31/12/2018

Foi assim: Dezembro 2018

Um comentário crítico a um mês aos quadradinhos

Jorge Magalhães. JBC Portugal. Mundo Fantasma. Goody. Sugestões de compras. Mais vistas. E ainda…

30/12/2018

Leituras de Dezembro

( clicar nas capas para saber mais sobre as obras, quando disponível)
As melhores leituras...
 

28/12/2018

Encontro de aviadores

Depois do crossover entre as revistas Tintin e Spirou, referido ontem aqui, fica um outro encontro curioso, desta vez entre os principais aviadores da BD franco-belga.
A 29 de Maio de 1969, a revista Spirou publicava a página 38 de Les Anges Bleus onde, a certa altura, se encontravam Buck Danny (heróis da 'casa'), Dan Cooper (publicado na Tintin) e Tanguy e Laverdure (personagens da Pilote).

(clicar na imagem para a aproveitar em toda a sua extensão)

27/12/2018

Tintin e Spirou: o grande crossover

 

Apesar de terem sido durante décadas rivais e concorrentes, as revistas belgas Tintin e Spirou também tiveram momentos de curiosa colaboração.
Em 1965, a título de brincadeira de 1 de Abril, (a 30 de Março e 1 de Abril), pelo espaço de um número, as duas revistas trocaram as respectivas maquetes, conforme pode ser comprovado em cima.

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

25/12/2018

70 x Tex



A redacção napolitana do jornal La Reppublica decidiu assinalar os 70 anos de Tex - a criação de Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini, estreada em Setembro de 1948 - com uma galeria virtual com 70 desenhos do ranger feitos por outros tantos autores italianos.

24/12/2018

Feliz Natal

As Leituras do Pedro desejam a todos os seus leitores um Feliz Natal
(também) com banda desenhada no sapatinho.

(clicar na imagem para a aproveitar em toda a sua extensão)

21/12/2018

Angola Janga

Difícil mas...

Para quem tem por hábito/gosto/função divulgar e apreciar obras - no (meu) caso de banda desenhada - volta e meia depara-se com livros cuja análise se revela custosa.
Pela proximidade com o autor, pelo medo de (a crítica escrita) não estar à altura da obra lida, pela não afinidade com o tema/estilo, simplesmente porque a obra não tocou/despertou, por um misto de tudo o que atrás ficou...
Angola Janga é uma dessas obras, pelas razões que vou tentar explicar a seguir.

19/12/2018

O fim (anunciado) da Goody

A notícia avançada pelo Central Comics há pouco mais de uma semana, não foi uma grande surpresa para a maioria. Os sinais avolumavam-se e o desfecho - a falência - adivinhava-se.
Surpreendentemente - ou talvez não, atendendo ao histórico nacional - não foi a falta de vendas de banda desenhada que provocou o fim (anunciado) da Goody.
Para o registo ficam - se não errei as contas - 423 edições em seis anos.

17/12/2018

Idiotizadas

Mais sinais... para elas


A edição deste Idiotizadas - a par de Destemidas e tal como este menos direccionado para o leitor deBD habitual - pode ser visto como (mais) um sinal de que algo está a mudar no panorama editorial de BD em Portugal. Nomeadamente que a quantidade traz diversidade pois estes dois títulos são clara e objectivamente vocacionados para um público feminino.

13/12/2018

El Invierno del Comisario Ricciardi: El sentido del dolor

E também...


No actual catálogo da Sergio Bonelli Editore, para além dos (re)conhecidíssimos Tex, Dylan Dog, Julia, Zagor, Martin Mystère..., há (cada vez mais) espaço para outras propostas, sejam elas a espada e fantasia de Dragonero, o relato de fundo histórico, a crónica sócio-política ou… adaptações literárias como é o caso desta primeira abordagem ao Comissário Ricciardi.

12/12/2018

O Legado de Júpiter - Livro dois: revolta

Grandes expectativas…


Do primeiro para o segundo volume, tudo mudou. Literalmente.
Se abordei o Livro um: Luta de Poderes, sem expectativas, o segundo era das obras que mais aguardava. Se as grandes expectativas que deixei avolumar não se cumpriram integralmente - como se cumpririam…? - a verdade é que este é um dos grandes lançamentos do ano e uma das obras que vale a pena ler e Millar foi capaz de (me) dar a volta.

11/12/2018

O Comboio dos Órfãos - Ciclo II: Lisa e Joey

Vale sempre a pena

Escrevi o título acima, já com o esboço deste texto na cabeça, mas quando o reli no final, achei-o dúbio. Não sendo mau, como introdução prefiro pontuá-lo: ‘Vale sempre a pena?’ E, já de seguida, contextualizá-lo: ‘Vale sempre a pena editar um segundo volume, mais de três anos após o lançamento do primeiro?’

Antes de algumas considerações, dou já uma resposta: no que diz respeito a O Comboio dos Órfãos - para mim - valeu a pena.

10/12/2018

André Oliveira: “Escrevo de acordo com aquilo que sinto e vejo, consoante a minha experiência e as ilações que vou tirando disto de estar vivo.”

Foto: Amadora BD 2015








É um dos mais importantes argumentistas de banda desenhada actuais no nosso país. A conclusão, após 7 fascículos em 5 anos de Living Will, foi o pretexto para uma conversa à distância.

08/12/2018

Leituras de Novembro

( clicar nas capas para saber mais sobre as obras, quando disponível)
As melhores leituras...
  

07/12/2018

Galeria Mundo Fantasma: 10 anos com Marcellus Hall





A comemorar 10 anos de vida, a galeria portuense Mundo Fantasma volta à origem com uma exposição do autor que a inaugurou: o nova-iorquino Marcellus Hall. 
A data fica também assinalada por diversas edições.
A informação da organização, está já a seguir.

06/12/2018

Luzes de Niterói

Cronista social




Se há elemento omnipresente na obra de Marcelo Quintanilha, ele é a facilidade (?) com que faz de cada um dos seus romances gráficos mais uma peça de uma enorme crónica social do quotidiano brasileiro.

05/12/2018

Marcha para a Morte!

Contra a guerra

Com passos lentos mas seguros, a colecção Tsuru continua a trazer-nos obras-primas do manga, entre obras clássicas ou (mais ou menos) recentes.
No regresso de Shigeru Mizuki, depois do belíssimo Nonnonba, temos agora um líbelo acusatório contra a guerra e, mais do que isso, contra o absurdo - dizemos nós, ocidentais, e hoje - sentido de honra japonês.

Nas bancas: Largo Winch #11 (último)

04/12/2018

Bouncer: O Ouro Maldito/O Espinhaço do Dragão

Sem Jodorowsky




O novo díptico de Bouncer - uma das séries que a Arte de Autor está a publicar regularmente - fica marcado pela ausência de Jodorowsky no argumento, assumido também pelo desenhador Boucq.
Semelhanças e diferenças (para descobrir) a seguir.

03/12/2018

Guardiões da Galáxia #1

O guaxinim e o Coelho







Se isto fosse uma fábula, começaria assim: Era uma vez um guaxinim (que não era um guaxinim) e um Coelho (que não era um coelho).

02/12/2018

Jorge Magalhães (1938-2018)


Faleceu no passado sábado à noite Jorge Magalhães.
Como coordenador da 5.ª série do “Mundo de Aventuras”, teve um papel fundamental para a minha formação enquanto leitor de BD, pelo cunho eclético que imprimiu à revista onde publicou de tudo um pouco: obras clássicas e modernas, autores europeus e americanos, relatos de super-heróis, westerns, policiais, fantásticos, de antecipação..., sempre com um carinho especial para os criadores portugueses.

Leitura nova: Idiotizadas

30/11/2018

Foi assim: Novembro 2018

Um comentário crítico a um mês aos quadradinhos

Amadora BD. Não aprender. Compras. Mais vistas.

28/11/2018

Monolith

Intensidade


Alguém disse que o importante não é história que se conta; o que é pertinente é a forma como ela é contada.
Por isso - tantas vezes - ideias que até parecem básicas, dão origem a obras bem conseguidas. Como este Monolith, aposta minha de (algum) risco, pelo (quase total) desconhecimento prévio, de mais um lançamento espanhol do catálogo da Sergio Bonelli Editore.

Nas bancas: Largo Winch #10

27/11/2018

Ala dos Livros: “A BD está no ADN da nossa família há 3 gerações”





Uma das surpresas deste final de ano, foi o aparecimento de mais uma editora de BD, a Ala dos Livros. A entrevista que se segue foi pedida em Setembro passado, mas as respostas dos seus responsáveis, Ricardo M. Pereira e João M. Pereira, conforme combinado então, só agora surgem por haver um novo título para anunciar.

26/11/2018

Reimpressões e segundas edições

  

Um sinal/um dos sinais/mais um dos sinais - apliquem o que vos soar melhor - de um mercado em consolidação é a existência de reimpressões e/ou segundas (terceiras, quartas…) edições.
O lançamento de três delas em Novembro, levou à escrita destas linhas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...