30/04/2014

Ojo de Halcón: Pequeños aciertos








Geralmente dinâmicos, muitas vezes espectaculares, os comics de super-heróis, em termos gráficos, poucas vezes têm explorado a diferença e a inovação.
O arco de Hawkeye (ou Gavião Arqueiro ou Ojo de Halcón) iniciado com Matt Fraction e David Aja, é um desses casos raros que – surpreendentemente para mim – até tem tido bem aceite.
Os porquês do que atrás fica escrito vêm já a seguir.

29/04/2014

Simpsons Comics #1 amanhã à venda









BOA NOTÍCIA PARA OS FÃS DOS SIMPSONS
A revista de Banda Desenhada Simpsons Comics é editada pela primeira vez em Portugal pela editora Goody, S.A.
A partir de amanhã, dia 30 de Abril, data em que é lançado o número 1, podemos contar mensalmente com a presença desta edição que nos vai trazer sempre histórias completas nunca vistas em televisão.
Pormenores e algumas pranchas já a seguir.

28/04/2014

Mônica(s)










(Poucas vezes) gorducha, (raramente como) cinquentona, (quase sempre) dentuça, este livro mostra a mais famosa criação de Maurício de Sousa como raramente a vimos – mas como a (re)vêem as dezenas de autores que foram convidados para  integrarem (mais) esta homenagem ao seu criador.
Algumas dessas visões para descobrir já a seguir.

Turma da Mónica em Abril

(Panini Comics)

MSP por 50 Novos Artistas

Chico Bento Moço #1

Todas as capas deste mês já a seguir!

27/04/2014

26/04/2014

Bonelli em Maio

(Mythos Editora)
Edições já em distribuição em Portugal

TEX OURO 68
A volta de Morisco
Texto: Mauro Boselli
Desenhos: Guglielmo Letteri
História originalmente publicada em Tex italiano 452 a 454
Tex e Carson salvam um velho Ranger chamado Jesse Hawks de um ataque de índios. Os dois justiceiros resolvem ajudar o amigo a achar o comanchero Juan Raza. Enquanto isso, em Pilares, Morisco está às voltas com um misterioso caso de uma múmia egípcia que, levada para o museu de Durango, parece ter despertado e assombra os habitantes locais. É claro que o simpático feiticeiro chama Tex e Carson para ajudá-lo a desvendar o enigma.
11,00€

Capas e fichas técnicas das restantes edições Bonelli de Maio, já a seguir.

25/04/2014

Leituras Novas – Abril 2014

Ave Rara
Feathers #1: Last Supper
André Oliveira e Pepedelrey
Está online o mais recente projecto da Ave Rara: uma pequena revista digital aperiódica e gratuita chamada FEATHERS.
A ideia é, a par dos mini-comics, passar a editar pequenas histórias auto-conclusivas de 10 páginas (ou teasers para projectos maiores) assim como dar novidades acerca das outras publicações da marca.
Este primeiro número conta com uma curta escrita por André Oliveira e ilustrada por Pepedelrey chamada "Last Supper". Trata-se de uma prequela para o álbum "Lugar Maldito", realizado pelos mesmos autores.
As últimas páginas da webmag contêm ainda um update à série Living Will com o lançamento do segundo número.
Mais leituras Novas já a seguir.

75 anos de Batman na FNAC


O homem-morcego faz 75 anos e, para celebrar o seu aniversário, a FNAC convida Pedro Cleto, crítico e divulgador de banda desenhada, para uma conversa sobre as aventuras do icónico super-herói, criado pelo autor norte-americano Bob Kane.

FNAC GAIASHOPPING
Dia 4 de Maio
17h00

24/04/2014

Tex Ouro #67: Ópio!





Depois de J.Kendall #104: Sem remorsos e de The WalkingDead #7: A calma antes, volto (ainda) mais uma vez, fortuitamente, sem o ter agendado, à questão da construção das histórias.
Desta vez, para responder à pergunta que, possivelmente, muitos leitores de BD já (se) colocaram: quando inicia o seu trabalho, o argumentista sabe como vai conduzir a narrativa até ao final em que pensou?
A resposta – uma das respostas possíveis – já a seguir.

23/04/2014

Nova revista: Real Life #1












Três jovens únicas com personalidades bem distintas (Amber a #rainha da escola, Alice a #romântica ou Andrea a #melhor aluna) são as personagens principais da nova Banda Desenhada da Disney para raparigas: Real Life.
Descubra mais já a seguir.

