A confirmação
Volto - brevemente - a esta magnífica obra de Matthias Lehmann porque, na leitura do primeiro volume posso involuntariamente ter deixado no ar algo que quero confirmar.
Como era expectável e no contexto concreto, dificilmente não ocorreria este volume 2 dar razão a tudo o que o primeiro tinha afirmado e exibido.
Em relação aoque ficou então escrito, quero apenas acrescentar um aspecto que me parece especialmente relevante: a forma como o autor gere História e ficção, tirando àquela a carga e o peso - e como era fácil ter descambado para demasiada informação... - para dar a primazia à vida dos irmãos Wallace, embora sempre no contexto óbvio e incontornável dos acontecimentos sociais e políticos que no século passado marcaram o Brasil no longo período que o livro abarca.
Entre revoluções falhadas, sonhos destruídos, libertinagem, censura, tortura, favores especiais e vidas destruídas, Chumbo, obra una no conjunto destes dois volumes, revela-se um retrato a um tempo apaixonante e repugnante de pedaços da vida daquele país.
Reitero, assim, o conselho de lerem Chumbo, embora precavidos para uma leitura forte e intensa, mas absolutamente aconselhável, no rico período editorial que atravessamos.
Chumbo
- Parte 2
Matthias
Lehmann
Levoir/Público
Portugal,
12
de Outubro
de 2024
195
x 270 mm, 168
p., pb, capa dura
13,90
€
(imagens disponibilizadas pela Levoir; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário