26/11/2018

Reimpressões e segundas edições

  

Um sinal/um dos sinais/mais um dos sinais - apliquem o que vos soar melhor - de um mercado em consolidação é a existência de reimpressões e/ou segundas (terceiras, quartas…) edições.
O lançamento de três delas em Novembro, levou à escrita destas linhas.
Refiro-me, claro, a reimpressões ou segundas edições de obras ‘normais’ - designadas assim à falta de inspiração para termo mais ajustado - não das sucessivas reedições de obras intemporais e intergeracionais como Astérix ou Lucky Luke.
Obras que merecem regressar ao mercado porque esgotaram - ou quase - no editor, sem dúvida nenhuma, apenas por esse (bom) motivo ou (também) porque mediaticamente ou conjunturalmente tal se justifica.
No primeiro caso está o volume #2 de Death Note, que regressa âs livrarias seis anos depois do lançamento, sinal inequívoco da popularidade de uma das melhores sérias de manga do catálogo da Devir. E que possivelmente indicia que o mesmo virá a acontecer, a seu tempo, com os restantes volumes da série.
No segundo ponto - escrevo eu - ‘encaixa’ a reimpressão da 2.ª edição de A Viagem do Elefante, de João Amaral, devido ao esgotamento dos 2500 exemplares da edição original, a par das recentes comemorações dos 20 anos do prémio Nobel da Literatura atribuído a José Saramago, que voltaram a mediatizar o escritor português - e, eventualmente, por (algum) arrastamento, a adaptação de um dos seus romances em BD. A sua inclusão no Plano Nacional de Leitura é mais um ponto a justificar a disponibilização de mais exemplares.
Este último aspecto aplica-se também a Comer Beber, de Filipe Melo e Juan Cavia, e terá mesmo justificado uma nova edição de uma obra que na sua génese, aparentemente (?), estava destinada a nunca ser reeditada, por vontade dos autores. O mediatismo de Filipe Melo terá contribuído para esta decisão editorial, sendo pena que a 2.ª edição deste livro - cujo primeiro conto o argumentista já adaptou em cinema - não tenha servido antes para uma nova edição, de maior formato, qjue a arte merecia. Desta forma, a novidade em relação à anterior fica-se pela capa, mole e com nova ilustração - e por um preço (ligeiramente) mais simpático.
Sejam quais forem os motivos, são oportunidades renovadas de descoberta de obras, de alguma forma já referendadas por um número apreciável de anteriores leitores...

Death Note #2 (2.ª edição)
Tsugumi Ohba (argumento)
Takeshi Obata (desenho)
Devir (Portugal, Novembro de 2018)
130 x 190 mm, 200 p., pb, brochado
9,99 €

A Viagem do Elefante (reimpressão)
Baseado no Romance de José Saramago
João Amaral
Porto Editora
Portugal, Novembro de 2018
195 x 260 mm, 124 p., cor, cartonado
19,90 €

Comer Beber (2.ª edição)
Filipe Melo (argumento)
Juan Cavia (cor)
Tinta da China
Portugal, Novembro de 2018
140 x 195 x 10 mm, 72 p., cor, capa mole
13,90 €

(imagens disponibilizadas pelas editoras; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

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