10/07/2024

Madeleine, Résistante #1

Mais do que temática geracional




A minha geração - possivelmente por influência da anterior, que viveu, mesmo que à distância (e com a sombra guerra colonial de perto) os efeitos da II Guerra Mundial, sempre teve uma apetência especial por esta temática.

Filmes como Os canhões de Navarone, séries como Colditz, os romances de Hand Helmut Kirst ou Sven Hassel ou, claro, bandas desenhadas como Major Alvega, Ene 3, Mamselle X ou Buck Danny - exemplos (pouco numerosos) que me foram acudindo à memória durante a escrita - acompanharam a minha adolescência e juventude, oferecendo uma ampla gama de visões sobre uma mesma época.

Em França, cujos habitantes sofreram na pele a invasão nazi, o colaboracionismo e a as vinganças pós-libertação, a temática é ainda muito presente e um dos bons exemplos - como também o é o genial Spirou - A esperança nunca morre - é este Madeleine, Résistante há muito em lista de desejos, agora concretizado.

Biografia de Madeleine Riffaud contada pela própria a Jean-David Morvan e desenhada por Dominique Bertail, que utiliza com mestria uma paleta apenas em tons de azul, neste primeiro volume da trilogia prevista prepara (o leitor e) o caminho da jovem para a entrada na resistência activa.

As influências paternas e do avô, as dificuldades do momento específico em si para uma jovem ainda menor no início do relato, os abusos - figurados e literais... - dos ocupantes e dos seus colaboradores locais, a tuberculose de que sofre a protagonista, o secretismo da Resistência, a determinação em chegar até ela, são alguns dos elementos que fazem deste um relato apaixonante (mais) para quem pertence à minha geração e fundamental para as novas gerações a quem esta História chega em tom difuso, deturpado e como algo (enganadoramente) longínquo.


Nota final

Este primeiro tomo termina com uma banda desenhada curta que reconta como Morvan conheceu Madeleine Riffaud e esta, apesar de uma primeira recusa, acabou por ser convencida a contar a sua experiência através de uma BD para que a(s suas) memória(s) não se perdesse(m).


Madeleine, Résistante #1 La Rose dégoupillée
Madeleine Riffaud e Jean-David Morvan (argumento)
Dominique Bertail (desenho)
Dupuis
Bélgica, 2021
237 x 310 mm, 128 p., cor, capa dura
23,50

(imagens disponibilizadas pela Dupuis; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário