31/03/2019

Foi assim: Março 2019

Um comentário crítico a um mês aos quadradinhos

Coimbra BD. Dylan Dog, Fabio Celoni e a G. Floy. Sobras coleccionáveis. Sugestões de compras. Mais vistas. E ainda…

28/03/2019

Monstress #3: Refúgio

Sem descanso



A Saída de Emergência continua a publicação de Monstress, acompanhando o ritmo da edição original, e este terceiro tomo, Refúgio, continua a demonstrar os motivos que fizeram deste épico fantástico um dos maiores sucessos dos comics, fora dos universos de super-heróis, dos anos recentes.

Lançamento: Batman 80 Anos 6. Ícarus

27/03/2019

La Primavera del Comisario Ricciardi: La condena de sangre

Sob o signo da miséria

Segundo volume de adaptação dos romances de Marcello de Giovanni, proposto pela Sergio Bonelli Editore com a participação empenhada do criador, o segundo inquérito do Comissário Ricciardi, se passa dos rigores do Inverno para a mais acolhedora Primavera, continua a espelhar toda a frieza e as agruras de uma Nápoles sob a sombra crescente do fascismo crescente, personalizado em Benito Mussolini, onde os habitantes apenas sobrevivem.

26/03/2019

Indeh


Por causa de...


Há obras cuja notoriedade se faz à custa de questões (mais ou menos) acessórias, que não estão intrinsecamente relacionadas com a sua qualidade em si - não a questionando também.
Indeh: Uma história das guerras apaches é um exemplo, sendo o seu 'chamariz' o nome do argumentista: o actor e realizador Ethan Hawke, várias vezes nomeado para os Óscar.

25/03/2019

Lançamento: Coleção Definitiva do Homem-Aranha

(em contrução)

Chega hoje às bancas portuguesas a Coleção Definitiva do Homem-Aranha que, tal como a do Príncipe Valente aqui noticiada há poucos dias, é uma edição brasileira distribuída em Portugal.

23/03/2019

Inauguração da Fanzinoteca Geraldes Lino

(informação disponibilizada pela organização; clicar na imagem para a aproveitar em toda a sua extensão)

22/03/2019

Batman: Noel, um conto de Natal

O Morcego, Dickens e o Natal



É sabido que nalguns casos, nas histórias de super-heróis - e não só... - o texto era escrito após a arte estar concluída. A leitura deste Batman: Noel, quinto volume da colecção que a Levoir e o Público estão a dedicar aos 80 anos do Homem-Morcego, evocou em mim essa forma de trabalhar...

21/03/2019

Príncipe Valente: Tudo (?) o que queriam saber...

A chegada - de surpresa - aos quiosques e bancas portugueses de um coleccionável dedicado ao Príncipe Valente, levantou uma série de dúvidas e questões - muitas das quais não pensava que existissem.
Ficam a seguir algumas respostas às perguntas colocadas - ou ainda por colocar...

Lançamento: Batman 80 Anos 5. Noel, um conto de Natal

20/03/2019

Dylan Dog: O velho que lê

A obra e mais ainda







Há livros cuja leitura - a nível exclusivamente pessoal - transcende a qualidade intrínseca da obra. Para mim, este é um deles.

19/03/2019

Lançamento: Príncipe Valente

Está desde ontem distribuído nos quiosques e bancas portuguesas o primeiro volume do coleccionável Príncipe Valente, que pretende editar integralmente quer a fase da autoria do seu criador, Harold Foster, quer a continuação levada a cabo por outros autores, desde a sua origem, em 1937, até à última prancha de 2018.

18/03/2019

Duke #3: Sou uma sombra

Uma sombra...





Há duas coisas que impressionam na obra a solo - ou com o filho - de Hermann: a sua (quase) obsessão pela decadência do género humano e a sua enorme qualidade gráfica.

17/03/2019

Coimbra BD 2019: Algumas notas


Nos passados dias 7 a 10 de Março realizou-se a quarta edição do Coimbra BD. O caminho traçado prossegue com segurança, cada vez mais interessante, e com conhecimento das limitações próprias.

15/03/2019

Le Storie: Chanbara - El Camino del Samurai

Confirmação...



Volto a Le Storie e sou obrigado a reafirmar o que escrevi há menos de um mês: 'diversidade' é o mote desta (magnífica) colecção da Bonelli.
Chanbara, como o sub-título deixa intuir, decorre no Japão feudal tradicional e compila duas histórias de vingança.

14/03/2019

Astonishing X-Men

 
Surpreendente(s)
Já o escrevi várias vezes: nunca fui e não sou grande leitor de comics. Talvez porque cheguei ao género demasiado tarde... Não nego, no entanto, que a leitura de algumas obras me tem proporcionado excelentes momentos. Entre elas, conto estes Astonishing X-Men, que tinham à partida como 'agravante' o protagonismo dos mutantes da Marvel.
Por isso, hesitei algum tempo antes de reler - e finalmente concluir - esta saga. O temor não se justificava, continua tal e qual eu recordava.

Lançamento: Batman 80 anos 4. Gothtópia

13/03/2019

Gajo borbulha

O autor, como ele é...?




Não conheço pessoalmente o Mário José Teixeira. Vou lendo o que vai fazendo - e li alguma coisa do que foi dito sobre ele - mas não estranharia que fosse parecido com este Gajo Borbulha. Ou que este Gajo Borbulha fosse parecido com ele.

12/03/2019

Tex Gold #1: O profeta indígena

Forma(s), outra vez




poucas semanas coloquei a pergunta: "O que é mais importante: a forma ou o conteúdo?" e dei (um)a resposta.
Permitam que volte ao tema e (até) me contradiga - ou talvez não... - já a seguir.

11/03/2019

Southern Bastards #4: Tê-los no sítio

O futebol como política e religião

"Southern Bastards" - em edição portuguesa apesar do título - é uma série de BD como há poucas.
Retrato duro e violento de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos, é uma história sobre ódios antigos mantidos em lume brando e despertados, recordados, revividos, reatados com a chegada de Earl Tubbs ao condado de Craw, um lugar miserável e desprezível, de que nem sequer os habitantes gostam.

05/03/2019

Bruno Brazil: L'Intégrale #2

Da emoção à razão

Nunca coleccionei a revista Tintin nem fui seu leitor regular, mas li, por atacado ou já em álbum, muitas das histórias nela publicadas. No que à aventura diz respeito, houve um díptico que, no momento da sua leitura, ainda adolescente, me marcou bastante: era constituído pelos episódios A noite dos chacais e Sarabanda em Sacramento, que tinham por protagonistas a Brigada Caimão dirigida por Bruno Brazil.
A sua releitura, há dias, provocou-me, num primeiro momento, uma reacção de desilusão.

Lançamentos: Ascensão, Quinto Império e Banda Desenhada

  

04/03/2019

O Diário de Esther #1

Visão distorcida


Reprodução, segundo o autor, de factos relatados por uma menina de 9, 10 anos - a que dá título ao livro - O Diário de Esther é a nova proposta de banda desenhada da Gradiva e marca o regresso de Riad Sattouf ao nosso país. Em papel.

Lançamento: Duke #3

03/03/2019

Leituras de Fevereiro

( clicar nas capas para saber mais sobre as obras, quando disponível)
As melhores leituras...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...