07/01/2016

Bedeteca da Amadora evoca Charlie Hebdo



Hoje, dia 7 de Janeiro, pelas 20h00, inaugura na Bedeteca da Amadora, a exposição documental Estúpidos, maldosos e semanais. Uma constelação em torno do Charlie Hebdo, mostra integrada no programa Os 5 sentidos da banda desenhada, com a colaboração de Osvaldo Macedo de Sousa.
Esta pequena mostra, inaugurada no primeiro aniversário dos atentados que vitimaram, entre outros, membros da redacção do jornal satírico francês Charlie Hebdo, visa mostrar o contexto em que este título (assim como o grupo editorial que o formou, associado à revista Hara-Kiri) surgiu.
Revisitando referências da imprensa ilustrada satírica, os títulos de banda desenhada, imagens da publicação e livros que reflectem a sua história, há ainda um complemento organizado por Osvaldo Macedo de Sousa: “Cartoonismo: uma profissão de risco?”, em que se visitam vários artistas que, no mundo dito do Médio Oriente e Ásia têm sofrido as consequências mais graves pelo seu trabalho artístico, demonstrando que a luta pela liberdade de expressão é verdadeiramente universal, e que a solidariedade deve ultrapassar fronteiras, línguas e culturas.
A inauguração será seguida de uma mesa-redonda informal, com a presença de Nuno Saraiva e Rui Pimentel, e Osvaldo Macedo de Sousa.
A exposição conta com o apoio da Bedeteca da Biblioteca Municipal dos Olivais e do Museu Bordalo Pinheiro, em Lisboa, onde haverá, no dia 23 de Janeiro, um debate associado a este evento, com hora a indicar oportunamente.
Patente até 30 de Janeiro.
Entrada livre.

(Textos e imagens fornecidas pela organização)

Sem comentários:

Enviar um comentário