elevado, e algumas incongruências - nomeadamente relativas à maquete que serve de cenário a grande parte da história - acabaram por transformar esta obra, aos meus olhos, mais num esboço (falso) de um guião de uma BD, do que propriamente numa narrativa autónoma, já que tudo acontece com demasiada facilidade e demasiado depressa. É verdade que o final, também abrupto e inesperado, atenua um pouco a relativa desilusão que a leitura constituiu... A par de ter satisfeito a curiosidade inicial, talvez a tenha justificado, mas fica aquém do esperado.Quanto ao grafismo, se as ilustrações de Laurent Durieux ostentam um belo trabalho ao nível da côr - como já sucedia em O último faraó - fica a sensação de que os protagonistas aparecem muito pouco nelas - por questão de contrato? - ou pelo menos que surgem bastante reduzidos - desculpem a piada fácil... - e perdidos na amplidão do cenário/ilustração, o que esvazia boa parte delas da 'marca' Blake e Mortimer que acho que deveriam ter.
Blake
e Mortimer - A dupla exposição
James
Huth e Sonja Shillito
(argumento)
Laurent
Durieux
(desenho
e cor)
ASA
Portugal,
Novembro
de 2025
255
x 200
mm, 72
p., cor, capa dura
20,90
€
(imagens disponibilizadas pela ASA; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)



Comprei, ainda não li, mas pelos teus comentários tenho a percepção de ter sido enganado
ResponderEliminarCada leitor é um leitor... As opiniões não são todas iguais.
EliminarBoas leituras!