30/01/2024

Emma G. Wildford

Suspensos de uma folha de papel de carta


Se no cinema é normal seguir actores, na banda desenhada geralmente procuram-se determinados desenhadores. Mas, tal como na Sétima Arte há quem escolha os filmes preferencialmente pelos seus realizadores, também na BD há leitores que fazem as suas escolhas com base no nome do argumentista.
Neste particular, Zidrou é um dos nomes a reter e, se as suas obras de tom humano estão hoje espalhadas por diversos catálogos nacionais, em boa hora as editoras A Seita e Arte de Autor se uniram para lhe dedicarem uma colecção de que Emma G. Wildford é o tomo mais recente.

29/01/2024

2023 - As Leituras do Pedro







A um ritmo mais lento do que desejava, que o obrigará a entrar por Fevereiro, prossegue aqui em As Leituras do Pedro o Balanço de 2023, no que à BD diz respeito, agora com um olhar sobre as publicações feitas no próprio blog.

26/01/2024

Justiceiro #1 - O primeiro sacramento de Frank

Contra TUDO e todos






Ao contrário da maioria dos leitores, sou mais um seguidor de argumentistas do que de desenhadores, mas isso não me isenta de uma ou outra surpresa menos agradável.
Foi o caso desta abordagem de Jason Aaron ao Justiceiro, partindo de uma premissa que me fez desde logo arrepiar: a ressurreição da sua esposa pelo Tentáculo, para fazer de Castle o seu assassino de serviço, forçando o conceito de que cada homem tem o seu preço.

25/01/2024

A Passagem Impossível

Retrato de uma vida



Há obras que são muito mais que o simples objecto físico (mesmo que ele seja magnífico) ou que a sua qualidade intrínseca (seja ela qual for). Sei que já o escrevi aqui algumas vezes, embora a argumentação possa variar.

A Passagem Impossível, legado final (?) do mestre José Ruy é uma delas, por tudo o que escrevi acima e porque é o retrato perfeito de uma vida - dedicada à BD.

23/01/2024

Sou o seu silêncio

Humor, suspense e ‘vozes na cabeça’


A Arte de Autor deu a conhecer Jordi Lafebre aos leitores portugueses como desenhador da ternurenta e bem-disposta série familiar Verões Felizes e, depois, como autor completo, na comédia romântica Apesar de tudo, que só podia ser narrada em BD, dada uma brilhante característica da sua concepção.
Agora, regressa de novo a solo em Sou o seu silêncio, afirmando-se como autor completo num registo policial ambientado em Barcelona, com uma protagonista feminina, Eva, uma psicóloga algo excêntrica com traços de bipolaridade que, como tantas vezes neste género, dá por si inesperadamente envolvida numa investigação de homicídio.

22/01/2024

2023 - 15 Séries de autores estrangeiros a ler




Terceira parte dBalanço de 2023, no que à BD diz respeito, em As Leituras do Pedrofaço desta vez um balanço às Séries de autores estrangeiros (até porque as portuguesas foram incluídas nas Obras de autores portugueses a ler).

Relembrando que também já indiquei Obras de autores estrangeiros a ler, vamos então descobrir as séries a seguir, com as habituais ressalvas de que não li todas as que estão em curso, que a sua apresentação é feita por ordem alfabética e através da capa do volume mais recente publicado..

19/01/2024

Lançamento: Clássicos da Literatura Portuguesa em BD #1 - Mensagem

Levoir/RTP





Os Clássicos da Literatura em BD estão de regresso!

 
A Levoir e a RTP editam a partir de 23 de Janeiro uma coleção inédita, sobre os Clássicos da Literatura Portuguesa em BD.
 
Criada de raiz, tem na sua maioria, argumentistas, ilustradores e responsáveis pelo dossier pedagógico portugueses, a coleção é composta por 15 volumes, dois deles serão em 2 volumes: Peregrinação e Os Lusíadas.

18/01/2024

Apresentação de uma Bedeteca

Bedeteca




Algures no fim dos anos 80 um grupo de entusiastas - já com a experiência do Comicarte — Salão Internacional de Banda Desenhada do Porto — imaginou a criação de uma biblioteca de banda desenhada, uma Bedeteca.

O projeto fez caminho e, com a integração numa dinâmica associação juvenil, a Comissão de Jovens de Ramalde, a Bedeteca abriu portas num dia de outubro de 1990.

Foi um acto fundador — foi a primeira Bedeteca do país — e uma aposta arriscada. Durou uns anos e acabou por entrar em hibernação.

17/01/2024

2023 - 13 Obras de autores estrangeiros a ler




Depois das Obras de Autores Portugueses, o Balanço de 2023 de As Leituras do Pedro, no que à BD diz respeito, prossegue com as Obras de autores estrangeiros.

