30/04/2023

João Amaral: "O western está nos meus genes"



O lançamento de A Oeste (Escorpião Azul), a mais recente obra de João Amaral, é um dos destaques da edição deste ano da Mostra do Clube Tex, em Anadia. O lançamento é hoje à tarde e o Jornal de Notícias esteve à conversa com o autor.

A entrevista pode ser lida clicando nesta ligação.

(clicar na imagem para a aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Tex está de regresso a Anadia



O Museu Vinho Bairrada, em Anadia, acolhe este fim-de-semana a 8.ª Mostra do Clube Tex Portugal, dedicada ao western aos quadradinhos há mais tempo em publicação ininterrupta. Autores italianos Rossano Rossi e Dante Spada e o português João Amaral, são os destaques.

A notícia completa pode ser lida clicando nesta ligação.

(clicar na imagem para a aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

29/04/2023

Lançamento: Undertaker #5

Ala dos Livros

Colecção Clássica Marvel vai ter 90 volumes

Atlântico Press

A Atlântico Press, responsável pela Colecção Clássica Marvel, distribuída aos sábados com os jornais Correio da Manhã e Record, confirmou a As Leituras do Pedro que esta iniciativa editorial será prolongada.

Desta forma, em vez de terminar dentro de seis semanas, irá acompanhar aqueles que estão a (re)descobrir a génese do Universo Marvel durante mais algumas semanas.

27/04/2023

Ronson

A
escala do mundo em criança


Con el tiempo, uno se da cuenta de que cada visita a un recuerdo supone una sutil reescritura del mismo, de acuerdo a nuestra visión del mundo em cada momento.”
In Ronson

Antes de ser aberto - e cada vez mais nos nossos dias - o livro, enquanto objecto físico, tem uma importância fundamental (para a leitura que se irá seguir). A textura da capa, as eventuais aplicações feitas nela, o tipo e a gramagem do papel, o cheiro, o peso… tudo isso pode contribuir para uma leitura deleitosa… ou desgraçá-la mais do que é imaginável.
Ronson exemplifica o que escrevi de forma admirável.

25/04/2023

Mar Negro

Vidas como elas são


Inês e JP trabalham num bar de praia. A diferença de carácter, a proximidade diária e o aparente conhecimento mútuo, transformam o seu dia a dia numa soma de choquezinhos constantes. Entre a rotina da preparação, o atendimento aos clientes e as incertezas quanto ao futuro a curto/médio prazo - o fecho do bar no final do Verão, a continuação dos estudos, o aproximar da vida adulta - os dias vão decorrendo preguiçosamente. Até que um acontecimento trágico e inesperado vai introduzir nas suas vidas uma alteração profunda e levá-los a repensar se não tudo, pelo menos muita coisa.

24/04/2023

Curtas (II)



Regresso às obras com histórias curtas que de forma continuada me servem para aproveitar espaços de tempo igualmente curtos, desfrutar de pequenos interlúdios entre tarefas, aligeirar alguma pressão ou aproveitar tempos mortos.
Depois de uma abordagem recente aqui, em As Leituras do Pedro, trago hoje um novo quarteto de edições em tudo díspares das anteriores.

20/04/2023

Black Crow #1

Surpresa(s)



É possível um livro - uma banda desenhada neste caso… - contar o fim logo nas primeiras pranchas e, mesmo assim, ter capacidade de surpreender os leitores?
A colina de sangue, primeiro tomo dos seis da colecção Black Crow que a ASA e o Público começaram ontem a disponibilizar ao ritmo de um por semana, responde que sim.

19/04/2023

Spaghetti Bros. #4

Amai-vos uns ao outros


A sua história dava um filme dizem os seus autores neste volume, mas deu apenas - e quão enganador e redutor é este ‘apenas’ - uma banda desenhada, uma banda desenhada, longa de quase 800 páginas, dividida em episódios curtos que ajudam a ritmá-la, muito divertida para quem aprecia humor negro e não tem pejo em ver as instituições - família, igreja, polícia… - enxovalhadas e denegridas - ou mostradas como tantas vezes são…

Lançamento: Black Crow #1

ASA/Público

18/04/2023

Go West Young Man

O Oeste ao ritmo de um tique-taque



Dos tempos dos confrontos entre franceses e britânicos até às vésperas da II Guerra Mundial, Go West Young Man, acabado de editar em português pela Gradiva, traça uma história do Oeste norte-americano ao ritmo do tique-taque de um relógio de ouro que vai passando de mão em mão.

17/04/2023

Dragomante #2 + António Aragão + Pedro e o Imperador

Três leituras portuguesas

Tal como fiz recentemente com edições de histórias curtas e séries (ditas) populares, agrupo hoje três livros com um denominador comum: terem autores portugueses.
Mais uma vez, para recuperar leituras ‘esquecidas’ pela voragem dos tempos, embora sob a forma de apontamentos curtos, embora (mais?) incisivos.

14/04/2023

Lançamento: Macbeth

A Seita

Banda desenhada e Ilustração para ver no Barreiro




A 4.ª Edição do IlustraBD -  Mostra de Banda Desenhada e Ilustração do Barreiro tem início amanhã, dia 15 de Abril, no AMAC - Auditório Municipal Augusto Cabrita, e prolonga-se até 4 de Maio.

A notícia completa está aqui, a informação institucional pode ser consultada aqui e este é o site oficial do evento.

(clicar na imagem para a aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

13/04/2023

Júlia #6 + Tex #630/#631 + Tarzan #8/#9

Leituras populares

Há leituras que faço e acabam por não passar por aqui. Falta de tempo, de inspiração ou simples indolência deixam quem visita este blog privado de apontamentos de leitura que - acredito - podiam ser úteis.
De forma breve, registo de seguida três leituras (mais ou menos) recentes que sofreram do descrito acima. Para além disso, porquê juntá-las? Porque cada uma, à sua maneira, espelha e afirma o melhor da banda desenhada dita popular.

12/04/2023

Le Serpent et le Coyote

Arrastados para o lado negro





Nova parceria entre Matz e Xavier, depois de Tango - cujos seis volumes foram disponibilizados a bom ritmo em português pela Gradiva - Le Serpent et le Coyote permite outras inferências para lá da grande aventura.

11/04/2023

Lançamento: Lore Olympus - Contos do Olimpo I/1

Penguin Random House/Iguana

Duke #1 a #7

Este mundo será sempre dele


Duke de Yves H. e Hermann, de que a Arte de Autor acaba de editar o sétimo e último volume, Este mundo não é o meu, completando assim mais uma série em português, é um western crepuscular, ambientado na transição entre os grandes tempos do Oeste selvagem e a caminhada atribulada mas inexorável para a chegada da civilização aos lugares onde a lei e a ordem durante anos foram impostas à força da bala.

10/04/2023

Lançamento: Black Crow

ASA/Público





Conforme anunciado no Calendário BD desde o dia 1 de Abril, Black Crow, de Jean-Yves Delitte, é a nova colecção da ASA, a distribuir semanalmente com o jornal Público, entre 19 de Abril e 24 de Maio.

Publicada originalmente em França entre 2009 e 2015, é composta por 6 seis álbuns de capa dura, com 48 páginas cada um, que na edição portuguesa custarão 10,90 €.

06/04/2023

Spirou: A esperança nunca morre... - 2.ª parte

A guerra


A guerra.
A guerra é assim.
Um conjunto de bestialidade, de comportamentos irracionais (e) incompreensíveis, violência a todos os níveis e desprezo pela vida humana.
Mostrada e/ou evocada inúmeras vezes, de inúmeras formas, em inúmeros suportes, continua a chocar, a bater forte, a horrorizar. Mais ainda, quando é uma série juvenil de aventuras a fazê-lo.

05/04/2023

Chu

Segredos à distância de uma dentada



Há quase uma década, Tony Chu (‘Chew’, no original, como‘mastigar’) era apresentado aos leitores portugueses. Detective da FDA, a agência que controla os alimentos nos Estados Unidos, apresenta uma particularidade: é um cibopata; que é como quem diz, consegue adquirir impressões psíquicas do que come, seja um vegetal ou um humano. Por isso, resolveu muitos roubos e assassinatos à dentada - literalmente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...