20/02/2019

Batman 80 anos, a nova colecção Levoir/Público






Como já foi largamente anunciado, começa amanhã a nova parceria da Levoir com o jornal Público, uma colecção dedicada aos 80 anos de Batman - com conteúdo variado, com algumas surpresas e lombada com desenho.
Os títulos, autores e capas estão já a seguir.

(imagens e informação disponibilizadas pela editora; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

A colecção

1. Jogo Final
Scott Snyder e Greg Capullo
21 de Fevereiro

2. Peso Pesado
Scott Snyder e Greg Capullo
28 de Fevereiro

3. Bloom
Scott Snyder e Greg Capullo
7 de Março

4. Gothtópia
John Layman e Jason Fabok
14 de Março

5. Noel: Um Conto de Natal
Lee Bermejo
21 de Março

6. Ícaro
Francis Manapul e Brian Buccellato
28 de Março

7. Black & White: Os melhores contos noir
Richard Corben, Matt Wagner, Katshuiro Otomo
4 de Abril

8. O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar parte 1
Frank Miller
11 de Abril

9. O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar parte 2
Frank Miller
18 de Abril

10. Antologia Batman: 80 Anos de Aventuras
Tom King, Paul Dini, Len Wein, Neal Adams
25 de Abril

13 comentários:

  1. Os 3 primeiros de certeza que compro.

    O TDKR já nem sei quantas edições comprei ao longo dos anos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar não é o TDKR, é a continuação "The Dark Knight Strikes Again", que é inédita em Portugal.

      Agora, se se refere aos deluxe e absolute originais do TDKR, ou à edição definitiva editada pela Panini, então também incluem esta continuação.

      Em todo o caso, é uma história perfeitamente dispensável, com a falta de qualidade a que o Frank Miller nos tem habituado nos últimos anos.

      Eliminar
    2. Nao reparei que era o Strikes Again, que já tinha lido em inglês quando saiu, sim é mau, o FM estava a passar por uma má fase e isso nota-se, também li na altura que foi feita a contra-gosto.

      A escrita e a arte são más, paralelamente estava a trabalhar no Sin City e no #300, obras mais bem sucedidas.

      De qualquer forma a arte dele não voltará ao que era e isso nota-se no "Master Race", não sei se devido à doença de que sofre.

      O "Noel" penso que saiu em formato maior, não "cabe" aqui, se quisermos apreciar convenientemente a arte do Bermejo, era quase formato franco-belga, A4.

      Sim, e porque o dinheiro não estica e eu como coleccionista não valho nada prefiro investir nos 3 primeiros que são um ponto alto recente e que ainda não tinha lido.

      Eliminar
    3. O formato em que o Noel originalmente saiu é o formato comic normal, mas mais tarde saiu um Deluxe HC Noel no formato oversized (semelhante ao que temos usado mais regularmente na G. Floy).

      O Strikes Again é fraco, embora tenha momentos muito bons, especialmente na composição e narração sequencial (acho que poucas pessoas o fazem tão bem como o Miller), e a história em si não é má, embora não muito bem executada. Mas a arte tem um lado meio "baldas" e as cores são terríveis.

      Mas é necessário editá-lo para um dia lançar o Master Race (que é bastante bom, esse sim, principalmente porque NÃO é desenhado pelo Miller).

      Eliminar
    4. E provavelmente não é escrito por ele.
      Embora o nome conste lá ...

      Eliminar
    5. Jorge: não entendi. Estás a falar do DK2 ou do Master Race?

      Eliminar
    6. Vou corrigir o que anteriormente referi, afinal não vou comprar nem os 3 primeiros.

      Apesar da escrita ser muito boa a arte não está à altura, é demasiado cartunesca, confundi o Greg Capullo com o Danny Miki, este último seria o mais indicado a meu ver, mais "grim" e "dirty", já me tinha chateado com isto no Spawn.

      Eliminar
    7. Se foi o Frank Miller a escrever o Master Race então foi com IMENSA ajuda pois muito raramente se percebe o estilo dele.

      A arte do Kubert está excelente ali, imitando o traço do FM no Dark Knight Returns mas ao mesmo tempo mantendo o seu estilo.

      Espero que a edição TPB do Master Race sejam sem as histórias da Wonder Woman desenhadas pelo FM porque aquilo mete dó.

      Eliminar
    8. 1) Capullo: a minha reacção inicial foi essa, mas depois de ler a Saga das Corujas, deixei de me importar. O Capullo é espectacular, e basta ver aquelas duas sequências maravilhosas das Corujas - a luta do Bruce Wayne de pijama pela Mansão contra o primeiro ataque dos Garras e a sequência no labirinto branco do covil das Corujas - para perder qualquer preconceito contra ele.

      2) Quanto ao Master Race, bem, ele explicitamente foi co-autorado pelo Miller e pelo Azzarello, pelo que foi uma colaboração, de onde que haja diferença nos estilos. Mas a história é toda do Miller, o Azzarello apenas escreveu os diálogos, limou arestas e deu algumas sugestões. Tivemos uma conversa muito interessante sobre isso com ele num jantar no CCPT 2015, onde ele nos explicou o processo (complicado!) de trabalho com o Miller.

      Eliminar
    9. Sim, mas este não é bem o Capullo das Corujas, enfim, provavelmente os próximos volumes serão melhores mas este pareceu-me demasiado "limpo".

      Essa história do CCPT é interessante, houve oportunidade de discutir o que se passa com o Miller? a ideia que se tem é que passou por uma doença debilitante, parece ter 80 anos, será resultado dos excessos com o alcool nos anos 90? o homem parece o Freddy Krugger.

      Eliminar
    10. O que se diz por aí é que ele teve cancro, provavelmente dos pulmões, e que o aspecto debilitado dele era da quimio. O Azzarello só comentou que ele andava doente e que por isso saía pouco de casa, e que a maior parte da interacção deles tinha sido via email, etc... Eles são bastante amigos, mas o Azzarello já se estava meio a passar com ele.

      Eliminar
  2. Desde já, peço desculpa pelo OffTopic relativo ao Batman.

    Lembro-me de uma "conversa" que tivemos por aqui, relativo à constante mudança de fisionomias na "área" comic e à relativa manutenção das mesmas na "área" F.Belga.
    Dei hoje com esta entrada que me fêz relembrar isso:

    https://www.actuabd.com/La-serie-Alix-tourne-le-dos-a-L-Ecole-de-Bruxelles

    Bom... não é propriamente a série "original" que muda a fisionomia, mas não deixa de ser interessante a mudança. Que aparenta ser para atrair pessoal mais jovem. Que possivelmente, posteriormente poderão (ou não) passar para a(s) série(s) principal(is) da personagem.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar