30/10/2024

7 Senhoras

Recordar a infância e questionar estereótipos





Distinguido com o Prémio Revelação no Amadora BD 2023, 7 Senhoras, então em auto-edição da autora, chega agora às livrarias numa edição cuidada da Ala dos Livros, aumentada com uma história inédita e um prefácio de Nicoletta Mandolini.

Mais conhecida como realizadora de cinema de animação, Margarida Madeira quis neste livro destacar uma série de mulheres - a vizinha, a bisavó, a analfabeta que sabia muito, a dona da loja, a avó emprestada que usava calças... - que, de alguma forma, marcaram em determinados momentos a sua infância, para além de questionar alguns estereótipos que ainda estão ligados à posição da mulher na sociedade.

Colectânea de oito memórias da autora, reais, imaginárias ou imaginadas, moldadas à medida da capacidade de observação da menina que era e limitadas ou potenciadas pela sua imaginação e pela vivência numa pequena localidade, são contos curtos que revelam humor, sensibilidade, a ingenuidade infantil de quem ainda não descobriu a maldade do mundo, ternura e até saudade, aqui e ali com um apontamento mais negro ou cruel, que os nossos olhos adultos descobrem mas ainda estavam ocultos do olhar cândido da muito jovem Margarida.

De forma curiosa, possivelmente devido ao pequeno tamanho da autora, ainda criança, quando comparada com aquelas senhoras com quem se foi cruzando, na capa e nos separadores dos relatos, elas são definidas pelos seus pés e calçado.

Graficamente, a simplicidade do traço e a utilização parcimoniosa e contida da cor para a tornar mais relevante, em paralelo e de forma complementar com a grande dinâmica do desenho, onde é legítimo adivinhar a influência do cinema de animação, contribuem para fazer fluir uma leitura, muito mais assente na interpretação das sequências gráficas, do que nos textos escritos que servem apenas para situar a acção e apresentar e definir as intervenientes.

E com o Dia Nacional da Banda Desenhada Portuguesa assinalado ontem [18 de Outubro de 2024] pela primeira vez, esta é mais uma das propostas que nos últimos meses os criadores portugueses têm feito, revelando o enorme potencial desta arte e o estado adulto que ela já exibe no nosso país.


7 Senhoras
Margarida Madeira
Ala dos Livros
Portugal, Setembro de 2024
210 x 270 mm, 120 p., cor, capa dura
26,00

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias a 19 de Outubro de 2024 ; imagens disponibilizadas pela Ala dos Livros; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

1 comentário:

  1. Outra excelente surpresa. Terno, interveniente, imaginativo.

    ResponderEliminar