20/02/2019

Batman 80 anos, a nova colecção Levoir/Público






Como já foi largamente anunciado, começa amanhã a nova parceria da Levoir com o jornal Público, uma colecção dedicada aos 80 anos de Batman - com conteúdo variado, com algumas surpresas e lombada com desenho.
Os títulos, autores e capas estão já a seguir.

(imagens e informação disponibilizadas pela editora; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

A colecção

1. Jogo Final
Scott Snyder e Greg Capullo
21 de Fevereiro

2. Peso Pesado
Scott Snyder e Greg Capullo
28 de Fevereiro

3. Bloom
Scott Snyder e Greg Capullo
7 de Março

4. Gothtópia
John Layman e Jason Fabok
14 de Março

5. Noel: Um Conto de Natal
Lee Bermejo
21 de Março

6. Ícaro
Francis Manapul e Brian Buccellato
28 de Março

7. Black & White: Os melhores contos noir
Richard Corben, Matt Wagner, Katshuiro Otomo
4 de Abril

8. O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar parte 1
Frank Miller
11 de Abril

9. O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar parte 2
Frank Miller
18 de Abril

10. Antologia Batman: 80 Anos de Aventuras
Tom King, Paul Dini, Len Wein, Neal Adams
25 de Abril

13 comentários:

  1. Os 3 primeiros de certeza que compro.

    O TDKR já nem sei quantas edições comprei ao longo dos anos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este O Cavaleiro das Trevas Volta a Atacar não é o TDKR, é a continuação "The Dark Knight Strikes Again", que é inédita em Portugal.

      Agora, se se refere aos deluxe e absolute originais do TDKR, ou à edição definitiva editada pela Panini, então também incluem esta continuação.

      Em todo o caso, é uma história perfeitamente dispensável, com a falta de qualidade a que o Frank Miller nos tem habituado nos últimos anos.

      Eliminar
    2. Nao reparei que era o Strikes Again, que já tinha lido em inglês quando saiu, sim é mau, o FM estava a passar por uma má fase e isso nota-se, também li na altura que foi feita a contra-gosto.

      A escrita e a arte são más, paralelamente estava a trabalhar no Sin City e no #300, obras mais bem sucedidas.

      De qualquer forma a arte dele não voltará ao que era e isso nota-se no "Master Race", não sei se devido à doença de que sofre.

      O "Noel" penso que saiu em formato maior, não "cabe" aqui, se quisermos apreciar convenientemente a arte do Bermejo, era quase formato franco-belga, A4.

      Sim, e porque o dinheiro não estica e eu como coleccionista não valho nada prefiro investir nos 3 primeiros que são um ponto alto recente e que ainda não tinha lido.

      Eliminar
    3. O formato em que o Noel originalmente saiu é o formato comic normal, mas mais tarde saiu um Deluxe HC Noel no formato oversized (semelhante ao que temos usado mais regularmente na G. Floy).

      O Strikes Again é fraco, embora tenha momentos muito bons, especialmente na composição e narração sequencial (acho que poucas pessoas o fazem tão bem como o Miller), e a história em si não é má, embora não muito bem executada. Mas a arte tem um lado meio "baldas" e as cores são terríveis.

      Mas é necessário editá-lo para um dia lançar o Master Race (que é bastante bom, esse sim, principalmente porque NÃO é desenhado pelo Miller).

      Eliminar
    4. E provavelmente não é escrito por ele.
      Embora o nome conste lá ...

      Eliminar
    5. Jorge: não entendi. Estás a falar do DK2 ou do Master Race?

      Eliminar
    6. Vou corrigir o que anteriormente referi, afinal não vou comprar nem os 3 primeiros.

      Apesar da escrita ser muito boa a arte não está à altura, é demasiado cartunesca, confundi o Greg Capullo com o Danny Miki, este último seria o mais indicado a meu ver, mais "grim" e "dirty", já me tinha chateado com isto no Spawn.

      Eliminar
    7. Se foi o Frank Miller a escrever o Master Race então foi com IMENSA ajuda pois muito raramente se percebe o estilo dele.

      A arte do Kubert está excelente ali, imitando o traço do FM no Dark Knight Returns mas ao mesmo tempo mantendo o seu estilo.

      Espero que a edição TPB do Master Race sejam sem as histórias da Wonder Woman desenhadas pelo FM porque aquilo mete dó.

      Eliminar
    8. 1) Capullo: a minha reacção inicial foi essa, mas depois de ler a Saga das Corujas, deixei de me importar. O Capullo é espectacular, e basta ver aquelas duas sequências maravilhosas das Corujas - a luta do Bruce Wayne de pijama pela Mansão contra o primeiro ataque dos Garras e a sequência no labirinto branco do covil das Corujas - para perder qualquer preconceito contra ele.

      2) Quanto ao Master Race, bem, ele explicitamente foi co-autorado pelo Miller e pelo Azzarello, pelo que foi uma colaboração, de onde que haja diferença nos estilos. Mas a história é toda do Miller, o Azzarello apenas escreveu os diálogos, limou arestas e deu algumas sugestões. Tivemos uma conversa muito interessante sobre isso com ele num jantar no CCPT 2015, onde ele nos explicou o processo (complicado!) de trabalho com o Miller.

      Eliminar
    9. Sim, mas este não é bem o Capullo das Corujas, enfim, provavelmente os próximos volumes serão melhores mas este pareceu-me demasiado "limpo".

      Essa história do CCPT é interessante, houve oportunidade de discutir o que se passa com o Miller? a ideia que se tem é que passou por uma doença debilitante, parece ter 80 anos, será resultado dos excessos com o alcool nos anos 90? o homem parece o Freddy Krugger.

      Eliminar
    10. O que se diz por aí é que ele teve cancro, provavelmente dos pulmões, e que o aspecto debilitado dele era da quimio. O Azzarello só comentou que ele andava doente e que por isso saía pouco de casa, e que a maior parte da interacção deles tinha sido via email, etc... Eles são bastante amigos, mas o Azzarello já se estava meio a passar com ele.

      Eliminar
  2. Desde já, peço desculpa pelo OffTopic relativo ao Batman.

    Lembro-me de uma "conversa" que tivemos por aqui, relativo à constante mudança de fisionomias na "área" comic e à relativa manutenção das mesmas na "área" F.Belga.
    Dei hoje com esta entrada que me fêz relembrar isso:

    https://www.actuabd.com/La-serie-Alix-tourne-le-dos-a-L-Ecole-de-Bruxelles

    Bom... não é propriamente a série "original" que muda a fisionomia, mas não deixa de ser interessante a mudança. Que aparenta ser para atrair pessoal mais jovem. Que possivelmente, posteriormente poderão (ou não) passar para a(s) série(s) principal(is) da personagem.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...