06/06/2024

Reckless #4: O fantasma em ti

Dar a volta ao leitor


Em entrevista recente, Luís Louro manifestava a sua preferência por séries porque permitem "ir conhecendo (...) as personagens de um modo mais consistente". Se essa familiaridade dos protagonistas com o leitor se torna real e possibilita uma identificação total ao ponto de antecipadamente sabermos o que nos espera e como as personagens irão actuar nas situações que terão de enfrentar, por vezes os autores gostam de dar a volta - o que só enriquece as séries e as suas galerias de protagonistas.
É o caso desta quarta entrega de Reckless em que, de repente, tudo o que dávamos por certo e seguro parece ausente, forçando-nos a entrar na história como pela primeira vez.

Ou quase, concedo.

A razão para isso - e se quiserem ir ler primeiro o livro é a altura certa para largarem este texto - é que em O Fantasma em ti, Brubaker e Phillips optaram por entregar o protagonismo a Anna Keller, a 'secretária' de Ethan, e não a este último, acentuando uma tendência em crescendo para nos dizer cada vez mais sobre ela.

Dessa forma, o leitor fica a ganhar duplamente. A par da habitual consistência gráfica e narrativa, e de um enredo fiel aos parâmetros da série, os autores aprofundam o nosso conhecimento da sua 'metade feminina' conseguindo, dessa forma, colocar-nos perante uma narrativa renovada em termos de desenvolvimento e de acção/reacção.

Isto torna-se ainda mais evidente e estrutural e narrativamente desafiador, porque Anna, na ausência de Ethan, a pedido de uma estrela cinematográfica, vai investigar uma mansão em renovação, associada a um dos casos mais infames e tétricos de Hollywood que - supostamente? - está assombrada.

Com a habitual estrutura policial, aqui com um toque de fantástico, mais uma vez com o mundo da indústria do cinema como pano de fundo e com os limites - os vários limites, a vários níveis - a serem quebrados, Brubaker, com o traço cada vez mais estilizado de Phillips, leva-nos por um relato esconso e negro, com segredos escondidos e verdades distorcidas, em que torcemos - e de que maneira! - por Anna e pela sua sobrevivência, o que nos deixa em suspenso até ao final.

Final esse que nos deixa convencidos e satisfeitos por termos embarcado em mais esta viagem e nos garante que, após quatro tomos, a série Reckless está mais sólida e consistente do que nunca.


Reckless #4 - O Fantasma em ti
Ed Brubaker (argumento)
Sean Phillips (desenho)
G. Floy
Portugal, Março de 2024
180 x 275 mm, 144 p., cor, capa dura
22,00 €

(imagens disponibilizadas pela G. Floy; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as apreciar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre o tema destacado)

2 comentários:

  1. Anónimo6/6/24 15:46

    Provavelmente a melhor série em publicação na actualidade.

    ResponderEliminar