20/04/2011

Manuel Caldas

Começou no Invicta Indie Arts, por iniciativa de Manuel Santo, e está a correr por vários blogs portu-ueses ligados aos quadradinhos, uma homenagem ao editor (restaurador e amante de boas bandas desenhadas) Manuel Caldas, a propósito dos 25 anos do seu fanzine Nemo.
Convidado em cima da hora, numa fase de total falta de tempo, apenas pude disponibilizar excertos de alguns dos vários textos sobre as suas edições que já publiquei aqui no blog, edições essas que agora relembro e que recomendo vivamente e sem reservas.
Foster e Val
Príncipe Valente
Surge… Ferd’nand
Krazy + Ignatz + Pupp
Tarzan dos Macacos
Ferd’nand retorna
O Corvo
Hägar
Os Meninos Kin-Der
Dot & Dash
O Livro do Buraco
Lance
Chamando de novo a atenção para estes livros, quero relembrar que a melhor forma de homenagear Manuel Caldas – e quantas homenagens ele merece, sem dúvida! – é comprar (de preferência, pedindo-lhas directamente), ler e divulgar as obras que ele tem editado. A única forma de ele poder continuar com o seu trabalho de editor.
E de nós podermos desfrutar delas, enquanto leitores.

4 comentários:

  1. Excelente Pedro.

    Obrigado

    Manuel

    ResponderEliminar
  2. De nada, Manuel. O Caldas merece. Mais!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  3. Nicolau Brandão25/4/11 04:01

    Realmente o trabalho de Manuel Caldas é notável. A nível do restauro das imagens é uma autêntica preciosidade o que foi feito, por exemplo, nos 1ºs Volumes do Principe Valente; infelizmente, pessoas só preocupadas com lucros, não permitiram a continuidade desse trabalho e os últimos volumes publicados já têm uma qualidade muito inferior.
    Da lista apresentada não figura o "LANCE" do qual já saíu mais do que um volume.
    Daqui reforço os agradecimentos para ambos:
    Pedro Cleto e Manuel Caldas.

    ResponderEliminar
  4. Caro Nicolau Brandão,
    Obrigado pela visita e pela atenção.
    Foi na realidade um lapso, que já corrigi. O Lance é outra das grandes bandas desenhadas que o Manuel Caldas disponibilizou aos leitores portugueses.
    Abraço!

    ResponderEliminar