22/04/2014

Homem-Aranha Superior #3






A conduta divergente do novo Homem-Aranha (Superior) – mais assertivo e violento do que nunca, como o comprova o Cardíaco num embate quase mortal - provoca dúvidas crescentes naqueles que conheciam o alter-ego de Peter Parker, por isso, Carlie Cooper, por um lado, e os Vingadores, por outro, começam a investigar o que se passa com o super-herói aracnídeo.
Só que… nem sempre boas – e legítimas – intenções conseguem os melhores resultados.
Já a seguir levanto um pouco mais do véu sobre uma das fases do Homem-Aranha que mais me entusiasmou desde há muito tempo.

Duas exposições na Abysmo


21/04/2014

Curiosidades: Eusébio por 1200 €


Anúncio visto no OLX, a 15 de Abril de 2014.

X-Men #3: os créditos








Na revista X-Men #3, na versão portuguesa, distribuída no passado dia 9 de Abril, como alguns leitores referiram, aqui em As Leituras do Pedro e no Facebook, os créditos que aparecem logo a abrir, eram referentes aos capítulos publicados na revista X-Men #2.
Porque houve pedidos nesse sentido, As Leituras do Pedro providenciam os créditos correctos, com os títulos originais, a indicação das revistas onde cada capítulo foi publicado e os respectivos autores. Já a seguir.

19/04/2014

As Figuras do Pedro: The Simpsons Greatest Guest Stars


Mais celebridades Simpsons já a seguir.

Toma lá 500 paus e faz uma BD!










Andava a BD portuguesa deprimida devido à sua crónica falta de iniciativa até que esta cosmopolita Associação Chili Com Carne lançou a ideia de um concurso para fazer um livro em Banda Desenhada.
Esta ideia do concurso é tão boa que realmente ficámos a pensar porque não nos lembrámos dela antes?
Passados alguns meses depois do sucesso da primeira edição, decidimos avançar com a nova edição do concurso interno Toma lá 500 paus e faz uma BD!
Mais que um vencedor o que nos interessou o ano passado é que graças a este concurso foram-nos apresentados novos autores que não conhecíamos... Sedendos por mais não quisemos esperar!
Eis de volta o concurso "500 paus" com algumas melhorias,  mas a ideia continua a ser a mesma - compensar monetariamente quem produza BD de autor e ainda editar o livro vencedor, que todos gostaríamos de ler!

Regras já a seguir.

18/04/2014

Curiosidades: Lefranc, herói apresentável


Acordando estremunhado, o jornalista Lefranc – criado por Jacques Martin em 1952 – suspeita que o seu pupilo Jeanjean foi raptado.
Levantando-se de um salto, corre ao quarto dele - vazio - e precipita-se para a janela. Decide então…
… saltar pela janela?
… chamar a polícia?
… correr à garagem para encetar uma perseguição de carro?

Às Quintas Falamos de BD - Abril na BD: a revista Visão







Este ano comemoram-se os 40 Anos da Revolução de Abril e, por esse motivo, o nosso Encontro Às Quintas Falamos de BD não se realiza na quinta-feira dia 24, mas no dia 29 de Abril, como sempre, às 21h00.
A alteração da data prende-se com o elevado número de iniciativas que acontecem no dia 24 à noite e com a impossibilidade de podermos contar com a participação de todos aqueles que gostariam de estar presentes neste encontro, tão especial, que preparamos para o mês de Abril.
Assim, no dia 29 assinalamos a passagem dos 40 anos da revolução dos cravos com um (re)encontro dos artistas que colaboraram na Visão, revista de banda desenhada nascida em 1975, e que encetaria um novo capítulo na BD nacional.
Neste serão contamos também com a participação musical de FranciscoFanhais, conhecida voz de Abril, ex-sacerdote católico, condecorado com a Ordem da Liberdade, em 1995, e que será, certamente, uma excelente forma de comemorar Abril na casa da banda desenhada.
No dia 29 de Abril esperamos por si, apareça!


(Texto da responsabilidade da organização)

17/04/2014

O Fantástico Homem-Aranha 2: O poder de Electro

















O Homem-Aranha regressa hoje aos cinemas portugueses, trazendo a reboque vilões clássicos dos quadradinhos: Duende Verde, Rino e, especialmente, Electro.

16/04/2014

Piteco: Ingá








Quarto tomo das Graphic MSP – em que autores retomam personagens de Maurício de Sousa, no seu próprio estilo gráfico e/ou temático – Piteco: Ingá alarga um pouco mais os limites e o horizonte de uma colecção de enorme potencial mas que merece – deve ter! – algum cuidado e alguma moderação.