A selecção é curta para a quantidade e qualidade que a edição de banda desenhada teve no nosso país no ano passado, mas alargá-la, mantendo os critérios que têm norteado as listas de leitura mensais, iria tornar esta listagem demasiado extensa e, consequentemente, pouco significativa.

Mas, sem mais delongas, mais uma vez por ordem alfabética, descubram as obras de autores estrangeiros que As Leituras do Pedro destacam.

16/01/2024

Obras de Pratt: Koinsky

Um duplo olhar para o passado




Terminado 2023 e com a habitual acalmia editorial das primeiras semanas do novo ano é altura de recuperar alguns dos títulos que a sucessão de novas edições impediu de ler e/ou recensear.

15/01/2024

Almanaque de Histórias sem palavras da Turma da Mônica #3

Para lá da BD



Sei que há quem (me) questione do porquê da leitura de banda desenhada e quem questione o porquê destas leituras específicas de banda desenhada mas, para além de as diversificar, a verdade é que momentos diferentes pedem leituras diferentes e n(esta)a(s) BD encontro aquilo que só a banda desenhada, estrutural e narrativamente falando, me consegue dar.

14/01/2024

2023 - 19 Obras de autores portugueses a ler





Começa aqui, em As Leituras do Pedro, o Balanço de 2023, no que à BD diz respeito.
A primeira nota, é para a ilustração do incontornável Paulo J. Mendes. Muito obrigado, foi uma ajuda para me amparar nesta escalada pelas (muitas) edições do ano passado.
E não há melhor forma de o fazer, do que com os criadores nacionais.

12/01/2024

O legado de José Ruy ainda perdura


Nascido a 9 de Maio de 1930 na Amadora e falecido a 23 de Novembro do ano passado, José Ruy Matias Pinto dedicou a vida toda, literalmente, à banda desenhada. Mesmo depois de morto, o seu legado continuou a crescer e foram três os álbuns lançados no ano passado: Lendas Japonesas, O Mistério dos Templários e A Passagem Impossível.

11/01/2024

Estômago animal

Viagem como que em torno de uma mesa




Começar com uma praga de toupeiras e terminar a matar a fome com um animal protegido, é o que nos propõe de forma sui generis esta segunda colaboração entre João Sequeira e Rui Cardoso Martins, que tem uma capa que devia abrir ao contrário... [Vá, peguem nele, para perceber porquê...]

10/01/2024

Sunny #1 e #2

Sem alma

Mais uma vez concluo uma leitura dividido, a destes dois volumes.
Sunny, tem por cenário uma casa de acolhimento onde crianças de várias idades, órfãs ou abandonadas pelos pais, vivem - ou sobrevivem? - (a)o seu quotidiano. A história faz-se das interações entre elas, dos sonhos e anseios que têm, das saudades que sentem dos progenitores…

09/01/2024

A Fórmula da Felicidade (versão integral)

Uma fábula sobre tempos incertos


Devido à pequena dimensão do mercado editorial português de BD e às consequentes tiragens curtas, há obras nacionais que se tornaram quase lendárias. Uma delas é A Fórmula da Felicidade, publicada originalmente em dois tomos há cerca de década e meia (2008 e 2009) que desapareceram há muito do mercado e eram procuradas por colecionadores ou leitores interessados.
Agora, ressurge numa edição integral, com todas as vantagens das técnicas de produção e impressão modernas, e com um posfácio extra de 16 páginas, que na verdade é um prólogo e acrescenta um elemento importante ao relato.

05/01/2024

Tango #7

Aventura com ‘A’ maiúsculo


Sei que já o utilizei mais do que uma vez aqui no blog, mas se há termo que descreve bem o que é a série Tango, é “aventura”, a “grande aventura”, a “aventura com A maiúsculo”, com todos os clichés, os estereótipos e a adrenalina que tal implica.
E chegados aqui, afinal não estava tudo terminado, nem Tango tinha acabado de nos narrar as suas aventuras ou, para ser mais rigoroso, então Xavier e Matz por ele.

04/01/2024

Não me esqueças

E
nquanto as memórias se vão apagando


Já evocada pela banda desenhada em obras como Rugas, de Paco Roca (edição Levoir), a doença de Alzheimer é um dos piores pesadelos que podemos antever. Pelo esquecimento progressivo, mas também pelos momentos de lucidez que vão ocorrendo. É por isso que uma das protagonistas de Não me esqueças, que a ASA acaba de editar, diz: “Acho que estou a ficar maluca… Mas o pior é quando me lembro”.

01/01/2024

Feliz Ano Novo


As Leituras do Pedro desejam a todos
um ano de 2024 com tudo o que anseiam e... toda a BD que conseguirem ler!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...