15/10/2024

Clássicos da Literatura Portuguesa em BD #10 Maria Moisés

E das águas saiu



Se alguns destes clássicos que a colecção Levoir/RTP são desafiantes pela forma como os autores conseguem recriar obras que todos (re)conhecem, outros surpreendem por adaptarem criações 'obscuras' - passe o exagero - dos grandes escritores portugueses, como é o caso deste Maria Moisés, saído da pena de Camilo Castelo Branco.

Nestes casos, a BD torna-se uma oportunidade de descoberta e o mínimo que se pode dizer é que Carina Correia e Joana Afonso, a primeira 'dupla feminina' destes Clássicos da Literatura Portuguesa em BD, realizaram uma adaptação escorreita e com grande legibilidade.

Concedo que o original não era desafiador e até que a trama tinha pouco por onde surpreender, sendo até bastante previsível no desfecho dos dois relatos em que Maria Moisés se divide.

O argumento de Carina Correia, a estrear-se aqui em BD, consegue ser quase sempre bastante contido no que à utilização de texto diz respeito, o que permite que a leitura tenha um ritmo agradável e leve o leitor em tom de passeio por terras de Vila Real, onde, segundo os gostos da época, decorre este conto trágico e com laivos de crítica social, sobre amores socialmente indesejados e crianças nascidas fora (ou antes) do casamento.

Joana Afonso, com a grande experiência que já possui aos quadradinhos, optou aqui por uma planificação mais tradicional, com uma ou outra variação como vinhetas dentro de vinhetas ou 'passeio' das personagens pelas vinhetas, para evitar a monotonia. A alternância entre três e quatro tiras por página - excepcionalmente duas - se nalguns casos provocou uma maior densidade da mancha desenhada, revelou-se necessária para receber todo o relato. No entanto, quando a opção recai em pranchas menos preenchidas, naturalmente o traço dela brilha mais alto e permite tornar as cenas e os rostos mais expressivos.

A alternativa era ter reduzido o texto (ainda mais) bem como algumas cenas, mas isso expurgaria a adaptação de uma certa grandiosidade narrativa que era norma na época, de alguma forma traindo o espírito original. 


Clássicos da Literatura Portuguesa em BD #10 Maria Moisés
Adaptação da obra original de Camilo Castelo Branco
Carina Correia (adaptação e argumento)
Joana Afonso (desenho)
José Veira (dossier)
Levoir/RTP
Portugal, Outubro de 2024
210 x 285 mm, 56 p., cor, capa dura
15,90 €

(imagens disponibilizadas pela Levoir; clicar nesta ligação para ver maispranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário