Edições periódicas de
banda desenhada este mês disponíveis nas bancas portuguesas.
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DC Comics em Novembro
(Panini Comics)
A Sombra do Batman #9
Batman #9
Lanterna Verde #9
Liga da Justiça #9
Superman #9
Universo DC #9
Marvel em Novembro
(Panini Comics)
Avante Vingadores #59
Homem-Aranha #135
Os Novos Vingadores #110
Universo
Marvel #33
Wolverine
#99
X-Men #135
Turma da Mónica em Novembro
(Panini Comics)
Almanaque da Mônica #39
Almanaque do Cascão #39
Almanaque do Cebolinha #39
As Melhores Histórias do Pelezinho
#4
Cascão #77
Cebolinha #77
Chico Bento n#77
Colecção Histórica Turma da Mônica
#35
Grande Almanaque da Turma da Mônica
#13
Historinhas de Duas Páginas Turma da
Mônica #8
Magali #77
Monica Teen #7
Mónica Joven #7
Mônica #77
Mónica y su Pandilla - Turma da Mónica em Espanhol #26
Monica’s Gang - Turma da Mónica em Inglês #26
Neymar #2
Pelezinho Passatempos Divertidas #2
Ronaldinho Gaúcho #77
Turma da Mónica – Saiba mais #68 – História
do teatro
Turma da Mônica – Uma aventura no
parque #77
29/11/2013
Super-Heróis DC Comics – Série II #1 – Super-Homem: Homem de Aço
John Byrne (argumento e desenho)
Dick Giordano (arte-final)
Tom Ziuko (cor)
Levoir/Sol
Portugal, 29 de Novembro de 2013
170 x 260 mm, 176 p., cor, cartonada
8,90 €
De uma forma simbólica, este é, possivelmente, o livro ideal
para iniciar esta nova vida dos Super-Heróis da DC Comics, que hoje começa, agora albergados
numa nova casa, o semanário Sol, durante (pelo menos) dez semanas.
Este Homem de Aço
- que compila os seis números da mini-série Man
of Steel, de 1986 - marca a actualização da origem do Super-Homem, num bom
trabalho de John Byrne, após uma série de sucessos na Marvel, com os X-Men,
Quarteto Fantástico ou Tropa Alfa.
[No entanto, a perda de popularidade (e das consequentes
vendas) não foi suficientemente estancada, o que veio a originar, há coisa de
20 anos, a longa e penosa trapalhada que fez o Super-Homem morrer, passar pelo
limbo e ressuscitar. E se em termos de BD essa fase é algo para esquecer, em
termos meramente comerciais (o que na verdade interessa a quem edita comics de
super-heróis) esse foi um grande sucesso da DC Comics que relançou o herói
junto de um público que o estava a esquecer.]
Memórias à parte, esta actualização operada por John Byrne,
a par da modernização do traço – arejado e bastante limpo - e dos conceitos
originais, aqui mais próximos do que os comics de super-heróis eram em meados
dos anos 80 e ao encontro do que os leitores esperariam, define em centena e meia de páginas o que iria ser o novo Super-Homem.
Assim, após Jonathan Kent contar ao filho (adoptivo) como o encontrou, este decide trocar Smalville por
Metropolis, para de alguma forma encontrar o seu lugar, e, após um salvamento
‘à civil’, em que conhece Lois Lane, opta por preservar a sua identidade ‘costurando’
o fato que (re)conhecemos e optando - num (re)apelo à ingenuidade dos leitores - pelos óculos e penteado diferente para diferenciar o ser mais poderoso da Terra do apagado Clark Kent.
De seguida, o Byrne argumentista brilha mais, ao balizar o
seu percurso – em que Clark assume várias vezes o protagonismo – através dos primeiros contactos com Lois Lane, Batman,
Lex Luthor, Bizarro e Lana Lang, sendo o conjunto de impressões e influências
que recebe e exerce em cada um o que vai levar o leitor a intuir o seu carácter e
motivações.
28/11/2013
Tsunami
Stéphane Piatzszek (argumento)
Jean-Denis Pendanx (desenho)
Futuropolis
França, 8 de Novembro de 2013215 x 290 mm, 112 p., cor, cartonado
20,00 €
Este foi um caso de sedução à primeira vista. Mal folheei Tsunami, fiquei prisioneiro do traço e
das cores de Pendanx e, sem resistir, esqueci o monte (que alternadamente vai
crescendo e mingando) de leituras (mais ou menos) urgentes que tenho para
fazer.
Em boa hora o fiz, pois a sedução que o desenho exerceu,
estendeu-se ao argumento, num relato poético e sensível, que apela mais às
emoções e à contemplação do que à adrenalina.
História que podia ser real, narra a chegada de Romain à
ilha de Sumatra, na Indonésia, nove anos após o tsunami que devastou aquela
região do globo.
Tem apenas 24 anos e chega em busca da irmã, com quem a
diferença de idades – ela é 16 anos mais velha – nunca permitiu grande intimidade;
irmã que desapareceu sem deixar rasto nem dar notícias, após um período de
voluntariado ao serviço de uma ONG, para auxiliar as vítimas daquela tragédia
natural.
Sem nunca ter saído de França, de certa forma ainda a
despertar para a vida de adulto, Romain vai deparar com um país – que pensa
conhecer de cor pelas muitas fotografias que viu mas que se vai relevar um imenso
mistério que ele terá de desvendar – ainda a braços com as consequências do
tsunami, a principal das quais será as muitas vítimas que ficaram por encontrar
e a quem não foi possível fazer o funeral.
Entre as dificuldades de uma língua diferente, de uma
geografia diferente feita de inúmeras ilhas e ilhotas, de uma forma de estar
diferente e de hábitos e tradições culturais totalmente diferentes, Romain, a
par de uma relação tumultuosa com Jessie, experiências com drogas e algumas
ajudas inesperadas, vai crescer, descobrir uma faceta que desconhecia na irmã e
o segredo que a levou a desaparecer.
Para narrar esta busca – que se revela dupla, da irmã,
desaparecida, e de si mesmo, num percurso iniciático – Piatzszek opta por um
registo poético, sensível e de uma enorme ternura – mas não lamechas – dando a
Romain tempo para crescer e passando ao papel desenhado, com uma naturalidade
desarmante, aspectos sobrenaturais – estranhos para nós europeus – das
tradições indonésias relacionadas com o culto dos mortos e a condução para o
céu das almas perdidas.
O desenho – num regresso circular ao princípio deste texto –
se nem sempre apresenta as devidas proporções, é de uma imensa harmonia com o
tom do registo, alternando sequências gráficas narrativas com belíssimas ilustrações
de página inteira que deslumbram e apelam à contemplação, ao mesmo tempo que
conseguem transmitir uma sensação de paz interior e tranquilidade que apetece
pelo contraste que apresenta com a correria do nosso quotidiano.
27/11/2013
Spaghetti- Intégrale #2 e #3
René Goscinny (argumento)
Dino Attanasio (desenho)
Le Lombard
França, Agosto e Outubro de 2011
220 x 295 mm, 144 p., cor,
cartonado
25,50 €
Se, como já escrevi aqui,
sempre considerei esta uma série menor no contexto criativo do grande Goscinny
e, também, de certa forma, no conjunto das grandes séries humorísticas franco-belgas,
a leitura do segundo integral sublimou a boa impressão deixada pelo primeiro e deixou-me
completamente rendido às desventuras do pequeno e simpático Spaghetti e do seu
insuportável primo Pomodoro. O que a leitura do terceiro tomo - comprado por 5
€ em saldos recentes da FNAC! – apenas veio confirmar.
Isso deve-se, fundamentalmente – e sem desprimor para o bom
trabalho gráfico de Dino Attanasio - à forma como Goscinny orquestrava e
desenvolvia ideias e situações aparentemente banais, acumulando peripécias,
fazendo suceder os gags e as confusões a um ritmo avassalador, explorando-as até
limites inimagináveis, brincando com as palavras e as expressões (aqui de forma
sublime ao reproduzir o sotaque italiano dos dois protagonistas), levando ao
limite o esmiuçamento das suas características intrínsecas, demonstrando porque
é, ainda hoje, um dos maiores humoristas de língua francesa de todos os tempos.
Algo a comprovar, pela (re)leitura destas (ou doutras) histórias
de Spaghetti, de preferência na língua original, sempre para prazer e gáudio do
leitor.
26/11/2013
Leituras Novas – Novembro de 2013
Os textos, quando
existem, são da responsabilidade das editoras, com alteração para a grafia
pré-Acordo Ortográfico da responsabilidade de As Leituras do Pedro.
Algumas das edições
aqui apresentadas podem ter sido editadas anteriormente,
mas só agora tomei
conhecimento delas.
ASA
As Águias de Roma: Livro IV
Marini
As runas já o haviam
anunciado: ele era aquele que iria unir as tribos da Germânia. Mesmo que para
isso tivesse de trair Roma, que tudo lhe deu, que fez dele o homem que ele é
agora.
Armínio vai então
desafiar o império romano. E Marco vai afrontar Armínio, o seu irmão de sangue.
Assim se cumprem os destinos, desprezando a história e a amizade. E, quem sabe,
também o amor… Porque, embora Marco seja soldado e romano, quem vive no seu
coração não é o império, mas sim Priscilla. Priscilla que, mais uma vez, parece
escapar-lhe.
Renunciará ele à sua
amada e àquele filho que chama «pai» a outro homem?
•Série histórica que
retrata o período do Império Romano, recheada de aventuras, combates e
intrigas.
• Marini é
considerado um dos grandes nomes da nova geração.
•Vai ser editado em
simultâneo com a edição francesa.
Associação Tentáculo
Zona Gráfica #3
Ana Oliveira (autora entrevistada
neste número), Aleksander Stevanov, António Valjean, Caio Majado, Carla
Rodrigues, Carlos Rocha, César Évora, Décio Ramirez, Elisa de Sousa, Fil,
Flávio Almeida, João Raz, Luís Figueiredo, Magnus, Márcio Martins, Matheus
Moura, Melina França, Miguel Peres, Miguel Santos, Milena Azevedo, Nuno
Ribeiro, Pedro Carvalho, Quico Nogueira, Rui Alex, Sérgio Mousinho, Sónia
Brochado, Wendell Cavalcanti, Xico Santos
Este número, como
todos os que têm o subtítulo Gráfica, não tem tema definido, e é composto
por 104 páginas, 30 a cores e 74 a preto e branco.
Conta com a participação de 28 autores, nacionais e estrangeiros, dos quais 12
participam pela primeira vez na Zona.
A capa desta vez é da autoria do António Valjean.
A capa desta vez é da autoria do António Valjean.
O livro pode ser
adquirido directamente à Associação Tentáculo através deste e-mail zona.bd@gmail.com e em breve nas lojas do costume.
Nas compras directas
à Associação Tentáculo, o envio para território nacional é feito gratuitamente.
Os sócios têm desconto mínimo de 15%.
Os sócios têm desconto mínimo de 15%.
Clube do Autor
Ofélia
Julieta Arroquy
Insónia
No presépio…
José Pinto Carneiro e Álvaro
O Presépio é tão
bonito, tão inspirador. É uma representação pura da paz, do amor, dos valores
fundamentais da vida em comunidade. Mas isso é porque os elementos que compõem
esse presépio estão sempre calados e normalmente são de barro. Eis, na Banda
Desenhada “No Presépio…”, o verdadeiro e genuíno presépio vivo. O Zé, a Maria,
o Burro, a Vaca e o Menino no seu quotidiano exuberante, dramático,
corriqueiro, cómico, parvo… Principalmente parvo.
40 páginas.
Preto e branco.
24 x 17 cm.
Brochado9 euros
(despesas de envio incluídas em envios para Portugal)
Encomendas
Encomendas
La Imprenta (Uruguai)
Príncipe Valiente
Harold R. Foster
Ya está impreso (con
la calidad de siempre) y está siendo encuadernado el noveno volumen – “Los
Guerreros de Hierro” – de la más estimada edición de la obra de Hal Foster,
producido por Manuel Caldas para la editorial La Imprenta, de Uruguay. Por lo
tanto, puede pedirse y pagarse hoy mismo, pues semana que viene empezará el
empaquetamiento de los ejemplares.
El precio sigue
siendo de 25 Euros, más gastos de correo certificado (6 Euros por un ejemplar,
8.50 por dos, 11.50 por tres, 13.50 por cuatro y 15 por cinco o seis). Puede
pagarse por transferencia bancaria, Paypal (de preferencia hágalo como
“personal”/“other” o "Voy a enviar dinero a familiares o
amigos"), giro postal o Western Union.
La única forma de
pago que nunca tiene costes para el cliente es Paypal, así que si no tiene
Paypal vale la pena buscar un amigo que lo tenga y pueda pagar por usted.
Respecto a transferencias, hay bancos que no cobran nada dentro de Europa,
otros que cobran un poco y otros (¡cuidado!) que cobran muchísimo.
Atención: para los
primeros 100 pedidos hay un regalo: una cartulina con la reproducción de una
viñeta (la quinta de la plancha 464) reproducida del original y a tamaño real.
Los incondicionales
de “Príncipe Valiente” pueden aprovechar para enviar 5 Euros más para adquirir
una reproducción facsímile de un folleto producido en 1958 por King Features
Syndicate para promoción de la serie. Como puede verse en las fotos de abajo,
en él se reproduce una página de “Prince Valiant” en color y con el tamaño de
los periódicos.
¡Y viva el Príncipe
Valiente (de Foster)!
Polvo
Comic Transfer
Till Lassman e Ricardo Cabral
COMIC-TRANSFER resulta
de um intercâmbio artístico luso-alemão, sob a égide do Goethe-Institut
Portugal.
Teve o seu início com
o artista português Ricardo Cabral, que visitou a Alemanha durante duas semanas,
em meados de Julho de 2012, passando primeiro por Hamburgo e depois por Berlim,
com uma curta passagem pelo Festival de Desenho de Stralsund.
Seguiu-se a visita do
parceiro de intercâmbio Till Laßmann a Portugal, em Outubro de 2012. Till
Laßmann começou a sua viagem no Porto, seguindo depois para Lisboa.
Nas páginas deste
livro estão reunidas as suas visões, que reflectem a forma como vemos os outros
e como os outros nos vêem a nós, as experiências e impressões das cidades
visitadas, através do dia-a-dia dos habitantes, dos locais mais apetecíveis,
das mulheres nas idas às compras, das vistas panorâmicas dos telhados, das
pessoas nos cafés ou simplesmente a passear ao longo do rio...
Enjoy.
Formato: 230 x
165 mm
Páginas: 168, a
cores
Capa: a 4 cores,
com badanas
PVP (IVA
n/incluído): 18,87 euros
Quarto de Jade
Os Labirintos da Água
Diniz Conefrey
Esta nova edição do Quarto de Jade apresenta três
adaptações realizadas por Diniz Conefrey em banda desenhada, incluindo o texto
original de (uma ilha em sketches). As outras duas sequências visuais
que este livro contem passam pela adaptação do texto “Aquele que dá a vida” e
“A Máquina de Emaranhar Paisagens”, este ultimo ausente na primeira edição
destes trabalhos, com o título Arquipélagos (Edições Íman, 2001). Os Labirintos
da Água encontra-se disponível na loja do
site Quarto de Jade e convidamos todos os interessados a visualizar a exposição
virtual relativa a este livro, com o título Brancos Arquipélagos, na galeria do mesmo site. De resto, as
considerações que poderão ser múltiplas encontrarão, de certo, os sentidos mais
íntimos no silêncio da leitura interior.
Páginas: 112
Dimensões: 24 x 17 cm
REF: PR-005154
Preço: € 18.00
REF: PR-005154
Preço: € 18.00