02/12/2018

Jorge Magalhães (1938-2018)


Faleceu no passado sábado à noite Jorge Magalhães.
Como coordenador da 5.ª série do “Mundo de Aventuras”, teve um papel fundamental para a minha formação enquanto leitor de BD, pelo cunho eclético que imprimiu à revista onde publicou de tudo um pouco: obras clássicas e modernas, autores europeus e americanos, relatos de super-heróis, westerns, policiais, fantásticos, de antecipação..., sempre com um carinho especial para os criadores portugueses.
Tive, felizmente, oportunidade de lhe agradecer por isso, e, sempre que nos encontramos em festivais ou conversamos através dos seus comentários aqui no blog ou por correio electrónico, pude testemunhar o carinho e o respeito de um homem com uma enorme importância para a BD editada em Portugal nas últimas décadas e que deixa um imenso legado que é importante preservar.
À sua filha, Maria José Pereira, aos seus netos, Ricardo M. Pereira e João M. Pereira - todos eles também editores de BD - e a Catherine Labey, sua companheira e autora de BD (e cúmplice em muitos dos seus projectos), As Leituras do Pedro apresentam os mais sentidos pêsames.

O seu percurso está bem documentado nas duas entradas seguintes num dos seus blogs, O Voo do Mosquito:
- Jorge Magalhães (1)
- Jorge Magalhães (2)

(foto recolhida no Tex Willer Blog; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Pedro, obrigado pelas suas palavras. Como não poderia deixar de ser, o nosso avô era um assíduo leitor dos seus artigos (virtuais e impressos) e teria certamente tido muito gosto em ler mais este.
    Obrigado!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...