40 Anos de Abril












Abriu ontem [15 de Abril] a exposição colectiva de humor gráfico "40 Anos de Abril", que decorrerá até dia 4 de Maio, no Espaço Inovinter, em Moura.
A mostra faz uma viagem pelos cartoons e caricaturas que os principais jornais nacionais (e alguns regionais) publicaram nos dias 25 de Abril de cada ano (desde 1974 até ao presente).
Da exposição fazem parte trabalhos de cartoonistas como Martins, José de Lemos, Sam, Onofre Varella, José Bandeira, Zé Oliveira, Ricardo Galvão, Álvaro, Carlos Rico, Hermínio Felizardo, Carlos Laranjeira, Luís Afonso, etc.
A organização é da Câmara Municipal de Moura, a produção é de Humorgrafe/Osvaldo de Sousa e conta com o apoio do Pólo de Moura da Inovinter.


(Texto da responsabilidade da organização)

15/04/2014

The Walking Dead #7: A calma antes











A recente conclusão de mais uma temporada da versão televisiva de The Walking Dead, é o pretexto – desnecessário – para regressar à BD onde a série nasceu.
Com um mote especial, que revelo já a seguir.

14/04/2014

Les idées fixes













Não acontece muitas vezes, mas desta vez foi o desenho que me cativou. Não pela excepcional beleza, realismo ou cor; antes pela sua (enganadora) simplicidade extrema.
Espreitem algumas pranchas já a seguir.

13/04/2014

As vendas do Pedro

Ao longo dos muitos anos que levo ligado à banda desenhada, por diversas razões (ofertas sem possibilidade de troca, compras em duplicado, substituição por edições mais recentes, mais completas ou em português...) acumulei revistas, livros, figuras e selos repetidos.
Para libertar espaço, estou agora a disponibilizá-los a quem me costuma ler.
Hoje, uma série de edições em francês.

5,00 €

Thorgal, Peter Pan e outros títulos já a seguir.

11/04/2014

A Batalha









Geralmente ausente quando se mencionam os autores nacionais com mais títulos editados em álbum – e este indicador vale o que vale… - Pedro Massano escreveu e/ou desenhou, ao longo de quarenta anos, títulos suficientes para figurar naquele rol, numa carreira balizada maioritariamente por registos de humor e históricos.
A Batalha é a sua mais recente criação, sobre a qual adianto algumas pistas de leitura já a seguir.

10/04/2014

J. Kendall #104: Sem Remorso










Independentemente da qualidade e originalidade da história contada – que em Sem Remorso não estão de forma alguma em causa - é inegável que cada edição de J. Kendall é sempre uma lição de Berardi de como contar uma história aos quadradinhos.
Este número – actualmente distribuído em algumas bancas portuguesas - é mais um exemplo:
Explano porquê já a seguir.

09/04/2014

Noé: L’Intégrale






Estreia amanhã nas salas portuguesas o filme Noé que - muitos não saberão – tem como ponto de partida a banda desenhada homónima.
Esta, apresenta como curiosidade ter sido foi escrita por Daren Aronofsky, realizador do filme, que encontrou (primeiramente) na BD – e numa editora francófona – o meio para narrar uma história que há muito o acompanhava.
Já a seguir, descubram como Aronofsky (em parceria com Ari Handel) fez do relato bíblico um épico com uma nova dimensão humana.

08/04/2014

Bonelli em Abril

(Mythos Editora)
  
TEX EM CORES 14
À Beira do Inferno
Texto: G. L. Bonelli
Desenhos: Aurelio Galleppini
ELE VOLTOU!
Tex em Cores está de volta após um ano!
A mais bela edição de Tex já feita em todo o mundo está de volta aos quiosques portugueses para delírio dos texianos. Com o mesmo número de páginas, mesmo preço e papel melhor. Agora os nossos amados leitores só precisam fazer a sua parte e correr para o jornaleiro para reservar o seu exemplar.
15,00€

Outros títulos já a seguir...

Anicomics 2014






Está de volta o evento de Cosplay, Manga, Comics e BD mais diversificado e com mais glamour de Lisboa.
Apresentamos este ano 3 NOVIDADES em relação a edições anteriores, a mais importante das quais a TRANSMISSÃO AUDIOVISUAL PARA O EXTERIOR DO QUE SE PASSA NO AUDITÓRIO! Esta tem sido a principal queixa apresentada pelos visitantes (não caberem, nem nada que se pareça, todos os visitantes no auditório) e esperamos assim ir ao encontro dos vários pedidos que recebemos.
Para além disso, teremos a estreia de um Concurso de Dança J-Pop/K-Pop, e ainda o primeiro painel de Dobradores que o AniComics terá (com o twist a que o nosso evento já vos habituou).
Já a seguir, a programação do evento.

07/04/2014

Comics Star Wars em Abril

(Planeta DeAgostini)

Comics Star Wars #56 –X-Wing: Esquadrão Rebelde 2
07-04-2014
Ao dirigir-se ao planeta Mrlsst para escoltar um comboio
de fornecimentos, o Esquadrão Rogue depara-se com um
comando imperial que o abate sobre Cilpar. Aí, Wedge Antilles
e os seus homens conhecem a intrépida Elscol Loro, que os ajuda
a identificar o traidor no seio do esquadrão e a sair do planeta.
Uma vez chegado a Mrlsst, Wedge retoma a sua verdadeira missão:
obter a tecnologia para construir uma nave fantasma capaz de
se ocultar dos radares do Império e enfrentar os seus destroyers.
Todavia, enquanto Antilles obedece às ordens da Nova República,
os restantes pilotos dirigem-se à capital do planeta e enfrentam
os anti-republicanos, entrando numa guerra aberta.

Algumas pranchas e os restantes volumes de Abril já a seguir.

06/04/2014

As vendas do Pedro - Comics

Ao longo dos muitos anos que levo ligado à banda desenhada, por diversas razões (ofertas sem possibilidade de troca, compras em duplicado, substituição por edições mais recentes, mais completas ou em português...) acumulei revistas, livros, figuras e selos repetidos.
Para libertar espaço, estou agora a disponibilizá-los a quem me costuma ler.
Hoje, correspondendo (em parte) a alguns pedidos, entro finalmente nos comics.

3,50 €

Mais comics à venda, já a seguir.

05/04/2014

As Estantes do Pedro: Remodelação







Ter uma biblioteca de banda desenhada - qualquer outra biblioteca - implica mudanças sucessivas, em função dos livros que - espera-se - estão sempre a entrar.
Não é diferente no meu caso, onde nos últimos anos tenho tido necessidade de ginástica e espírito inventivo constantes para conseguir arrumar os muitos livros que tenho o privilégio de ler.
Se é verdade que já mostrei aqui no blog, vários instantâneos deste espaço, pelas mudanças recorrentemente introduzidas, aquela palavra faz todo o sentido.
Uma nova - e alargada - visão (de algumas) das minhas estantes já a seguir...

04/04/2014

Tio Patinhas vs. Patacôncio











Uma das razões para a popularidade da banda desenhada Disney é a recorrência de personagens e situações, o que possibilita um fácil reconhecimento e familiaridade por parte dos leitores que sabem que, nesta ou naquela situação, este ou aquele protagonista vai ter determinada reacção com as inevitáveis consequências. As excepções, mais do que surpresas, servem geralmente para reforçar a ligação.
Entre esses aspectos recorrentes, está sem dúvida a rivalidade entre alguns dos heróis Disney. Donald e Gastão será um dos melhores exemplos; a outro nível – em especial antes de imperar o politicamente correcto - Mickey e Mancha Negra ou Bafo-de-Onça seriam também citações obrigatórias. Patinhas e Patacôncio são um clássico incontornável.
Reencontre-os já a seguir!

03/04/2014

Comic ou formatinho?






Volto ao assunto que levantou alguma discussão aqui no blog, primeiro para publicar e comentar os resultados finais da sondagem que aqui decorreu entre 12 e 31 de Março, mas também para explorar alguns dados que entretanto compilei.
É já a seguir…

02/04/2014

Disney em Abril


(Goody)








Em Abril… BD mil!!!
Não é mentira! Aí estão as bandas desenhadas que todos querem ter! E este mês, a tua BD preferida tem muitas e boas novidades para ti… 
Que podes descobrir já a seguir!

Michel Vaillant em Abril

(Público/ASA)

2 de Abril - Em Nome do Filho (livro 1 da 2.ª série)


As restantes capas estão já a seguir.

01/04/2014

Marvel Now em Abril

(Panini Comics / edição em português)

2 de Abril
Vingadores #3


Previews e capas de X-Men e Homem-Aranha Superior deste mês já a seguir!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...