04/01/2023

Macho-Alfa #2

Trambolhão




Já nos habituámos a isto, de tantas vezes visto: o super-herói de serviço, no seguimento de um percalço ou uma traição, após ser incriminado ou enganado, entra numa espiral negativa que o leva em queda acelerada até bater no fundo.
Mas… será que é assim com o super-herói português Macho-Alfa?

[Voltemos um pouco atrás no tempo.] David Ferreira, o tal super-herói português que, como vimos no primeiro álbum, é mimado, egoísta e malcriado, está sentado em tribunal. Entre as acusações contra ele, contam-se o assassinato de mais de meio milhar de vítimas colaterais e a destruição de muitos milhares de euros de património, público ou privado, ao longo de 20 anos de serviços (super-)heróicos.

Perante os juízes, numa sala apinhada, Ferreira - o Macho-Alfa - vê o caso agravar-se quando todos o parecem abandonar, do pai aos patrocinadores, daqueles que foram salvos aos que se aproveitaram dos seus talentos, dos que lhe eram próximos àqueles que o vitoriavam nas ruas - e agora o vaiam e apupam.

A queda - mais apropriadamente trambolhão… - parece inevitável, a não ser que o super-herói recorra ao psiquiatra ou… continuando a pensar só em si e nos seus interesses, decida mandar tudo às malvas e…

...e o resto terão de ler, nesta sátira ao género de super-heróis - mas também aos vícios e contradições das sociedades ocidentais - em que Filipe Pina e Osvaldo Medina continuam a desconstruir o género para nosso divertimento, numa sucessão de peripécias em que ao Macho-Alfa não falta um amuo na Lua, a participação num talk-show televisivo com uma apresentadora histérica, constantemente aos guinchos e pouco inteligente - como há tantas, senhores… - ou um saltinho ao Afeganistão...

Como senão, numa leitura equilibrada e que concretiza aquilo a que se propõe, fica a rapidez com que se lê este segundo tomo (de quatro) que deixa muita vontade para mais, sabendo que só daqui a um ano - um pouco menos talvez - teremos o volume seguinte, assim os autores continuem a cumprir os prazos que prometeram.


Macho-Alfa #2 (de 4)
Filipe Duarte Pina (argumento)
Osvaldo Medina (desenho)
A Seita/Comic Heart
Portugal, Dezembro de 2022
200 x 280 mm, 64 p., cor, capa dura
16,00 €

(imagens disponibilizadas pelas editoras A Seita e Comic Heart; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

4 comentários:

  1. Como assim, "se os autores continuarem a cumprir os prazos que prometeram"??!

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=608047921323411&set

    O terceiro volume está praticamente acabado!

    ResponderEliminar
  2. Óptimo! Confirma-se então o que escrevi: teremos o terceiro volume neste ano de 2923.
    Boas leituras... e edições!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo5/1/23 23:18

    Daqui a 900 anos 😁, espero que os meus descendentes gostem de BD seja lá ela como for ....

    ResponderEliminar