30/09/2016

Big Man Plans





Este é um relato sobre intolerância, incapacidade de aceitação da diferença e afirmação da normalidade em detrimento dos desvios naturais.
E, à boleia, um festival de porrada e violência extrema, delirante e irresistível, apesar de ficar mal afirmá-lo num blog que se quer respeitável!

Leituras Novas de Setembro

(clicar sobre as capas para saber mais, quando disponível)


 

 

29/09/2016

Sondagem: Qual a tua Novela Gráfica 2016 preferida?




Terminou há uma semana a colecção Novela Gráfica 2016 que a Levoir editou e distribuiu com o jornal Público ao longo das últimas 15 semanas.
Aproveitando esta semana de transição, antes que se inicie a edição integral de Sandman, no próximo dia 6 de Outubro, e acreditando que já foram lido todos os volumes, As Leituras do Pedro desafiam mais uma vez os seus visitantes a participarem numa votação, a três tempos.

Sandman, a nova colecção Levoir/Público







A partir de 6 de Outubro, a LEVOIR e o jornal Público vão lançar a Edição integral da série original de SANDMAN, escrita por NEIL GAIMAN. São 11 volumes em edição de coleccionador, capa dura, dos quais 9 inéditos em português de Portugal, um volume por semana a 11,90€.

28/09/2016

Como viaja a água









“Porque queremos pensar que a nossa vida é uma viagem como a da água.”
In Como viaja a água

Os autógrafos do Pedro: Díaz Canales


(com um agradecimento especial ao Melo, da Livraria Banda Deseñada, em Vigo; clicar na imagem para a apreciar em toda a sua extensão)

26/09/2016

Le Journal de Tintin nasceu há 70 anos

Selos & Quadradinhos (112)

Stamps & Comics
Timbres & BD

Tema/subject/sujet:
Les 70 Ans du Journal Tintin

País/country/pays:
Bélgica/Belgium/Bélgique

Data de Emissão/Date of issue/date d'émission:
8/2016

(clicar na imagem para a apreciar em toda a sua extensão)

24/09/2016

Leitura Nova: Lumberjanes





Jo, April, Mal, Molly e Ripley são cinco melhores amigas do mais radical, dispostas a uma boa luta, determinadas a terem um verão incrível juntas, no Campo de Miss Qiunzella Thiskwin Penniquiqul Thisle Crumpet para raparigas tipo hardcore.
Para isso vão ter que derrotar yetis, monstros do rio, e resolver anagramas. Será que conseguem superar todos os obstáculos e manter a “Amizade ao máximo”?

27.º AmadoraBD: datas, prémios e concursos









O 27º AmadoraBD 2016 - Festival Internacional de Banda Desenhada, irá realizar-se de 21 de Outubro a 6 de Novembro no Fórum Luís de Camões, na Brandoa.

23/09/2016

Fatale #1 a #5


De policial negro a conto fantástico, com sedução, sexo, violência e possessão demoníaca como linha condutora, a história de Josephine chega ao fim após 5 volumes.

Nas bancas: Thor - Em busca dos deuses

22/09/2016

Nas bancas: Os exércitos do conquistador








Esta semana chega ao fim a colecção Novela Gráfica 2016 com Os Exércitos do Conquistador, de Jean-Claude Gal e Jean-Pierre Dionnet, uma obra que subverte as regras das histórias de Sword and Sorcery, introduzindo um toque existencialista tipicamente francês.

Nas bancas: Comix #181

21/09/2016

J. Kendall #119







Nem tudo é o que parece.
Esta poderia ser uma frase a usar para publicitar a edição 119 de J. Kendall – Aventuras de uma criminóloga, actualmente distribuída em Portugal, mais ainda devido ao duplo sentido que pode assumir no presente contexto.

Leitura Nova: O Árabe do Futuro #2









O Árabe do Futuro 2 – Ser Jovem no Médio-Oriente (1984-1985), de Riad Sattouf estará disponível nas livrarias a 27 de Setembro.
Filho de pai sírio e mãe francesa, Riad Sattouf conta-nos em O Árabe do Futuro a sua infância e juventude em pleno Médio Oriente.

20/09/2016

A Lei da Selva





Corria o ano de 1949 e O Mosquito estreava mais uma banda desenhada, aliás, uma história aos quadradinhos, de Eduardo Teixeira Coelho.
História surpreendente e inovadora, protagonizada (quase) exclusivamente por animais, que por razões diversas se tornou um dos grandes clássicos da BD portuguesa e que agora está disponível (em excelente edição) em álbum.

Turma da Mônica em Setembro

19/09/2016

A Asa Quebrada










A Asa Quebrada é o contraponto, o complemento do premiado – e excelente – A Arte de Voar. Mas, sendo inegável que estamos perante uma boa obra aos quadradinhos, isso sente-se.

Leitura nova: Blue Exorcist #9








Os amigos de Rin deram o seu melhor para conter o mortífero Rei Impuro, de forma que Rin pudesse fazer-lhe frente.
Agora, cabe-lhe a ele acabar com esse demónio gigantesco. Embora Rin tenha finalmente desembainhado a espada Koma e reencontrado a sua autoconfiança, talvez isso não baste para derrotar o Rei Impuro!

17/09/2016

DC Comics em Setembro

Leitura nova: Kenshin #4








Shinomori Aoshi foi, em tempos, o líder da guarda de elite do Castelo de Edo, o Oniwabanshû. Mas, com a luta a acabar e o xogunato deposto, o brilhante Aoshi e os seus quatro mais leais onmitsu, ou espiões, encontram-se sem casa e sem propósito.

16/09/2016

Corentin: Les trois perles de Sa-Skya








Les trois perles de Sa-Skya assinala mais um regresso de um dos grandes heróis clássicos franco-belgas – Corentin, no caso - num álbum que a crítica francófona tem saudado positivamente.

Leitura Nova: A Asa Quebrada








Antonio Altarriba volta a visitar a história espanhola do século XX através da vida da protagonista deste volume. A Asa Quebrada é a outra face de A Arte de Voar. As duas obras formam um díptico onde o autor homenageia uma geração e mergulha nas suas raízes pessoais e familiares.

14/09/2016

Criar um mercado manga



Uma das maiores dificuldades que um editor encontra (em Portugal) é criar um mercado.
Se a afirmação atrás pode parecer um pouco deslocada nos nossos dias, em que a oferta é relativamente grande e, especialmente, diversificada, ela fez todo o sentido durante anos.

Juiz Dredd/Mythos em Setembro


Juiz Dredd Megazine 23
Capa de Phil Winslade
Formato Magazine 20,5 x 27,5 cm – 68 Páginas
Numa alucinada corrida pelas ruas de Mega-City Um, Dredd caça um piloto campeão em fugas, e ai de quem não sair da frente! E mais: Dredd leva a sua justiça implacável à Terra Maldita para provar que ninguém está acima da Lei! Área Cinzenta: o capitão Adam Bulliet é surpreendido por uma visita inesperada e sinistra. E ainda: a volta de Áquila! Para completar, as Distorções Temporais de Alan Moore! 6,00€

(texto e imagem disponibilizados pela editora; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

13/09/2016

Leitura Nova: A Lei da Selva








Manuel Caldas tem o orgulho de apresentar a reedição de um dos maiores clássicos da banda desenhada portuguesa – originalmente publicado em 1949 n’ “O Mosquito” – num volume brochado de 64 páginas, formato 23 x 32 cm.

11/09/2016

09/09/2016

Uderzo – L’Intégrale 1941-1951







(Re)conhecido como desenhador de Astérix e, antes dele, de Humpá-pá, Luc Junior ou Tanguy e Laverdure, Uderzo não nasceu já com um lápis na mão (embora por vezes pareça…) Longe disso, teve de percorrer um longo caminho, feito de aprendizagens e erros, muitas vezes longe da via a que aspirava.

Leitura nova: Como viaja a água






Aos 83 anos, Aniceto tem muito poucos incentivos para se levantar todas as manhãs. Com o seu pequeno grupo de amigos octogenários, decide animar um pouco a sua rotineira existência dedicando-se à venda e tráfico de artigos roubados. O que começa quase como um passatempo torna-se inesperadamente numa tragédia quando os companheiros de Aniceto começam a aparecer mortos em estranhas e violentas circunstâncias.

08/09/2016

Zits: Peace, Love & Wi-Fi




Rodear, comprimir, escarafunchar, desinfectar, passar à próxima.
Abrir, ler, sorrir/gargalhar, passar à próxima (tira).
Espremer uma borbulha (zits) ou ler uma tira de Zits (borbulhas) implica uma rotina, sempre repetida, sempre diferente. Mas a que não se consegue fugir.

07/09/2016

A reboque de Fogos e Murmúrio


Uma das principais características de uma colecção como a Novela Gráfica, que a Levoir e o Público têm disponibilizado ao longo das últimas semanas e até 22 de Setembro, é a sua heterogeneidade que, se não permite agradar a todos – longe disso – tem um leque de propostas capaz de atrair – de forma diferente, para títulos diferentes – leitores de um vasto espectro.
E, igualmente – mais do que isso até? – pela diversidade de propostas que apresenta, possui um enorme potencial de surpreender aqueles leitores que se atrevam a sair da sua ‘zona de conforto’.

Nas bancas: Comix #180

06/09/2016

Tex em Cores #30











Respeito pelos leitores poderia ser o (sub)título deste texto. É preciso conhecer o contexto e a edição para saber porquê.

05/09/2016

Southen Bastards #2







Interregno.
Esta parece-me a melhor palavra para definir este segundo tomo de Southern Bastards que se inicia com o funeral de Earl Tubbs, para mergulhar de seguida nos jogos, mexericos e movimentações em torno da equipa de futebol (americano) do condado de Craw.

04/09/2016

Mythos/Bonelli em Setembro

Brian Michael Bendis na Comic Con Portugal







Semana dedicada à banda desenhada conta com confirmações icónicas como Chris Claremont, André Lima Araújo, Miguel Mendonça, Rafa Sandoval e Brian Michael Bendis, alguns dos artistas da área de BD & Literatura que estarão presentes no evento a decorrer de 8 a 11 de Dezembro.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...