28/08/2018

Miguel Mendonça: “Decidi investir na área que me apaixonava mais.”






As Leituras do Pedro: Quando começaste a trabalhar para os EUA?
Miguel Mendonça: Comecei em 2013 no livro Grimm Fairy Tales - Unleashed da editora Zenescope. Desenhei umas 10 páginas para o livro 2 dessa série, e depois umas 40 páginas para o livro 5 (o livro completo).

As Leituras do Pedro: Como surgiu essa oportunidade?
Miguel Mendonça: Estive durante algum tempo a construir um portfólio de banda desenhada (com as chamadas páginas de amostra, ou seja páginas feitas com o intuito de mostrar trabalho a um editor caso não tenhamos ainda nada publicado) e a recolher da internet tudo o que era contactos de editoras que aceitavam o envio de portfólio. Enviei então mails para todos os contactos disponíveis. Durante algum tempo não tive resposta, então ao longo de um ano refiz esse mesmo portfólio e voltei a enviar para os mesmos contactos. Dessa vez recebi uma proposta de uma pequena editora chamada Zenescope, que acabaria por ser a minha porta de entrada naquele mercado.

As Leituras do Pedro: O que mudou na tua vida desde essa altura?
Miguel Mendonça: Nessa altura alternava entre o trabalho de BD e o design gráfico/multimédia. Mas rapidamente percebi que ou faria um ou o outro, os dois não me seria possível. Decidi então investir na área que me apaixonava mais. Hoje em dia trabalho quase exclusivamente em banda desenhada.

As Leituras do Pedro: O que mudou na tua relação com as editoras desde então?
Miguel Mendonça: A relação com as editoras não se alterou muito, uma vez que a forma de trabalhar com uma editora mais pequena não varia das editoras maiores, pelo menos por onde passei. Mas ainda bem que foi assim uma vez que a experiência adquirida com a editora mais pequena foi essencial para melhor lidar com a pressão de trabalhar com a DC Comics e personagens mais mediáticas.

As Leituras do Pedro: Em que estás a trabalhar agora?
Miguel Mendonça: Agora estou a trabalhar no livro Detective Comics, com o autor Bryan Hill.

 

As Leituras do Pedro: Qual o teu próximo projecto?
Miguel Mendonça: Neste momento não estou em condições de divulgar.

As Leituras do Pedro: Quais os teus principais trabalhos para os EUA?
Miguel Mendonça: Destaco aqueles em que trabalhei mais do que uma vez: Wonder Woman, Teen Titans, JLA, Nightwing e Detective Comics.

As Leituras do Pedro: Se fosses tu a escolher que personagem gostavas de desenhar?
Miguel Mendonça: Para já está a faltar desenhar o Super-Homem. Já o desenhei oficialmente para a DC, mais ainda não trabalhei num livro da personagem.

As Leituras do Pedro: Como é o teu dia normal de trabalho?
Miguel Mendonça: Agora tenho estado a trabalhar em casa, pelo que é levantar cedo, tomar pequeno-almoço, e mãos à obra. Normalmente gosto de começar a trabalhar antes das 9h00. De resto os dias não variam muito, é levar o dia a desenhar para tentar cumprir o objectivo de uma página por dia.
Agora com um bebé de 4 meses é preciso uma ginástica maior para conseguir conciliar, mas com organização e a ajuda da esposa, a coisa consegue-se.

As Leituras do Pedro: Quantas páginas desenhas por mês?
Miguel Mendonça: 20 a 22.

 

As Leituras do Pedro: Vives do teu trabalho nos comics ou tens outras actividades?
Miguel Mendonça: Neste momento vivo dos comics.

As Leituras do Pedro: Gostavas de ver editado em português alguma das obras que desenhaste? Se fosses tu a escolher qual seria?
Miguel Mendonça: Sim. A escolher, diria talvez o meu último trabalho, no Detective Comics, uma vez que a história (de 5 números ) com o autor Bryan Hill, é começada e finalizada por mim, e tem ainda um vilão cuja idealização participei como co-autor.

[Esta entrevista, bem como as efectuadas, com o mesmo questionário de base, a André Lima Araújo, Daniel Henriques e Jorge Coelho, esteve na base do artigo Assinatura nacional nas criações da Marvel e da DC Comics, publicado no Jornal de Notícias de 25 de Julho de 2018.]

(imagens cedidas pelo autor; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário