29/10/2020

Big Nate e companhia

Porta de entrada




À primeira vista pode não parecer, mas Big Nate na verdade é uma tira de imprensa norte-americana, criada por Lincoln Peirce, no já distante ano de 1991. E pode não parecer, devido ao formato em que é apresentada, tendo em vista o seu público-alvo potencial: os leitores adolescentes.

28/10/2020

Jean-Pierre Autheman (1946-2020)






Num ano que tem sido especialmente cruel para a banda desenhada, ao rol dos falecidos junta-se Jean-Pierre Autheman, autor inconformado que marcou a BD francófona dos anos 1980/90 e foi dos primeiros a ousar o formato 'livro', na altura sob a designação "roman BD".

27/10/2020

Armazém Central: Confissões - Montreal

Na minha aldeia...








No regresso às livrarias nacionais de uma das mais sublimes séries que a banda desenhada - tout court - já nos ofereceu, começo este texto como raramente o faço: não percam a oportunidade de ler esta obra.

24/10/2020

Karmen

E a seguir?






(Ainda) não tendo lido todos os livros já publicados na colecção Novela Gráfica 2020 - mas conhecendo já alguns dos que ainda estão por vir - digo que este livro foi, até agora, para mim, a grande surpresa, de uma forma positiva.

Lançamento: Karmen

23/10/2020

Lucky Luke: Um cowboy no algodão

Racistas?




Chega hoje às livrarias portuguesas - a dizer verdade, na altura de publicação destas linhas já chegou... - o novo álbum de Lucky Luke.

Mais uma vez, a ASA acompanha a edição original francófona, na terceira incursão conjunta de Jul e Achdé nas aventuras do cowboy criado por Morris, num álbum em que o racismo e a discriminação surgem como tema central.

Lançamento: Lucky Luke - Um cowboy no negócio do algodão

22/10/2020

Príncipe Valiente: El final del viaje

O fim da viagem, o fim do sonho





Há livros cujo interesse vai mais além da obra em si, pelo significado extrínseco que possuem.

O volume final do Prince Valiant, de Hal Foster, na versão restaurada e editada por Maunel Caldas, é uma delas, por duas razões maiores.

21/10/2020

Agatha Christie em BD

 As personagens e a vida




Os 130 anos do nascimento de Agatha Christie e os 100 anos do seu primeiro romance, são o mote para a chegada às livrarias portuguesas, pela Arte de Auor, do díptico Morte no Nilo/O misterioso caso de Styles, nas suas versões em BD.

E o pretexto para uma abordagem não exaustiva às ligações entre a obra e a vida da escritora e a banda desenhada.

Lançamento: Astérix - O Menir de Ouro

17/10/2020

Arde Cuba

Desconcertante





Desconcertante. Este parece-me o melhor adjectivo - no momento, pelo menos - para descrever a sensação que me deixou a leitura deste Arde Cuba, nono volume da colecção Novela Gráfica 2020, da parceria Levoir/jornal Público.

Lançamento: Arde Cuba

15/10/2020

Soldados de Salamina

Autor e personagem





Tendo-me abeirado deste livro com justificadas expectativas, pelos ecos que já me tinham chegado e porque esperava pela edição desde Março - caso não tivesse havido pandemia - uma vez feita a leitura - que cumpriu o que eu aguardava - não consigo evitar associá-lo a duas outras obras aos quadradinhos.

13/10/2020

Nathan Never: Estación Espacial Internacional

Credibilizar o incrível


Entre os heróis 'tradicionais' - vou escrever assim... - da Sergio Bonelli Editore, onde incluo Tex, Zagor, Martin Mystère, Mister No, Nick Raider, (também) Ken Parker, este Nathan Never é aquele que menos conheço. Possivelmente porque, quando fiz a descoberta da produção popular Bonelli através das edições brasileiras da Mythos Editora, não havia nenhum título dedicado ao herói espacial. E, possivelmente, outra vez, porque entre todas as temáticas que aquelas séries abordam, a ficção científica - base de Nathan Never - é a que menos me atrai.

Com uma mão cheia de edições lidas - portanto sem grandes ligações à personagem nem tão pouco uma opinião sólida sobre ela - este Estación Espacial Internacional apresentava-se como uma leitura de descoberta do desconhecido, bem ajustada à sua temática. No entanto, uma vez concretizada, revelou-me uma outra realidade.

12/10/2020

Colecção Bustos Marvel




No passado dia 9 surgiu nas bancas e quiosques um novo coleccionável Marvel, desta vez com bustos dos principais super-heróis da Casa das Ideias.

Trata-se de uma edição Altaya/Planeta DeAgostini, composta por 26 figuras (+2 extra para os assinantes: Homem-Aranha de fato preto e Hulk vermelho). São figuras fabricadas em resina, pintadas à mão e que medem entre 8 e 14 centímetros de altura.

09/10/2020

Tony Chu, Descender e Harrow County


Fazer justiça

Por razões diversas, que vão desde a falta de tempo à ilusão de querer reler a série completa antes de escrever sobre ela - o que faz com que os volumes finais de Descender e Harrow County (ainda) estejam em suspenso... - até agora deixei passar o facto de a G. Floy em poucos meses ter completado três séries que estavam em curso.

Este texto, serve para lhe fazer (alguma) justiça.

08/10/2020

Don Vega

Intemporal





Por vezes, certas escolhas editoriais parecem estranhas como é o caso deste Don Vega, que regressa pela enésima vez à história de Zorro.

Mas, uma vez feita a leitura, ela surge plenamente justificada, pelas opções autorais e também pela intemporalidade da história.

07/10/2020

Martin Mystère #12/#13


Dupla personalidade… a dobrar

Desde (?) O estranho caso do Dr. Jekyll e Mister Hyde, de Robert Louis Stvenson, a questão da dupla personalidade tem dado origem a muitas e (algumas) boas histórias.

Este díptico de Martin Mystère, Dupla personalidade/Os Illuminati, é mais uma abordagem com essa base, com a curiosidade de a duplicidade surgir em... dose dupla.

06/10/2020

Vida de adulta


Retrato trintão


Vida de adulta, recém-lançado pela Suma de Letras, reproduz num volume uma selecção de tiras e cartoons que nasceram como projecto de uma disciplina, se transformaram em projecto de curso e saltaram para a plataforma digital do Correio do Porto.

Alter-ego (?) da autora, Raquel Sem Interesse (aliás Raquel da Silva Fernandes), Quica, a protagonista reflecte a desorientação e a desistência - ou pelo menos o adiar - dos sonhos de uma geração que ronda hoje os 30 anos. Com humor. Triste e conformado.

05/10/2020

Kharmeg: Salvar el océano

BD comprometida



A banda desenhada pode ser de aventuras, adaptar livros ou filmes, ser de autor ou de humor... Pode ser policial, western, dramática, de terror ou ficção-científica... Pode, é verdade, assumir muitas destas inúmeras faces e roupagens e pode, também, ser comprometida. Em termos ideológicos, sociais, ecológicos...

Este último, é o caso de Kharmeg, com alguns equilíbrios curiosos, necessários para cumprir os pressupostos que a justificam.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...